Lá se vai a teoria da PSA nas emissões segmento C

xiapadai

New member
http://www.autotrader.co.uk/EDITORIA...s_of_2008.html

A uns tempos atrás veio o CEO da PSA defender acerrimamente que a FIAT estava "a mentir" ao afirmar-se como a que menos poluia em média (isso só acontecia no segmento A e B como o 1.3 mjet) e que no segmento C para cima seria a PSA a ter melhores valores no que diz respeito às emissões.

Bem esse link em cima demonstra que no segmento C nem sequer aparece o 308 [:D] Os valores estão ai e não enganam.

Uma curiosidade a única revista nacional onde veio essa noticia destacada foi a da Auto Hoje, o que demontra o "grande" interesse dos seus administradores pelas emissões e conservação do planeta.

Para além dos valores existe ainda o programa eco2 que esta a ter grande adesão em França e outros países onde curiosamente sempre existiu uma consciência a favor da natureza, e isso esta patente desde o cerne que é o planeamento de construção de infraestruturas.

[:cool:]

Eu só conheço 2 motores diese (em cilindrada) da PSA recentes, o 1.4 e 1.6.

No 1.4 que tive montado no C3 fazia boas médias.
O 1.6 no C4 já me parece alinhar por cima nos que mais consomem dentro do seu segmento. No focus, idem.

Não me parece que a economia seja o principal atributo destes motores.

O 1.6 no C4 já me parece alinhar por cima nos que mais consomem dentro do seu segmento. No focus, idem.

por acaso tinha ideia que era o grande apelativo. porque na performance também não me parece que seja...

Do 1.6 HDi 110cv só tenho a dizer bem no que toca a relação perfomances/consumos.

Anda bastante bem e têm consumos muito bons.

http://www.autotrader.co.uk/EDITORIA...s_of_2008.html

A uns tempos atrás veio o CEO da PSA defender acerrimamente que a FIAT estava "a mentir" ao afirmar-se como a que menos poluia em média (isso só acontecia no segmento A e B como o 1.3 mjet) e que no segmento C para cima seria a PSA a ter melhores valores no que diz respeito às emissões.

Bem esse link em cima demonstra que no segmento C nem sequer aparece o 308 [:D] Os valores estão ai e não enganam.

Uma curiosidade a única revista nacional onde veio essa noticia destacada foi a da Auto Hoje, o que demontra o "grande" interesse dos seus administradores pelas emissões e conservação do planeta.

Para além dos valores existe ainda o programa eco2 que esta a ter grande adesão em França e outros países onde curiosamente sempre existiu uma consciência a favor da natureza, e isso esta patente desde o cerne que é o planeamento de construção de infraestruturas.

[:cool:]

Nunca duvidei da minha FIAT.. xD LOl

A sério, sempre pensei que os HDI's e os TDI's gastavam pouco e andavam bem....mas isso era antes da fiat entrar com os 1.6...esses sim...andam bem e gastam pouco. :)
Relação andamento/consumos/cilindrada...parece-me o melhor do segmento. mas só parece, não tenho dados para afirmar.

Cumps

por acaso tinha ideia que era o grande apelativo. porque na performance também não me parece que seja...

Os motores vão mais além do que concerne a performance e consumo. Para algumas pessoas (como eu) um motor linear, silencioso e relativamente fiável são também pontos importantes.

Os motores vão mais além do que concerne a performance e consumo. Para algumas pessoas (como eu) um motor linear, silencioso e relativamente fiável são também pontos importantes.

Estes são os pontos que eu acho bons no HDI.

Em consumos, continuo a dizer que não acho brilhante, e para além do meu conheço mais alguns.

não sei que carro conduzes. eu normalmente ando com um renault clio ii 1.2 16v e considero que tem essas qualidade que tu apontaste a nível de motor. Contudo quando quero fazer uma ultrapassagem, ou manter um ritmo mais vivo em AE é uma dor de cabeça. E para te dizer a verdade é um carro a nível de motor enfadonho. Portanto quando comprar carro próprio vou ter muita atenção à performance se calhar à custa até de algum consumo.

Nunca duvidei da minha FIAT.. xD LOl

A sério, sempre pensei que os HDI's e os TDI's gastavam pouco e andavam bem....mas isso era antes da fiat entrar com os 1.6...esses sim...andam bem e gastam pouco. :)
Relação andamento/consumos/cilindrada...parece-me o melhor do segmento. mas só parece, não tenho dados para afirmar.

Cumps

Já andei no Bravo 1.6 Multijet 105cv, e em baixas, linearidade e suavidade/vibrações pareceu-me superior ao 1.6 HDi 110cv. Em perfomances pareceu-me semelhante.

Em consumos não deu para ver, mas pelo que vejo pelos testes não têm vantagem nenhuma.

Já andei no Bravo 1.6 Multijet 105cv, e em baixas, linearidade e suavidade/vibrações pareceu-me superior ao 1.6 HDi 110cv. Em perfomances pareceu-me semelhante.

Em consumos não deu para ver, mas pelo que vejo pelos testes não têm vantagem nenhuma.

O que é muito bom para o hdi, visto ter saído há 4 anos e meio.

Mas nestes casos a diferença de consumo quanto muito é de 1 litro, por isso não acho nada por ai alem.

Do 1.6 HDi 110cv só tenho a dizer bem no que toca a relação perfomances/consumos.

Anda bastante bem e têm consumos muito bons.

Segue daqui outra subscrição, se estes motores são gastadores, como é q andamos c/médias sp bem abaixo dos 6l na V50 cá de casa?

Como já tenho referido, conheço quem faça médias de 7l e +, mas é mesmo sem ter qq cuidado na condução!

Pq, realmente, este motor consegue ser bem gastador se andar sp a ser esticado, mas isso é mal geral p/qq motor e utilizador... Mantendo uma condução tranquila/descontraída, mesmo sem guiar p/os consumos, ñ é dificil ser poupado! A minha impressão (em qs 30mil kms) é q começa a gastar bastante (às vezes assusto-me c/o instantâneo no CB) qdo é levado a circular acima das 3000/3500rpm, sendo q abaixo disso tb são possíveis ritmos relativamente vivos...

Bem, mas ñ estou a acrescentar nada de novo, basta passar nos imensos tópicos neste fórum sobre este motor, ou nos DB's dos vários carros por ele equipados... Pq são mesmo mtos, e mtos modelos, se o motor fosse mau...

Só + uma achega, a linearidade ñ parece ser propriamente o forte, tal é a forma como parece "molengar" entre as 1000 e 2000 rpm...

Há alguns motores em que os donos dizem:

"Por muito que puxe por ele, nunca gasto mais de X"

O 1.6HDI não é assim, tem capacidade de gastar pouco, mas também tem capacidade de gastar muito, como já disse milhões de vezes (e aplica-se a qualquer carro/motor) depende a 100% dos hábitos/trajectos/horas.

Mas essa notícia é o TOP5 dos carros menos poluentes lançados em 2008, ou os lançados antes também contam? E fizeram as contas aos modelos testados por eles durante o ano de 2008 ou entre todos os modelos que existem no mercado?

É que pegando no 1.6HDI da PSA, e conjugado com o Efficient Dynamics da BMW, o MINI Cooper D deveria aparecer aí, ou não?

Cumprimentos

Last edited:
Primeiro o 308 nao tem nenhuma versao tipo Eco ou coisa do genero depois ele é 150kilos mais pesado logo é normal que tenha dificuldades em concorrer com valores de carros bem mais leves e com potencias iguais.

Alem que pequenas diferenças de consumo tornam-se grandes nos valores de CO2.

Nao é nada anormal o Fiat estar em 1º, tem o motor mais recente e tem menos peso que um 308 logo era facil de adivinhar a nao ser que mesmo sem esses 2 importantes factores conseguisse poluir mais...[:p]

A PSA tendo bons valores medios por vender maioritariamente carros que facilitam essa conclusão acaba por não ter melhores resultados devido ao peso acima da media dos seus carros.
Quando actualizarem os HDi e efectuarem trocar de materiais nas plataformas para reduzir peso podemos tirar novamente conclusões ate ver temos que esperar.

Quando a PSA actualizar o 1.6 para CR 3ª geração como os 1.6 Mjet ai teremos a coisa mais empatada mesmo assim já é um motor que tolera bastantes diferenças de peso oferecendo performances/consumos aceitaveis para muita gente nos carros de 1600kilos.

Last edited:

tenho uma ideia contraria à tua.
Tenho um focus de 90cv à meio ano, já lhe fiz 14mil km e a média acumulada é 5,21...
Acho uma boa média, principalmente comparada à do megane cc 1.5dci 105cv que gasta mais meio litro.

Abraços,
Miguel

A minha média no C4 nos últimos 16.096 kms está em 6,38 l.

Não considero brilhante, até porque eu não ando sempre a puxar.

A média mais baixa foi 5,48 e foi numa poupança enorme.

O que é muito bom para o hdi, visto ter saído há 4 anos e meio.

Mas nestes casos a diferença de consumo quanto muito é de 1 litro, por isso não acho nada por ai alem.

Apesar de achar o motor Fiat ligeiramente superior não me acredito que haja uma diferença de 1l por 100kM seria muito e quase um milagre para motores idênticos. Quanto aos HDI e aos Multijet são os dois melhores motores a Diesel no mercado de momento, deixam longe os tão falados TDI da VW que já foram, agora tem de melhorar como os outros fizeram.

Quando a PSA actualizar o 1.6 para CR 3ª geração como os 1.6 Mjet ai teremos a coisa mais empatada mesmo assim já é um motor que tolera bastantes diferenças de peso oferecendo performances/consumos aceitaveis para muita gente nos carros de 1600kilos.

Penso que o 1.6 multijet ainda não tem injectores piezo

Não deixa de ser curioso ver que nesse estudo o 5º lugar é ocupado por um SUV ...

... esse tipo de veículos que muitos aqui dizem que só serve para aumentar os consumos e as emissões ... :rolleyes: :rolleyes:

" If you see an anti-SUV campaigner ticketing a TD4_e, you can tell them the error of their ways. Despite its traditional Land Rover image it features Stop/Start technology and has an average fuel consumption of 42.2mpg, while emitting 179g/km. That makes it less polluting than most family saloon cars."

Last edited:
Back