Keratoconus - Aneis de Keraring

rsl

New member
Tenho um familiar que tem Keratoconus e como tal está a pensar na cirurgia para colocar uns aneis de keraring.

Alguém aqui no forum com o mesmo problema que tenha feito este tipo de intervenção?

Quais os prós e contras de tal intervenção?

h**p://en.wikipedia.org/wiki/Keratoconus

Última edição:
Boa tarde,

A utilização desses aneis ainda é algo controversa no meio cientifico. Uma vez, que os resultados nem sempre são os esperados.

A colocação destes aneis depende de vários factores, nomeadamente das caracteristicas do cone.

Na minha actividade profissional coloco lentes de contacto RPG, estas lentes vão apenas e só tentar "regularizar" a superficie corneana.

O queratocone é uma doença degenerativa e progressiva da córnea. Sendo a sua evolução mais rapida dos 15 aos 30 anos de idade.

Em ultimo recurso, os doentes acabam por realizar transplante de córnea. Mas mais uma vez, os resultados nem sempre são os melhores.

O grande problema do queratocone é que não é corrigido com óculos, apenas se consegue numa fase mais inicial da doença.

Aconselho o teu familiar a ouvir mais do que uma opinião.

Cumps

Boa tarde,

A utilização desses aneis ainda é algo controversa no meio cientifico. Uma vez, que os resultados nem sempre são os esperados.

A colocação destes aneis depende de vários factores, nomeadamente das caracteristicas do cone.

Na minha actividade profissional coloco lentes de contacto RPG, estas lentes vão apenas e só tentar "regularizar" a superficie corneana.

O queratocone é uma doença degenerativa e progressiva da córnea. Sendo a sua evolução mais rapida dos 15 aos 30 anos de idade.

Em ultimo recurso, os doentes acabam por realizar transplante de córnea. Mas mais uma vez, os resultados nem sempre são os melhores.

O grande problema do queratocone é que não é corrigido com óculos, apenas se consegue numa fase mais inicial da doença.

Aconselho o teu familiar a ouvir mais do que uma opinião.

Cumps

Obrigado

O problema é que neste momento o bico aumentou significativamente no olho esquerdo (passou de 7 para 11 diopetrias de miopia) .e o contacto prioa da lente com a cornea provovou uma queratite por fricção. À uma semana sem lentes e vai continuar porque as lesões ainda n fecharam e não está a tolerar muito bem a lente.

Por isso é que eles ponderam colocar os aneis neste olho brevemente. O mesmo não acontece com o olho direito que como tá a funcionar bem com lentes, não lhes vão mexer. E segundo a médica, se tolerar por enquanto a lente poderá adiar a cirurgia, mas pelo perfil da cornea não vai poder fujir dela.

Boas!

Antes demais, para mim é sempre dificil poder dar uma opinião fundamentada porque não conheço o caso.

Pelo que conta o cone já se encontra evoluído, porque normalmente essas erosões provocadas pelas lentes acontecem com cones avançados, ou por má adaptação das lentes!

Mas em contra-posição, os aneis não se colocão em cones muito avançados, mas mais uma vez não conheço o caso.

No meu ponto de vista, fazia descanso da lente o mais possível para resolver essa queratite. De seguida, tentava uma nova adaptação de lente de contacto.

Mas sem dúvida alguma procurar uma segunda opinião. Um oftalmologista experiente em córnea.

Cumps

Boas

Falo na primeira pessoa, há 3-4 anos foi me diagnosticado queratocone, ja numa fase "elevada" segundo o medico.
Sempre tive meopia e estigmatismo, usava oculos e comecei a perder visão gradualmente, o meu oftomologista naquele tempo(em que andava desde miudo), dizia que era "miopia" e mais nada.
No entanto, não achava aquilo simples miopia, então marquei consulta no hospital da arrabida, e diagnosticaram me isso, fiz aquelas topografias todas a cornea etc, e tinha 2 soluções, ou implementar os anéis na córnea, ou o transplante.

O medico recomendou me a primeira opção, disse que a qualquer momento aquilo se tirava e ajustava etc. E pronto, nem pedi mais opiniões, fiquei tão assustado que marquei logo operação.
Fui pelo privado, tinha ADSE naquele tempo. e pronto, depois de 2 vezes ver a operação adiada, (1 porque o medico teve que adiar devido a ir fora do pais e outra por eu estar com gripe)
Anestesia Geral, e pronto, depois de acordar, o pos operatorio horrivel, uns 3 dias no minimo sem conseguir encarar a luz ou o sol, e sou sincero, so a partir de uns 3 meses da operação notei melhorias a nivel visual, melhorou, mas nada muito elevado, não podia usar oculos na mesma, tive que começar a usar lentes de contacto e ainda hoje não gosto, não são lentes gelatinosas normais, são lentes semi rigidas.(Parece vidro)

Agora sinceramente, tenho certas duvidas, se-calhar tinha feito logo o transplante, porque uma coisa é certa, e pelo menos o medico disse, que um dia vou ter que fazer transplante porque com a idade a doença tende a progredir.

As vezes penso que so "adiei" enquanto se calhar podia logo resolver.

É óbvio que também os riscos do transplante são outros...

Mas basicamente é isto, desejo lhe tudo de bom ao seu familiar e ha de correr tudo bem :)

Cumps

Boas

Falo na primeira pessoa, há 3-4 anos foi me diagnosticado queratocone, ja numa fase "elevada" segundo o medico.
Sempre tive meopia e estigmatismo, usava oculos e comecei a perder visão gradualmente, o meu oftomologista naquele tempo(em que andava desde miudo), dizia que era "miopia" e mais nada.
No entanto, não achava aquilo simples miopia, então marquei consulta no hospital da arrabida, e diagnosticaram me isso, fiz aquelas topografias todas a cornea etc, e tinha 2 soluções, ou implementar os anéis na córnea, ou o transplante.

O medico recomendou me a primeira opção, disse que a qualquer momento aquilo se tirava e ajustava etc. E pronto, nem pedi mais opiniões, fiquei tão assustado que marquei logo operação.
Fui pelo privado, tinha ADSE naquele tempo. e pronto, depois de 2 vezes ver a operação adiada, (1 porque o medico teve que adiar devido a ir fora do pais e outra por eu estar com gripe)
Anestesia Geral, e pronto, depois de acordar, o pos operatorio horrivel, uns 3 dias no minimo sem conseguir encarar a luz ou o sol, e sou sincero, so a partir de uns 3 meses da operação notei melhorias a nivel visual, melhorou, mas nada muito elevado, não podia usar oculos na mesma, tive que começar a usar lentes de contacto e ainda hoje não gosto, não são lentes gelatinosas normais, são lentes semi rigidas.(Parece vidro)

Agora sinceramente, tenho certas duvidas, se-calhar tinha feito logo o transplante, porque uma coisa é certa, e pelo menos o medico disse, que um dia vou ter que fazer transplante porque com a idade a doença tende a progredir.

As vezes penso que so "adiei" enquanto se calhar podia logo resolver.

É óbvio que também os riscos do transplante são outros...

Mas basicamente é isto, desejo lhe tudo de bom ao seu familiar e ha de correr tudo bem :)

Cumps

Boas!

O queratocone é uma doença progressiva. Normalmente evolui muito entre os 15 e os 30 anos de idade. Após este termino tende a estabelizar. Em fases iniciais, o queratocone pode passar despercebido numa consulta de rotina. Nomeadamente em pequenos consultórios.

Para quem pensa que o privado é o melhor, na minha opinião em termos oftalmológicos em 80% dos casos não é assim. Apenas se safam os grandes hospitais privados.

Da minha prespectiva quando a correcção é impossível com óculos, de seguida tenta-se a adaptação de lentes de contacto RPG ou hibridas. Atenção que existem poucos profissionais a fazer a adaptação correcta destas lentes. Os aneis não posso falar muito porque poucos vi, e os que vi com fracos resultados. Vejo-os porque tenho de lhes adaptar lentes de contacto, mas não é fácil.

Em último, faz-se transplante de córnea. Mais uma vez os resultados finais também não são óptimos. Normalmente os doentes melhoram, porque quando são submetidos já têm uma visão muito baixa.

Infelizmente ainda não existem muitas soluções para o queratocone. Mas a ciencia é viva e cada dia que passa renova-se esperanças.

Cumps

Voltar
Superior