Sei que vou ser massacrado pelos puristas, mas tenho que te ajudar!
Tenho carros há 33 anos já tive mais de 15 carros, em todos eles lavei e lavo sempre o motor 3 a 4 vezes por ano e nunca se passou nada.
Nos carros a gasolina, sim é preciso mais cuidado com a velas e parte eletrica.
Nos carros a diesel os cuidados são minimos.
A saber , carro mais frio, mas a trabalhar ( aqui discordo) se bem que também pode ser parado, no caso de estar a trabalhar ,tem a vantagem de não correr o risco de não querer pegar e como não há ali ar a jeito , prefiro que esteja a trabalhar.
Enquanto a agua não aquece , começar pela preferia do motor, evitar jactos muito perto e muito localizados nas fichas e entrada de ar.
de resto agua com força sem medos , no radiador evita perto para não empenar as alhetas.
Tira a tampa do motor para melhor resultado, isso e um diesel dos bons, não tenhas medo e lava isso, se depois o motor por acaso falhar ele vai acabar por trabalhar bem , também podes ,( se ele falhar ) limpar ou soprar as fichas com WD40 ou similar .
Vai ser pouco provavel que ele falhe.
Na 1ª lavagem , vai com calma , só para ver o comportamento dele.
Na semana passada quando fui mudar o oleo, tinha o motor todo babado, ( alguem entornou oleo aquando da ulima muda ) como não tinha acesso á parte debaixo do motor paguei 21 € só para lavarem o motor e digo-o muito honestamente , ficou pior do que quando o lavo eu com 2€.
Na maquina de lavagem usa o 1, depois o enxaguamento ,podes dar brilho no fim se quizeres.
Boa sorte e diz aqui depois como correu.
Eu respeito todas as opiniões, respeitem tambem a minha, o resto fica ao criterio do autor do topico.
Fica bem