lares para a 3ª idade

Vicious

New member
Como o titulo indica, onde é que vcs tem os vossos velhotes que já precisam ajuda diária para fazer quase tudo
tem-nos em casa ou em algum lar , se sim digam qual que serviços disponibilizam e quanto pagam (se não for demasiada indiscrição), se os recomendam e quais os que não recomendam de todo.

Eu tive o meu avô num e nunca esteve abandonado, aliás, dada a sua condição de saúde estava melhor lá do que em casa.
E olha que queimava ao fim do mês!

Desde que as pessoas têm possibilidade para tal, por norma estão muito melhor num lar do que em casa. Nos lares (naqueles a sério, não numa casa com meia dúzia de quartos) geralmente têm uma atenção que os familiares nunca poderão dar.

Os meus avós estão numa casa de repouso já há alguns anos e aquilo é melhor do que um hotel de luxo. Têm pessoas para cuidá-los a qualquer momento em qualquer situação. Os familiares, por muito boa vontade que tivessem, nunca poderiam proporcionar o mesmo, porque também têm as vidas deles para cuidar. É claro que tudo isto teve um preço de entrada e nem todos podem desembolsá-lo.

Fazem um drama demasiado grande à volta dos lares, principalmente porque há imensos idosos que ficam em casa e são mal tratados.

Um lar não significa ser abandonado, mas acaba por ser sentido como tal... imaginem por exemplo a sensação quando vão de férias e dormem fora uns dias e começam a ter saudades de casa...

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

Neste momento tenho duas familiares num lar... curiosamente uma por iniciativa comunicou à família que iria para um lar. Onde ensina outros idosos a ler, escreve e declama poesia...

Um dos meus avôs também viveu os últimos meses de vida num lar, infelizmente tornou-se impossível prestar os cuidados adequados à doença de Alzheimer que sofria. Acordar 17 vezes por noite não é para todos...

Neste momento, uma com os seus 90 anos está num lar de uma SCM e a outra (82) de uma IPSS (acabado de construir) e com uma gestão muito competente.

Quanto aos valores pagos não os sei em pormenor. Sei que o meu avô no público e de acordo com o bens/rendimentos (diferente de reforma) pagava 750€+fraldas (?) e medicamentos.

Um lar não significa ser abandonado, mas acaba por ser sentido como tal... imaginem por exemplo a sensação quando vão de férias e dormem fora uns dias e começam a ter saudades de casa...

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

Depende muito da forma como se desenrola o processo. Quando as pessoas têm a consciência que já não se safam sozinhas, acabam por encarar melhor essa hipótese...

Eu tenho aqui 2 casos destes. Um demorou a reconhecer, já o outro caso é de uma cultura geral e modo de encarar a vida completamente fora do normal [;)]

Morar num lar não implica ser abandonado.

E é triste que alguém pense que são coisas equivalentes! Estar num lar pode ser uma solução 10000 vezes melhor do que estar em casa. Cada caso é um caso, cada lar é um lar!

Em casa temos dois avós (do lado da mãe) com mais de 80 e funciona na perfeição, apesar das mazelas da idade. O problema é o meu avô não obedecer às regras da minha mãe, em especial com o vinho verde. Aquilo é superior a ele próprio. E nem eu consigo condená-lo... [;)]

Já a minha avó materna está num lar, dado ter Alzheimer num estado muito avançado. E aquilo é uma doença muito, mas muito complicada.
Sempre que vou a Portugal e faço escala em Lisboa, vou visitá-la sempre que posso.

Ela reconhece-me inicialmente, mas depois está sempre a perguntar quem eu sou e esquece-se logo a seguir daquilo que falámos. Não é nada fácil.

Mas o mais complicado, é quando estava sozinha saía de casa para ir às compras e depois perdia-se, ligava o fogão e depois esquecia-se (os bombeiros foram lá algumas vezes...), enfim um corolário de situações que precisa de acompanhamento profissional.

O meu avô eram 900€ de mensalidade, mais os custos médicos e medicação! Tudo rondava quase sempre na ordem dos 1300, 1400€ por mes.

O que conheco custa 750€ e é preço de amigo por causa da crise. Acresce ainda alguns extras como medicamentos fraldas ou outros.

A minha avo quando estava com alzheimer, foi cuidada em casa. Ajuda dos meus pais e tios durante a noite e fim de semana e durante o dia contratamos uma enfermeira particular.

Back