Karting

É uma pista muito sinuosa, onde (como em todas), é muito importante ter uma boa velocidade de saída das curvas lentas. Eu julgo ser uma pista onde compensa travar cedo para acelerar cedo também... Isto é elementar, o resto depende muito das tuas características físicas, do kart que vais utilizar e do teu estilo de condução...

Boa prova [;)]

Palmela é uma pista sinuosa? Das vezes que lá andei, que foram dezenas, só me lembro de ser a pista mais secante de Portugal. Nos karts de aluguer só se trava 1 ou 2x! Só é animada a partir de 100cc a 2T

[s)]Pessoal do forum podem-me dizer como e que se entra no karting eu acho que tenho que gastar muito dinheiro e tambem tou quase a fazer 18

Nunca é tarde para começar em nada. Se o teu sonho é correr de Karts ou carros, força! Se tens essa possibilidade financeira aproveita!
Se alguma vez vais ser piloto profissional? Para isso já será um pouco tarde mas certamente que te irás divertir bastante.

Os karts de 390cc do KIP são bons? Mexem-se bem?

É que hei-de lá ir fazer 60m + 20 de treinos integrado num grupo e nem sei nada da organização mas, a julgar pelo preço, serão estes.

Os karts do KIP são maus, há grandes diferenças entre eles. Mas se vais integrado num grupo, whatever! Have fun

Bem mas eu não vou num grupo lol vou numas competições que embora sejam amadoras envolvem premios, e nao quero pagar inscrições para ter um kart pior que o dos outros :sh):sh)

Palmela é uma pista sinuosa? Das vezes que lá andei, que foram dezenas, só me lembro de ser a pista mais secante de Portugal. Nos karts de aluguer só se trava 1 ou 2x! Só é animada a partir de 100cc a 2T

Lá por não se levantar o pé, não significa que não seja sinuosa. Tem várias subidas e descidas e curvas com relevé. Se é secante ou não, isso depende de cada um.

É que hei-de lá ir fazer 60m + 20 de treinos integrado num grupo e nem sei nada da organização mas, a julgar pelo preço, serão estes.

Mexem-se melhor que os 270... Eles costumam aconselhar os 390cc a quem já tenha alguma experiência na coisa...

Lá por não se levantar o pé, não significa que não seja sinuosa. Tem várias subidas e descidas e curvas com relevé. Se é secante ou não, isso depende de cada um.

Na minha opinião uma pista sinuosa é uma pista que tem várias curvas e contra curvas. Por exemplo, a Batalha ou Almeirim ou Évora são pistas sinuosas.

Eu ca acho a pista de Evora "deliciosa", tudo no ponto certo, subidas e descidas alternadas com travagens algo fortes.... Enfim uma pista agradavel...

Em relação á "tecnica de usar o corpo", é algo basico que começas a fazer instintivamente com alguma pratica, basicamente nos karts, quando curvas, a roda que fica por dentro ate podia nem estar la porque o importante é teres uma boa aderencia na roda de fora, os pilotos com maior experiencia (se vires em videos), ainda nao chegaram a curva e ja se estao "a por a jeito", á chegada a curva os mais agressivos atiram-se totalmente para o lado, de modo a surtir maior efeito, os mais calmos ( e mais inexperientes talvez) fazem a travagem e a meio da curva fazem a tecnica que disse... Menos resultados (ou menos evidentes) mas tambem eficaz....

Depois com a pratica assimila-se tudo [;)]

Eu ca acho a pista de Evora "deliciosa", tudo no ponto certo, subidas e descidas alternadas com travagens algo fortes.... Enfim uma pista agradavel...

Em relação á "tecnica de usar o corpo", é algo basico que começas a fazer instintivamente com alguma pratica, basicamente nos karts, quando curvas, a roda que fica por dentro ate podia nem estar la porque o importante é teres uma boa aderencia na roda de fora, os pilotos com maior experiencia (se vires em videos), ainda nao chegaram a curva e ja se estao "a por a jeito", á chegada a curva os mais agressivos atiram-se totalmente para o lado, de modo a surtir maior efeito, os mais calmos ( e mais inexperientes talvez) fazem a travagem e a meio da curva fazem a tecnica que disse... Menos resultados (ou menos evidentes) mas tambem eficaz....

Deixa-me ver se percebi, por exemplo numa curva à esquerda, eles inclinam o corpo para a esquerda? Evitando pôr o peso nas rodas de fora de maneira a causar menos oversteer/understeer?

Deixa-me ver se percebi, por exemplo numa curva à esquerda, eles inclinam o corpo para a esquerda? Evitando pôr o peso nas rodas de fora de maneira a causar menos oversteer/understeer?

Exactamente o contrário, a ideia é colocar peso nas rodas "de fora", pois o kart não tem diferencial, logo todas as rodas estão a rodar à mesma velocidade. Daí que se use o peso para conseguir mais grip nas rodas que estão para o exterior da curva e improvisar um "diferencial humano".

Essa técnica que descreves é utilizada apenas quando se anda á chuva e a explicação é simples, um Karting como não tem diferencial tem de ser o proprio chassis a "simular" este efeito, por vezes se vê numa curva a roda do lado contrário a levantar, daí a curvatura e ângulo nos tubos da frente.Se não houvesse curvatura e ângulo nos tubos da frente o kart pura e simplesmente não curvava.
Na chuva qq Kart sai imenso de frente(alargar de trajectória na entrada de curva), e fazendo esse jogo de deslocar o centro d gravidade consegue-se melhor inserção nas curvas.
Pessoas + altas têm sempre alguma vantagem á chuva pelo "feito alavanca" e as pessoas + baixas têm um pouco de vantagem pela melhor compromisso d distribuição de massas e d gravidade e tambem em termos aerodinâmicos quando a velocidade é superior a 120Km/h como em Braga[:cool:].
Numa condução em seco e num circuito para o efeito nunca vi ninguem fazer.A única prova em q vi fazerem em seco( e foi o Schumacher o 1º a fazer), foi no Paris Bercy onde o Philipe Streiff(organizador) convidava vários pilotos d karting e da F1 para correrem no final da temporada! O Senna e o Prost correram neste evento em 93 e o Schumacher apartir d 94 penso eu.

Exactamente o contrário, a ideia é colocar peso nas rodas "de fora", pois o kart não tem diferencial, logo todas as rodas estão a rodar à mesma velocidade. Daí que se use o peso para conseguir mais grip nas rodas que estão para o exterior da curva e improvisar um "diferencial humano".

Obrigado pela explicação.

Obrigado pela explicação.

Yokohama, o que o user BEF1FAN disse não está correcto. Tal como o Nuno75 diz, só se põe o peso nas rodas de fora em condições de chuva. A seco deve-se manter uma posição neutra, deixando o chassis trabalhar livremente de modo a não desgastar em demasia os pneus dianteiros.

Bem, cá estou eu com dores nos pulsos, nas mãos, nas costas, mas satisfeito. [:D]

Como a menina da nossa equipa teve medo de entrar em pista, a prova acabou por ser feita apenas por mim e por um amigo, cerca de 15 minutos cada um, ou seja, trocámos 3 vezes de condutor.

As únicas duas vezes que tinha corrido foi há uns anos num Indor/Outdor que havia em Corroios e no qual os karts de aluguer eram bem fraquinhos.

Depois tinha corrido há 4 anos no KIP mas com kart de 270cc e a chover copiosamente.

Desta vez, kart de 390cc e pista seca, puxou á brava pelo cabedal, mas valeu a pena.

Ficámos em 6º lugar entre 15 karts, o que considero excelente para a pouca prática (de ambos) e peso de 95kg (meu [:D]), sendo que á nossa frente ficaram apenas equipas de "prós", leia-se gajos bem batidos no kart.

Registo que, em 10 minutos de treino e 30 de corrida, fiz apenas um pião, assim como o meu colega de equipa, e que a velocidade média da corrida se ficou, para nós, nos 64 km/h. [kiss]

Last edited:
Também fiz a minha provazinha no fim de semana nos karts 270cc

O meu melhor tempo foi:

01:05:910

Tendo em conta que o "pior" melhor tempo foi 01:07:649 e os primeiros 4 classificados andaram na casa do 01:04, acho que foi uma prova muito bem disputada.

Só para se ter uma noção, antes de nós corrermos, houve uma outra corrida em que o vencedor correu em 1:05 e os outros 16 participantes andaram todos por volta de 1:07 [:cool:]

Back