Recebi a chip-box da Racechip e a instalei hoje em meu C3 Picasso 1.6 HDi 92cv 2011, na expectativa de obter vivacidade na condução citadina. O resultado é muito bom e facilmente percebido. Superou as minhas expectativas. No entanto é importante divulgar que, neste carro, a instalação foi muito trabalhosa, pelo facto da ficha do common-rail estar bastante escondida em sitio de difícil acesso. Tive que contar com o trabalho de um mecânico experiente, porque não conseguia ver ou localizar onde ligar o cabo fornecido. Não imaginava que tivesse de retirar a centralina, a bateria e o seu suporte, deslocar cabos e ductos, tudo muito trabalhoso e demorado. De qualquer forma, valeu todo o tempo gasto e a mão-de-obra do mecânico. Ainda nada posso dizer sobre o impacto no consumo, mas o ganho no desempenho é entusiasmante. Outra dica que posso dar é a respeito da configuração da chip-box. Conforme o manual que acompanha o produto, a box vem com o dial 1 ajustado na posição B e o segundo dial ajustado na posição 1, para fornecer bom desempenho, sem perda sensível no consumo. Nessa configuração, a luz da centralina no painel acendeu, indicando disfunção. Bastou que se colocasse o segundo dial na posição F (menor agressividade de ação) para a luz apagar. E para terminar, informo que a box vem com uma ficha "by-pass" aplicada no cabo com duas finalidades: - comprovar a correcta instalação do cabo (após isso é retirada e substituida pela box) e, sempre que se queira ou precise, pode voltar a ser aplicada para permitir que o motor funcione sem 'tuning'.
[kiss]