Que tipo de lâmpadas? De incandescência convencionais, das de halogeneo, das economizadoras, fluorescentes tradicionais?
O que significa "rebentam"? Deixam de funcionar sem mais aparato? Estouram em mil pedaços? Etc...
São lâmpadas normais, e ficam em mil pedaços.
Muito estranho, até porque mesmo com uma ligeira sobretensão essas lâmpadas funcionam sem problema, fundindo no pior caso.
Duas sugestões:
- Lâmpadas manhosas: há uns anos a esta parte começaram-me a aparecer em casa lâmpadas que estouravam (mas sem escacar) porque o fabrico era mauzinho e acabavam por deixar entrar ar dentro da ampola mais cedo ou mais tarde;
- Outra ideia mais complexa (chama um electricista se não estiveres à vontade com isto): a instalação é trifásica e, por alguma razão (normalmente envelhecimento) o neutro está flutuante, podendo a tensão aos terminais das lâmpadas chegar (no pior caso) aos 400V! Aqui acredito que o estouro seja valente...
Mas no segundo caso estourava tb outros aparelhos!? digo eu.
Explodem mesmo? Nunca ouvi tal coisa.......
Muito estranho, até porque mesmo com uma ligeira sobretensão essas lâmpadas funcionam sem problema, fundindo no pior caso.
Duas sugestões:
- Lâmpadas manhosas: há uns anos a esta parte começaram-me a aparecer em casa lâmpadas que estouravam (mas sem escacar) porque o fabrico era mauzinho e acabavam por deixar entrar ar dentro da ampola mais cedo ou mais tarde;
- Outra ideia mais complexa (chama um electricista se não estiveres à vontade com isto): a instalação é trifásica e, por alguma razão (normalmente envelhecimento) o neutro está flutuante, podendo a tensão aos terminais das lâmpadas chegar (no pior caso) aos 400V! Aqui acredito que o estouro seja valente...
Por aqui já aconteceu essa 2ª. Tudo o que não tinha protecção, deu o estouro.
Depois disso resolvido, são as lâmpadas economizadoras (o tanas...) que vão definhando e depois estouram... Mas o mais curioso (pode ser coincidência...) é que são aquelas que estão mais próximas do quadro.
Um pequeno offtopic mas relacionado de certa forma com o tópico: eu conheço uma pessoa cuja mesa da sala explodiu espontaneamente sem que ninguém lhe tocasse. A sorte foi não estar ninguém na sala. Ficou desfeita em mil pedaços. E esta agora?
Instalação trifásica num apartamento?
Mas no segundo caso estourava tb outros aparelhos!? digo eu.