Boas
Falo na primeira pessoa, há 3-4 anos foi me diagnosticado queratocone, ja numa fase "elevada" segundo o medico.
Sempre tive meopia e estigmatismo, usava oculos e comecei a perder visão gradualmente, o meu oftomologista naquele tempo(em que andava desde miudo), dizia que era "miopia" e mais nada.
No entanto, não achava aquilo simples miopia, então marquei consulta no hospital da arrabida, e diagnosticaram me isso, fiz aquelas topografias todas a cornea etc, e tinha 2 soluções, ou implementar os anéis na córnea, ou o transplante.
O medico recomendou me a primeira opção, disse que a qualquer momento aquilo se tirava e ajustava etc. E pronto, nem pedi mais opiniões, fiquei tão assustado que marquei logo operação.
Fui pelo privado, tinha ADSE naquele tempo. e pronto, depois de 2 vezes ver a operação adiada, (1 porque o medico teve que adiar devido a ir fora do pais e outra por eu estar com gripe)
Anestesia Geral, e pronto, depois de acordar, o pos operatorio horrivel, uns 3 dias no minimo sem conseguir encarar a luz ou o sol, e sou sincero, so a partir de uns 3 meses da operação notei melhorias a nivel visual, melhorou, mas nada muito elevado, não podia usar oculos na mesma, tive que começar a usar lentes de contacto e ainda hoje não gosto, não são lentes gelatinosas normais, são lentes semi rigidas.(Parece vidro)
Agora sinceramente, tenho certas duvidas, se-calhar tinha feito logo o transplante, porque uma coisa é certa, e pelo menos o medico disse, que um dia vou ter que fazer transplante porque com a idade a doença tende a progredir.
As vezes penso que so "adiei" enquanto se calhar podia logo resolver.
É óbvio que também os riscos do transplante são outros...
Mas basicamente é isto, desejo lhe tudo de bom ao seu familiar e ha de correr tudo bem
Cumps