[Comparativo] Kia Cee'd vs VW Golf vs Ford Focus

Rc20um

New member
Boa noite...

Um amigo meu pediu-me uma pequena ajuda na decisão da compra de um pequeno familiar de 5 portas, por isso decidi expor aqui as opções visto estar também um pouco indeciso...

Um kia cee´d 1.4 crdi 90 cv versão TX de 12/2012, viatura de serviço com apenas 2000 km, em que o vendedor pede 20000 euros mais um peugeot 206 como retoma...

Um VW Golf VI 1.6 tdi 105 cv versão confortline de 06/2011, com 32000 km, o preço é de 18000 euros...

Um Ford Focus 1.6 tdci 115 cv versão Titanium de 10/2011, com 29000 km, o preço é de 18500 euros...

Gostaria de opiniões acerca de dinamica, conforto, manutenção e fiabilidade...

Tambem gostava de saber qual escolheriam...

Obrigado

Boa noite...

Um amigo meu pediu-me uma pequena ajuda na decisão da compra de um pequeno familiar de 5 portas, por isso decidi expor aqui as opções visto estar também um pouco indeciso...

Um kia cee´d 1.4 crdi 90 cv versão TX de 12/2012, viatura de serviço com apenas 2000 km, em que o vendedor pede 20000 euros mais um peugeot 206 como retoma...

Um VW Golf VI 1.6 tdi 105 cv versão confortline de 06/2011, com 32000 km, o preço é de 18000 euros...

Um Ford Focus 1.6 tdci 115 cv versão Titanium de 10/2011, com 29000 km, o preço é de 18500 euros...

Obrigado

Boas!

O kia ceed está caríssimo.. ainda por cima o teu amigo tem que dar um Peugeot 206!
É um carro bonito e confortável, no entanto com o 1.4 crdi de 90cv é uma arrastadeira..

Vw Golf VI 1.6 tdi 105cv é o preço normal.. no entanto é um carro que vai fazer 2ano já daqui a 2 meses e é o modelo antigo.
Para quem gosta do design e não se importe de estar a comprar um modelo antigo que irá desvalorizar mais.. Na minha opinião acho um carro enfadonho, no entanto a nível de materiais e conforto nada a apontar. Segundo tenho lido pelo fórum há uns quantos user's que relatam problemas no motor.. mas eles que apareçam e te digam alguma coisa!

Ford Focus 1.6 tdci 115cv é o mais potente e isso sente-se a conduzir.. é mais recente que a Golf e a meu ver tem um design mais jovem e não tão sem sal como o Golf. Pode ser um pouco menos confortável ou com materiais um pouco menores que a Golf, mas a meu ver compensa até porque é mais recente e tem melhor motor!

Respondendo à tua último pergunta: Escolhia o Ford Focus 1.6 tdci 115cv versão Titanium de 10/2011, com 29000 km

Epah, mas onde é que estão esses problemas de motor no 1.6 Tdi??? Sempre a mesma conversa...[:D]

Tem tantos (ou menos) que um 1.6 Hdi, 1.5 DCi, etc etc.!

Vamos lá deixar os mitos de parte!

PS: Desse lote, escolhia o Focus, por ter menos quilómetros.

Acho que o Ceed ficaria de fora, por esse preço e motor. Agora entre os outros 2, escolhia o que gostasses mais. Experimenta os 2 e tira as tuas próprias conclusões, já que são 2 bons motores a nivel de fiabilidade, a nivel de manutenção acho que não são muito diferentes, dinâmica parece que o Focus é melhor e conforto também não devem ser muito diferentes.

Provavelmente escolhia o Focus.

Boa noite...

Obrigado

O meu voto vai para o Kia, mas aconselho a ir a outro concessionário.
Posso dizer-te que a mim me pediram pouco mais pela carrinha 1.6 TX nova, do que estão a pedir ao teu amigo.

Antes de mais ,digo que nunca compraria o Ceed 1.4crdi90cv ,primeiro porque estou mal habituado com o meu 1.6crdi115cv e depois tendo como opções outros motores 1.6diesel ,mas só por isto!!!
No entanto sei que há muita gente que um simples 1.3cdti/mjet , 1.4d4d ,1.4hdi servem perfeitamente as suas necessidades, no fundo depende das necessidades e expectativas de cada um!

Agora dizer que o Ceed está caro!!!!
Ora partindo do principio que estamos a falar do Ceed5p ele novo na versão mencionada custa 25mil€!!!
No SV já se vê semi-novos com preços 22/23mil€ , agora partindo principio que retomam o Pug206 por cerca 2/3mil€ não vejo aonde o carro está carro...Porque estamos a falar de uma carro que tem 5meses e só saiu há pouco mais de meio ano!!! Contra dois carros que além de terem nível de equipamento inferior ao Ceed ainda têm quase mais dois anos e com mais 30mil km!!!

Posto isto agora posso dizer que o meu voto vai para o Focus![;)]
Mas se o motor não for relevante ia para o Ceed por ser muito mais recente(praticamente novo) ,mais equipada que os outros dois e ainda tem mais de 6 anos de garantia e 5anos de manutenção gratuita !!
Mas claro aconselho vivamente fazer um test-drive aos três para tirar dúvidas.

Boas!

O kia ceed está caríssimo.. ainda por cima o teu amigo tem que dar um Peugeot 206!
É um carro bonito e confortável, no entanto com o 1.4 crdi de 90cv é uma arrastadeira..

Vw Golf VI 1.6 tdi 105cv é o preço normal.. no entanto é um carro que vai fazer 2ano já daqui a 2 meses e é o modelo antigo.
Para quem gosta do design e não se importe de estar a comprar um modelo antigo que irá desvalorizar mais.. Na minha opinião acho um carro enfadonho, no entanto a nível de materiais e conforto nada a apontar. Segundo tenho lido pelo fórum há uns quantos user's que relatam problemas no motor.. mas eles que apareçam e te digam alguma coisa!

Ford Focus 1.6 tdci 115cv é o mais potente e isso sente-se a conduzir.. é mais recente que a Golf e a meu ver tem um design mais jovem e não tão sem sal como o Golf. Pode ser um pouco menos confortável ou com materiais um pouco menores que a Golf, mas a meu ver compensa até porque é mais recente e tem melhor motor!

Respondendo à tua último pergunta: Escolhia o Ford Focus 1.6 tdci 115cv versão Titanium de 10/2011, com 29000 km

Apesar do Focus ser o mais potente, é tambem pesado (salvo erro o mais pesado), pelo que a nivel de andamento, os 10cv a mais nao se notam. O motor do Focus ganha em linearidade, e sendo o 1.6 TDI a versao ''antiga'', abaixo das 2000rpm é algo motor. No final a ponderaçao é para um motor ligeiramente mais poupado (1.6 TDI) ou um motor ligeiramente mais linear.

Problemas, tanto o 1.6 TDI como o 1.6 PSA tiveram-nos mas no inicio de produçao, o 1.6 TDI sendo de 2011 da mais conforto, mas os problemas foram:

1.6 TDI - problemas na embraiagem, problemas no FAP.
1.6 PSA- problemas em turbos (sujidade), polies da cambota, egr's.

Mas novamente, a probabilidades de achar um problema nesses 2 motores, actualmente, é tao grande como em qualquer outro carro, nao é por ai.

Manutençao:

Golf - revisoes de 30 em 30.000km ou de 2 em 2 anos. Corrente. FAP sem manutençao.
Focus - Revisoes de 20 em 20.000km ou anual. Corrente. FAP sem manutençao.

Pontos positivos:

Focus - dinamica, certamente mais equipamento, ligeiramente mais espaçosos.
Golf - qualidade dos mateirias, valorizaçao na altura da venda, refinamento do habitaculo.

Pontos Negativos:

Focus - desvalorizaçao maior, alguns materiais com uma qualidade algo fraca.
Golf - Dinamica neutra, acho os bancos de tras algo rijos.

Entre os 2... gosto bastante dos 2, e acho que ia para o melhor negocio e o que estive em melhor estado, sao os 2 bons carros em que a diferença maior é mesmo a qualidade de construçao um bocado superior no Golf. Ja se fizeres alguns km (mais de 20.000km anuais) ponderava o Golf devido a sua manutençao mais alargada (o custo das revisoes na VW nao sao muito mais caras que na Ford).

Última edição:
Só para completar, isso de ser positivo tem que se lhe diga. Parece que a substituição da corrente custa o mesmo que trocar a correia de distribuição umas boas vezes. A questão é que muitos não chegam a ter necessidade de a trocar, proque não atingem a devida quilometragem, ou não têm problemas com a mesma.

Esta semana soube de um amigo que num Astra 1.3 cdti com 50 mil Kms teve que trocar a corrente. O estrago foram 2mil € cá fora. Diz que na Opel custava cerca de 3mil. Eu troquei a distribuição na Opel do meu 1.7 e não chegou a 400 €, e é a cada 150mil Kms, actualmente.

Como em tudo, haverá que experimentar as viaturas e ver o que cada um procura verdadeiramente.

Mas para mim e no caso (atendendo ao que procuro nas viaturas), a escolha estaria entre o Focus e o Golf.

Nunca foi de corrente.

''Novo'', a versao de 115cv. Pelo menos o de 110/109cv é de correia, têm os prazos que tinha no meu outro post. Se mudou no actual motor é que nao sei [;)]

Sempre tive a ideia que era de corrente, e lembrei de uma toca de posts com outro user no tópico respectivo, em que ele dizia que tinha os 2 sistemas. Pode-se ver aqui, mas segundo o que agora depreendo, o sistema principal é de correia, ao contrário do que pensava.

http://forum.autohoje.com/boxes/58487-carros-com-correias-e-sem-correias.html#post1067224763

Boa noite.

Eu sou o amigo do forista rc20um, e claro o comprador de uma das viaturas em questão.
Desde já obrigado pelos comentários feitos até agora.

Neste momento já fiz test-drive ao Kia e ao Ford, faltando portanto o Golf.

Em termos de novidade tenho a dizer que consegui baixar o preço do Kia para 19500 mais a minha Peugeot.
A questão da retoma é importante visto que não pretendo continuar a ter a Peugeot e visto que já tem 360000 km e eles me estão a dar agora 3000 euros por ela acho positivo.

O Kia para é o que vem mais equipado, tendo teto de abrir panorâmico travão de mão elétrico, luzes diurnas em led, assim só para dizer aquilo que tem a mais que os outros. tem a vantagem também de ter os 6 anos e meio de garantia e e os 4 e meio de manutenção. como ponto fraco tem o motor que é um pouco limitado em relação ao Ford, havendo uma grande diferença de dinâmica entre eles.

o Ford também vem bastante equipado, tem a vantagem de ter um motor bastante bom, mas a estética continua a não me agradar de nenhuma forma. fiquei agradavelmente surpreendido com o interior do Kia e quando entrei no Ford pareceu-me bem mais confuso e com um design mais feio.

quanto ao Golf, há mais informações sobre ele, aparentando ser o mais económico dos 3, sem ter um motor tão bom como o do Ford mas melhor que o do Kia tem um interior mais sóbrio mas algo obsoleto e também e o único já foi descontinuado...

ainda estou com bastantes dúvidas, pelo que vou continuar a contar com a ajuda de todos...

Obrigado

Voltar
Superior