Lambda ou MAF?? (debímetro ou outro nome qualquer...)

EyesOnly

New member
Boa noite a todos.

O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.

Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.

Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.

Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...

Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos? :sh)

Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.

O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...

Alguma ajuda é bem vinda...

Cumprimentos,
Filipe.

Last edited:
Boa noite a todos.

O carro do meu pai, um Kia Shuma II, 2006 tem andado já à uns valentes meses com a luz indicativa de avaria de motor acesa. Em tempos levei-o à oficina da marca, no qual me disseram que deveria ser da sonda lambda. Na altura creio que mencionaram algo como 300€ por uma nova, salvo erro pois não me recordo bem.

Entretanto na semana passada chegou-me a casa um scanner OBDII, elm327 e com este mais o torque para android apaguei a referida luz sabendo que certamente iria voltar a acender-se, uma vez que o problema não foi resolvido.

Andei a monitorizar espaçadamente os erros até que passados uns dias acusou o erro P0172 -System Too Rich (Bank 1), e 1 ou 2 dias depois, voltou a acender-se a dita luz no quadrante... liguei de novo o scanner e verifiquei novamente o código lido anteriormente.

Investiguei um pouco na internet este erro (OBD-II Trouble Code: P0172 System Too Rich (Bank 1)), e segundo entendi o normal é ser a MAF com problemas...

Aqui é que se coloca o meu impasse, qual dos dois será defeituoso esperando que não sejam ambos? :sh)

Pelo que li, muitas das vezes diagnosticam erradamente problemas provocados pela MAF como sendo relativos à sonda lambda.

O carro não tem a potência que deveria para 100cv embora desenvolva sem soluços, creio que os consumos estão um pouco altos para o normal, mas também não sou eu que anda com o carro diariamente. Não noto falhas ao relanti, se bem que depois de limpar os erros, o carro fica com um trabalhar mais silencioso e nas primeiras aceleradelas parece querer engasgar um pouco, mas muito pouco mesmo o que vai passando à medida que a centralina deve adaptar-se às novas condições - um sensor com mau funcionamento...

Cumprimentos,
Filipe.

Verifica a voltagem da sonda lambda com o Torque.

Aprende mais um pouco aqui:
NGK E-Learning

Sobre a MAF, tenta arranjar os valores(manual tecnico da kia?) que a mesma deve ler e verifica com o Torque se está dentro das tolerâncias.

Boa noite a todos.

Cumprimentos,
Filipe.
O defeito ECU que detectas é a sonda lambda.
Não és o único com esse problema: FORO KIA - chivato control emision de gases - OFF TOPIC

Verifica a voltagem da sonda lambda com o Torque.

Aprende mais um pouco aqui:
NGK E-Learning

Sobre a MAF, tenta arranjar os valores(manual tecnico da kia?) que a mesma deve ler e verifica com o Torque se está dentro das tolerâncias.
A lambda varia entre 0.1 e 0.8V com um sinal de forma +/- sinusoidal, e a MAF em idle dá 3.5g/s, mas amanhã irei confirmar os valores de novo no torque, com o carro frio e quente.
Eu tenho o autodata, e lá vem os valores da lambda em Ohm, o que leva a extrair a mesma para medir...
Da MAF nem encontro nada. Tenho que vasculhar pelo manual técnico do carro na net...

Isto são as infos de que disponho no autodata:

O defeito ECU que detectas é a sonda lambda.
Não és o único com esse problema: FORO KIA - chivato control emision de gases - OFF TOPIC

Vou ler! [;)]

Obrigado a ambos por enquanto!

Last edited:
A lambda varia entre 0.1 e 0.8V com um sinal de forma +/- sinusoidal, e a MAF em idle dá 3.5g/s, mas amanhã irei confirmar os valores de novo no torque, com o carro frio e quente.
Eu tenho o autodata, e lá vem os valores da lambda em Ohm, o que leva a extrair a mesma para medir...
Da MAF nem encontro nada. Tenho que vasculhar pelo manual técnico do carro na net...

Isto são as infos de que disponho no autodata:

Vou ler! [;)]

Obrigado a ambos por enquanto!

Isso tem todos os sintomas de estar em modo de emergência. A unidade de comando enriquece a mistura para proteger a mecânica,mas isto tem implicações na potência.

Ora isto acontece quando a sonda não consegue medir a mistura.

O torque dá para fazer log´s?
Se der faz um á maf e aos valores da sonda,a reprisar uma quarta desde baixa rotação até ao corte,e posta aí o valor máximo da massa de ar,vê se há flutuações grande,e faz o mesmo para a lambda.

Que potência é que esse carro tem?

Pelo que vi, creio que o Torque permite fazer isso.
Depois crio em Excel um gráfico da evolução dos parâmetros. A maf varia quando a rotação aumenta, não tenho é valores de comparação...

EDIT: O carro tem 101cv.

Last edited:
Fiz uma medição muito rápida, em que oscilava com as rotações. Fiz log das RPM e dos valores da MAF e no Excel criei um gráfico com os valores obtidos.

Pelos gráficos creio que se pode dizer que a MAF está boa... pois varia com a variação das RPM. Em todo o caso, retirei a MAF para verificar se tinha sujidade, mas estava bem brilhante.

Ficam aqui os gráficos:

Espero em breve fazer novo teste com a evolução dos valores da MAF e lambda, a puxar numa 3ª ou 4ª.

Fiz uma medição muito rápida, em que oscilava com as rotações. Fiz log das RPM e dos valores da MAF e no Excel criei um gráfico com os valores obtidos.

Pelos gráficos creio que se pode dizer que a MAF está boa... pois varia com a variação das RPM. Em todo o caso, retirei a MAF para verificar se tinha sujidade, mas estava bem brilhante.

Ficam aqui os gráficos:

Espero em breve fazer novo teste com a evolução dos valores da MAF e lambda, a puxar numa 3ª ou 4ª.

EyesOnly,isso não serve para nada,o motor nem estava em carga,faz lá isso como te pedi,varre o regime todo do motor em 4ª.

A ideia é ver se os valores lidos pela maf,batem certo com a massa de ar que o motor precisa de comer para fazer a potência máxima anunciada,ou próximo disso,uma vez que se for da lambda o motor está regado e há perda de potência.

É só mesmo para descartar a maf,pq como já te tinha dito isso para mim,tem todo o aspecto de ser da sonda.[;)]

Ora, cerca de 1 ano e uns meses depois... :sh)

Hoje troquei a sonda lambda por uma nova, foram substituidas as velas e cabos também. Até há data a luz de aviso do motor esteve sempre ligada...

Após a troca, fiz reset aos códigos de erro presentes, com o ELM327 e o Torque. Assim que peguei no carro, notei uma melhor resposta, mas sem notar aquela pujança de 100cv. Fiz umas voltas com cerca de 25km, não seguidos, com o carro sem qualquer problema. Só faltava aquele kick na resposta!

Eis que quando estaciono o carro, reparo que a luz acendeu de novo... ou seja o problema não seria da sonda. Voltei a ver e acusou o erro P0172, ou seja mistura rica, banco 1.

Resta-me a MAF, ver a pressão da bomba ou alguma fuga de vácuo... segundo li na net.
Pensei mesmo que com a troca da sonda o problema ficaria resolvido.[s)]

A ver se durante esta semana tiro a MAF e a limpo com um spray limpa contactos.

Last edited:
Esse carro tem so 1 ou tem 2 sondas? antes do catalisador?
Se quiseres testar a MAF, o melhor teste, desliga-a e vai conduzir o carro.
em alguns modelos, depois do reset, na primeira vez que o motor trabalha a luz nao acende, desliga e liga o motor umas 3 vezes.
Fora a luz acesa, o carro com a maf desligada vai desenvolver normalmente em acelaracao, pois a mesma faz so uma pequena correcao na mistura dependendo da densidade e temperatura do ar. Mas vai debitar os 101cv que tem.
Depois de o conduzir, ve se esta la o erro da sonda, ou so a maf, se so estiver a maf... ja sabes o que e.
A maf e uma peca que nem os melhores aparelhos de diagnostico conseguem detectar, se nao estiver mesmo estragada.

Ja agora, o elm e outros similares nao sao tao precisos como isso, eu ja experimentei e em alguns modelos dava erros em pecas que nem os carros tinham[:D]

Tem uma sonda de O2 antes do cat e outra depois.
A MAF, em tempos tirei-a para ver estava suja, mas não me pareceu. Hoje li na net que pode ter sujidade não visível a olho nu, só com microscópio se vê, que pode interferir no funcionamento... (nem tudo o que cai na net é verdade claro [:D])

a 2a sonda serve para ler o trabalho do catalisador, nada influencia na correccao da mistura.
ja a 1a, le e ajuda a corrigir a mistura ar/gasolina.

Sim a 2ª sonda tem essa função mas ambas medem a presença do mesmo gás, o oxigénio. Não é a sonda que faz a correcção, apenas mede valores. Por isso também são conhecidas por sensor O2.
Na minha viatura ambos os sensores são exactamente iguais.

Last edited:
a 1a sonda ajuda na correccao juntamente com o maf.
a 1a sonda le e informa a ecu da mistura ar/combustivel
o que faz a correccao e a centralina, depois de ler os valores da maf, 1a sonda, sensor temperatura...

se assim fosse os carros com a sonda estragada nao tinham problemas de emissao de gases....

Back