Laguna III, 1º lugar no TOP 3 do índice de satisfação, na Alemanha...

Os ranhôistas parecem nervosos ... até andam a pegar pelos erros de gramática tal é o medo de comentarem o problema do banco.

E lá arranjaram pretexto para suspender o Bolide [:p] ... ninguém o manda andar a repetir posts mas é óbvio que a presença dele era incómoda a certas pessoas, e depois andarem a fazer merge a alguns tópicos e não a outros sem qq tipo de critério uniforme tb diz muito desta gente, carry on e siga o circo.[kiss]

Não me parece que um user que já tem 3 "pontos negativos" seja preciso algum tipo de pretexto para o suspender.
Mas aposto que estás a falar para o ar e nem te deste ao trabalho de mandar PM a um admin. para saber a causa da suspensão.
É mais fácil falar para o ar não é?[:vm)]

Já que és tão esperto ora diz lá o que é que a luz de falha mecânica indica?

Falta de água nos mija mija? :confused:

E explica lá do alto do teu pedestal porque raio a luz de avaria mecânica pode indicar tudo... menos uma avaria mecânica?
Estás a "por palavras na boca" de quem não as disse.
Aquela "luz" não significa só falha mecânica, e há inúmeros factores que a podem fazer acender, como já foi dito a falta de bateria é um deles, outro tal como disse é o nível de óleo, pode ainda ser um fusível, humidade (isto em carros com alguns anos, há casos em que a humidade pode mesmo estragar a centralina), um mau contacto eléctrico ou um cabo mal encaixado, etc., etc., etc.
De facto grande parte das vezes que aquela "luz" acende não é nada de especial, vai lá perguntar a qualquer eng. ou mecânico de uma oficina quantas pessoas aparecem por dia a queixarem-se que o carro está avariado porque a "luz" está acesa sem o carro ter nada, informa-te primeiro e depois logo falamos.
Isto não é só vir para aqui armado em sabichão e mandar bocas aos outros....primeiro tens que ter algum fundamento.

Que eu saiba (e sei, e já o disse e repito), existe um indicador próprio para falta de bateria e nível incorrecto de óleo.

E "humidade em carros com alguma idade" duvido que seja, até porque esta unidade se tiver 100 kms já é muito.

E sabes que mais? Esta luz já acendeu no meu carro (não é um Laguna mas serve para o caso). Problema? O motor tinha perdido o sincronismo.

Isto não é só vir para aqui armado em sabichão e mandar bocas aos outros....primeiro tens que ter algum fundamento.
Ganha juízo! Se dizer que o carro tem uma avaria mecânica porque a luz de falha mecânica acendeu é descabido... então vou ali e já venho!

x3
E são dois meganes.... I fase I e II fase II....um otto, um diesel [;)]

x4, dois ranhôs (como gostam de dizer:confused: ) um clio e uma mégane!

Que eu saiba (e sei, e já o disse e repito), existe um indicador próprio para falta de bateria e nível incorrecto de óleo.

E "humidade em carros com alguma idade" duvido que seja, até porque esta unidade se tiver 100 kms já é muito.

E sabes que mais? Esta luz já acendeu no meu carro (não é um Laguna mas serve para o caso). Problema? O motor tinha perdido o sincronismo.

Ganha juízo! Se dizer que o carro tem uma avaria mecânica porque a luz de falha mecânica acendeu é descabido... então vou ali e já venho!

essa luz acende, por ex. quando se liga e desliga o carro. A foto pode muito bem ter sido tirada nessa altura...

A guerra contra a Renault, faz-me lembrar o Benfica: por ser tão grande e bom, anda tudo contra ele...

Podias começar por ler bem os posts.....
Não "dizer que o carro tem uma avaria mecânica porque a luz de falha mecânica acendeu" não é descabido, só te estou a tentar explicar que ela tambem acende por outras razões mesmo que hajam outros indicadores, mas se não queres aprender......

Oh, oh, oh meusssseess amigosssseess!
Num habia nexexidadee de guerrearem uns com os outros!

Para quem não sabe, nos Renault mais recentes existem 2 luzes de aviso principais e bem destacadas das demais: uma que diz STOP, e outra que diz SERVICE. Esta que diz SERVICE, foi "reformulada" e passou apenas a ter o símbolo que se vê na foto colocada anteriormente (chave de bocas).

Vamos às funções inerentes a cada uma delas:

A luz vermelha (STOP), acende quando ocorre alguma anomalia que obrigue à imediata imobilização do veículo e paragem do motor. Associado a esta surge também uma informação no computador de bordo indicando qual é a ocorrência. Se for o caso, também pode haver uma luz dedicada a alguma avaria específica (p.ex. baixa pressão de óleo), o que não invalida que surja na mesma uma informação complementar no CB.

A luz amarela (SERVICE ou, neste caso, a tal chave de bocas), acende quando ocorre alguma anomalia, mas que não obriga à imobilização imediata do veículo. Apenas aconselha a que se dirija ao concessionário assim que possível. Associada a esta luz, surge também no CB qual a anomalia que provocou o acendimento deste avisador.

Portanto, e resumindo, a luz STOP acende com avarias graves, a de SERVICE (chave de bocas) com anomalias ligeiras ou aviso de baixo nível de fluidos.

Com isto espero ter esclarecido quem se encontrava desinformado. [;)]

Se repararem bem na foto que foi colocada, dá para ver que a luz STOP (de avaria) está mesmo ao lado esquerdo da de aviso e... está apagada.

Última edição:
Oh, oh, oh meusssseess amigosssseess!
Num habia nexexidadee de guerrearem uns com os outros!

Para quem não sabe, nos Renault mais recentes existem 2 luzes de aviso principais e bem destacadas das demais: uma que diz STOP, e outra que diz SERVICE. Esta que diz SERVICE, foi "reformulada" e passou apenas a ter o símbolo que se vê na foto colocada anteriormente (chave de bocas).

Vamos às funções inerentes a cada uma delas:

A luz vermelha (STOP), acende quando ocorre alguma anomalia que obrigue à imediata imobilização do veículo e paragem do motor. Associado a esta surge também uma informação no computador de bordo indicando qual é a ocorrência. Se for o caso, também pode haver uma luz dedicada a alguma avaria específica (p.ex. baixa pressão de óleo), o que não invalida que surja na mesma uma informação complementar no CB.

A luz amarela (SERVICE ou, neste caso, a tal chave de bocas), acende quando ocorre alguma anomalia, mas que não obriga à imobilização imediata do veículo. Apenas aconselha a que se dirija ao concessionário assim que possível. Associada a esta luz, surge também no CB qual a anomalia que provocou o acendimento deste avisador.

Portanto, e resumindo, a luz STOP acende com avarias graves, a de SERVICE (chave de bocas) com anomalias ligeiras ou aviso de baixo nível de fluidos.

Com isto espero ter esclarecido quem se encontrava desinformado. [;)]
Há tanta falha mecânica que não imobiliza (ou obriga a) o veículo... Eu fiz mais de 100 kms com sincronismo errado no motor.

E again, o nível do óleo tem um indicador próprio.

Naaaa acho que mesmo assim não vão lá lol

j/k
A menos que o painel de instrumentos seja uma árvore de Natal as luzes não acendem sem razão.

Facto: o carro estava avariado.
Facto: não sabes qual é a avaria.
Facto: existe uma indicação (vale o que vale, mas vale mais do que um bitaite) que é falha mecânica.

A menos que o painel de instrumentos seja uma árvore de Natal as luzes não acendem sem razão.

Facto: existe uma indicação (vale o que vale, mas vale mais do que um bitaite) que é falha mecânica.
Foste lá tu com a maquina de diagonostico? [:)]
Se o significado da luz para ti diz tudo, então como foi explicado o carro só precisa de uma revisão.....deve ser a dos 20.000 [:D]

Como o voa_baixinho disse
a de SERVICE (chave de bocas) com anomalias ligeiras ou aviso de baixo nível de fluidos.

Lá está o nivel de oleo que eu tinha falado....

Edit: ainda achas que somos nós que precisamos de aprender umas coisas?

Última edição:
Há tanta falha mecânica que não imobiliza (ou obriga a) o veículo... Eu fiz mais de 100 kms com sincronismo errado no motor.

E again, o nível do óleo tem um indicador próprio.
Então eu vou-te explicar como funciona este indicador nos Renault.

Quando se liga o motor a 1ª mensagem que aparece no CB é a seguinte: NÍVEL DE ÓLEO CORRECTO", isto se o nível estiver realmente correcto, como é óbvio. Se quisermos uma informação mais específica relativamente a este nível, carregamos uma vez na tecla de selecção de funções do CB e aparece-nos um gráfico que nos indica através de bolas, qual o nível real de óleo do motor (quantas mais bolas, tanto mais óleo existe).

Se quando ligamos o motor e o nível está abaixo ou muito próximo do mínimo, aparece a seguinte informação no CB: "VERIFICAR NÍVEL ÓLEO". Esta informação surge sempre associada com a luz de aviso amarela (SERVICE) e ainda (coisa que me esqueci de referir no outro post anterior) de um sinal acústico bem audível. Na mesma, e durante cerca de 10 seg após o pôr o motor a funcionar, podemos consultar o nível real de óleo através do mesmo processo descrito no parágrafo anterior.

Se estivermos em marcha e de repente baixar o nível óleo no motor, o aviso processa-se da mesma forma: avisador SERVICE acende, a mensagem no CB a dizer "VERIFICAR NÍVEL ÓLEO" aparece e o avisador acústico também não falta à chamada.

Neste tipo de avisos, a Renault duplica o alerta ao condutor para que não haja dúvidas quanto ao tipo de anomalia que está a ocorrer.

Desta forma, não existe razão nenhuma para afirmar que aquele Laguna que tinha a luz amarela acesa padecia de alguma avaria. A luz pode simplesmente acender por o nível de água dos limpa-vidros estar baixa, ou por ter pouca carga na bateria.
Se fosse a luz vermelha acesa, então sim, poderia ser algo mais grave, mas ainda assim teria de se consultar as mensagens do CB para saber do que se tratava.
Tudo o resto é pura especulação. [;)]

A única coisa em que acertaste foi o 2º facto que apontaste.
Volto-te a dizer: O símbolo que está aceso não indica falha mecânica.
O que indica é a necessidade de corrigir algum nível que esteja baixo ou alguma peça com desgaste (p.ex. pastilhas), pelo que se deve dirigir ao concessionário.
Avaria mesmo seria se o indicador STOP (cor vermelha) estivesse aceso, o que não aconteceu.

O carro é novo! Aliás, carro mais novo do que aquele não encontram em mais lado nenhum!

Desgaste das pastilhas? Falta de óleo? :confused:

Epá!? O que se segue? O aviso da revisão dos 200 mil kms? :confused:

E voa_baixinho, tu que sabes tanto devias saber que falta de bateria não é. E deixo-te a ti (que tens o manual) para procurares que o que é que acontece nessas situações (coincidentemente este era um problema no 2º Laguna). E antes que digas alguma bacorada, digo-te já que esta luz não é, e individualmente, nem para o óleo.

Mas levem lá a bicicleta, se mesmo quando o próprio carro diz que tem algum problema... o único problema é o mau diagnóstico, porque Laguna que é Laguna, não avaria.

O carro é novo! Aliás, carro mais novo do que aquele não encontram em mais lado nenhum!

Desgaste das pastilhas? Falta de óleo? :confused:

Epá!? O que se segue? O aviso da revisão dos 200 mil kms? :confused:

E voa_baixinho, tu que sabes tanto devias saber que falta de bateria não é. E deixo-te a ti (que tens o manual) para procurares que o que é que acontece nessas situações (coincidentemente este era um problema no 2º Laguna). E antes que digas alguma bacorada, digo-te já que esta luz não é, e individualmente, nem para o óleo.

Mas levem lá a bicicleta, se mesmo quando o próprio carro diz que tem algum problema... o único problema é o mau diagnóstico, porque Laguna que é Laguna, não avaria.
És livre de entender as coisas como quiseres; pena é que as entendas de maneira errada ou apenas da maneira que der mais jeito para suportar o teu ponto de vista, que está errado.
A luz que aparece acesa, acende por variadíssimas razões das quais eu dei apenas alguns exemplos. E sim, acende por baixo nível de óleo sim senhor.
Como podes afirmar que não é falta de bateria, se não viste a mensagem que aparece no CB quando a luz se acende? Eu não estou a dizer que foi por causa disso, pois eu também não vi. Apenas te digo que a luz que acendeu não significa necessariamente que seja uma avaria, a ponto de poderes afirmar, como afirmaste, como sendo isso um facto. Lembras-te?
O que eu deixei afirmado, foi com total conhecimento de como o sistema na Renault funciona, pois tenho carros com esse sistema de alerta vai para 5 anos. [;)]

As revistas de automoveis estao a tornar-se tipo revistas cor de rosa so pelo que o publico quer ler ou encontrar na capa...

Cada vez que leio uma autohoje ou uma autofoco fico com essa sensaçao de haver favoritismo ou do genero como nas estrelas ou os metem num altar ou os mandam abaixo!

Tambem ler uma autofocus e no fim dos textos estar autobild... enfim n era de esperar melhor.

E como as revistas francesas de gema as alemas caiem no ridiculo e no claro chauvanismo.
Cada vez começo a perceber que a melhor maneira de uma marca ser melhor é levar as revistas locais para outros paises defendendo o produto local.

E depois ha a confusao entre estilo e filosofia com ser melhor ou pior.

Afinal qual era a ideia de publicar uma noticia dessas sobre o laguna? So os vejo a cortar para quem le acha que é um cancro!

Sera que andam a procura de defeitos nas entranhas ou caiem no ridiculo de achar que o carro que lhes dao esta tao bem tratado como o que é novo para o cliente? Depois ainda acham que existem carros sem falhas principalmente acabados de desenvolver!

Ainda so vi fotos do carro e como dizer alguma coisa!! A maior parte fez o mesmo. So no fds é que vou ver e secalhar dar uma volta, ate la so posso dizer que apostaram num design geral conservador apostando em alguns detalhes arrojados.

Depois qualidade é haver um pormenor num pilar que nao ta perfeito!?, para mim o carro mostra qualidade se tiver durabilidade, evitando ruidos, tendo poucas falhas mecanicas, tendo materiais bons a vista, ao toque e que aguentem sem perder a graça de novos uns 6 ou 7 anos.
Agora um carro que o preço base é de cerca de 30 mil euros temos que avaliar tendo em conta isso pois a qualidade esta tabelada para esse valor e nao para o nivel de um com o preço base de 40 mil euros, o segredo esta é que sera que a diferença de qualidade para o de 40 mil é assim tao notoria e que compensa perder conforto e equipamento?

O que vejo do laguna 3 é um carro mais equilibrado que os outros anteriores, ou seja, sem se distinguir em nada mas oferecendo um equilibrio entre as varias caracteristicas. Tem a dinamica tipica francesa, tem uma qualidade nivelada a um Passat (que deve ser a marca generalista (dd utilitarios as berlinas) com melhor qualidade de apresentaçao e com o preço mais alto) tem um espaço normal para a dimensao exterior existem melhores mas usam o truque de serem maiores, tem motores identicos a concorrencia, tem tecnologia madura herdade do 2.

Ate agora nao vi problema nenhum. O laguna 2 vendeu bem mesmo com problemas chatos e so nao vendeu mais durante mais tempo por isso mesmo por isso este so precisa de limpar isso pois se o outro secalhar sendo pior em tudo agradou a muita gente no momento da aquisiçao este devera agradar mais.
Pelos vistos o que o outro falhou foi mesmo a fiabilidade electronica pouco testada e os motores 1.9dci principalmente os primeiros.

Se a Renault fosse como muitos acham e oferecesse sempre problemas como a alguns quem é que me consegue explicar que familias tenham carros desta marca a longo prazo e muitas a comprem pela primeira vez? Ou mesmo se os alemaes é que sao bons porque vendem no seu proprio pais tanto carro frances e nao so? para eles comprar um VW, Opel, BMW, Mercedes, Audi é tao dificil como comprar-mos um CLio diesel novo ca no burgo! logo ate eles sabem que os carros alemaes nao sao melhores em tudo e ha sempre coisas que os outros fazem que eles n oferecem.

Última edição:
Voltar
Superior