Leaf eléctrico vs Focus 1.0 MHEV

Se precisasse de trocar de bateria, esta já estaria paga e não o iria fazer na Nissan. Preferia fazer-lhe um "upgrade" por fora, colocando uma com mais capacidade. Não o faço, porque esta ainda dá para o que é usado e ainda está na garantia.

Bom post sem2006.

Por acaso estou muito curioso com a evolução dos serviços de troca de baterias extra marca. Já há alguma referência cá para esse tipo de serviço? Considero isso um grande plus, basicamente ficamos com um carro "novo".

Parabéns pelo Niro!

Tenho um Toyota D4D de 2004 que comprei novo, por aí já dá para perceber o tempo que quero manter no carro que comprar
Então, menos dúvidas teria em optar pelo Leaf.
Com a evolução do mundo automóvel, daqui a 15 anos, um carro a combustão não valerá, nada, só se o venderem para África...

Então ainda menos tens de te preocupar com a bateria. A do de 40kWh tem ainda menos degradação que os modelos anteriores [;)]

Bom post sem2006.

Por acaso estou muito curioso com a evolução dos serviços de troca de baterias extra marca. Já há alguma referência cá para esse tipo de serviço? Considero isso um grande plus, basicamente ficamos com um carro "novo".

Parabéns pelo Niro!

Obrigado.

Cá em Portugal ainda não há ninguém. O mais perto é em Sevilha. Se fizer a troca, tenciono ficar com a antiga para usar como armazenamento em produção solar.

Então, menos dúvidas teria em optar pelo Leaf.
Com a evolução do mundo automóvel, daqui a 15 anos, um carro a combustão não valerá, nada, só se o venderem para África...

Se um a combustão não valerá nada, um eléctrico praticamente do início dessa tecnologia vai valer o quê? [;)]

Mas ainda muita água vai correr, é que os eléctricos ainda só representam o quê, 10% do total de vendas? É esperar mais alguns anos quando (e se) estes modelos aumentarem o volume de vendas se os benefícios se mantém ou vão passar a ser iguais ao outros...
Ainda vivemos num momento de incerteza, está muito longe de se dizer que os motores a combustão vão desaparecer, sendo que o mais certo para já é que ainda vão coexistir durante largos anos.

Se um a combustão não valerá nada, um eléctrico praticamente do início dessa tecnologia vai valer o quê? [;)]

Mas ainda muita água vai correr, é que os eléctricos ainda só representam o quê, 10% do total de vendas? É esperar mais alguns anos quando (e se) estes modelos aumentarem o volume de vendas se os benefícios se mantém ou vão passar a ser iguais ao outros...
Ainda vivemos num momento de incerteza, está muito longe de se dizer que os motores a combustão vão desaparecer, sendo que o mais certo para já é que ainda vão coexistir durante largos anos.

Para veres para onde isto vai, como exemplo, posso dizer-te que na Noruega, 70% do parque automóvel é elétrico, e no primeiro trimestre deste ano, apenas 5% dos carros vendidos, foram a combustão.

Estes números reais, dão uma ideia real de para onde caminhamos.

Agora, cada um tira as suas conclusões.

Para veres para onde isto vai, como exemplo, posso dizer-te que na Noruega, 70% do parque automóvel é elétrico, e no primeiro trimestre deste ano, apenas 5% dos carros vendidos, foram a combustão.

Estes números reais, dão uma ideia real de para onde caminhamos.

Agora, cada um tira as suas conclusões.

A Noruega não é exemplo aplicável para ninguém (era bom se fosse...).
O poder de compra é incomparável com o nosso e até da Europa no geral.

Temos que pensar também se temos infraestruturas de produção de energia eléctrica para de repente termos milhões de carros eléctricos a circular, temos de dar tempo para esses infraestruturas serem pensadas e construídas, fora o impacto que têm na paisagem e no meio ambiente. Ou então se teremos de importar essa energia que logicamente terá um preço.

No meio disto tudo temos ainda o estado colado como uma lapa a umas dezenas ou centenas de euros que saca todos os meses aos orçamentos familiares, e que certamente não vai querer ser privado disso...

Tudo tem o seu tempo necessário para ser implementado, e um modelo como a Noruega que tem um poder económico esmagador e um território imenso para 5 ou 6 milhões de habitantes, é muito pouco comparável com o nosso.

A Noruega não é exemplo aplicável para ninguém (era bom se fosse...).
O poder de compra é incomparável com o nosso e até da Europa no geral.

Temos que pensar também se temos infraestruturas de produção de energia eléctrica para de repente termos milhões de carros eléctricos a circular, temos de dar tempo para esses infraestruturas serem pensadas e construídas, fora o impacto que têm na paisagem e no meio ambiente. Ou então se teremos de importar essa energia que logicamente terá um preço.

No meio disto tudo temos ainda o estado colado como uma lapa a umas dezenas ou centenas de euros que saca todos os meses aos orçamentos familiares, e que certamente não vai querer ser privado disso...

Tudo tem o seu tempo necessário para ser implementado, e um modelo como a Noruega que tem um poder económico esmagador e um território imenso para 5 ou 6 milhões de habitantes, é muito pouco comparável com o nosso.

Compreendo o que dizes, mas não me digas que pensas que as marcas de automóveis vão estar à espera que Portugal (dos países mais pobres da Europa) crie poder de compra e infraestruturas, para deixarem de produzir carros a combustão...

Quanto ao estado, não te preocupes com isso, que rapidamente arranjam maneira de sacar um qualquer imposto aos elétricos.

e também faço 100kms por dia e pensaria seriamente num de 40kw SE tivesse local para carregá-lo, como parece que tu tes. terias é que carregá-lo a cada 2 dias ou 3, não? gasto entre 150 a 200 euros só em gasóleo...

eu vivo num prédio, não há um único elétrico por aqui e híbridos serão 2 ou 3, presumo. isto em 2 conjuntos de prédios, aliás.

e também faço 100kms por dia e pensaria seriamente num de 40kw SE tivesse local para carregá-lo, como parece que tu tes. terias é que carregá-lo a cada 2 dias ou 3, não? gasto entre 150 a 200 euros só em gasóleo...

eu vivo num prédio, não há um único elétrico por aqui e híbridos serão 2 ou 3, presumo. isto em 2 conjuntos de prédios, aliás.
Não tens a possibilidade de montar uma tomada junto do teu lugar, ligada à eletricidade da garagem?

Durante a semana é que irei ter valores certos para ambos ofertas/retomas.....

Pois... mas mesmo que haja ali uma diferença de 1000€/1500€... acaba por ser uma diferença "residual"...

Já que e com o LEAF "começas" logo a abater a diferença no consumo...

Mas claro que a existir diferença... a mesma só se irá diluir no tempo...

Isto claro e sempre, numa questão de poupança... porque enquanto carro/condução/etc... prefiro o Focus de longe.

Pois... mas mesmo que haja ali uma diferença de 1000€/1500€... acaba por ser uma diferença "residual"...

Já que e com o LEAF "começas" logo a abater a diferença no consumo...

Mas claro que a existir diferença... a mesma só se irá diluir no tempo...

Isto claro e sempre, numa questão de poupança... porque enquanto carro/condução/etc... prefiro o Focus de longe.
Assim por alto optando pelo Leaf são logo cerca de 2k/ano....
Pq para carregar fica-me basicamente gratuito no dia a dia

À eletricidade da garagem? Como assim?
Concerteza, que na garagem tem eletricidade, nesse caso basta fazer uma puxada para o seu local de estacionamento e instalar lá uma tomada, com um contador de eletricidade.
A eletricidade consumida é paga ao condomínio, dando a contagem do contador instalado.
PS: este contador de eletricidade custa cerca de 25€.

Assim por alto optando pelo Leaf são logo cerca de 2k/ano....
Pq para carregar fica-me basicamente gratuito no dia a dia

Por isso... é que refiro que em condições similares... ou mesmo que LEAF fique algo mais caro, com aquisição do dito, é logo vantagem em termos de consumo.

Concerteza, que na garagem tem eletricidade, nesse caso basta fazer uma puxada para o seu local de estacionamento e instalar lá uma tomada, com um contador de eletricidade.
A eletricidade consumida é paga ao condomínio, dando a contagem do contador instalado.
PS: este contador de eletricidade custa cerca de 25€.
E o quadro aguenta? Não faço ideia de qual seja o consumo por carro, mas é capaz de ainda ser significativo, especialmente se multiplicado pelos vários lugares que a garagem eventualmente tenha.

Last edited:
Revisões, IUC....

SIm... quando refiro em "consumo"... são todos esses itens...

Basicamente... a "única" vantagem do FOCUS é ser carro novo... porque em tudo o resto irá perder... porque o valor de aquisição é "semelhante"

Só se estivesses a falar de um LEAF novo (30.000€ +-) vs o FOCUS novo (23.000€+-)... é que as coisas aí levariam tempo...

Mas como estás perante opções de preços muito próximos... por "voltas" e voltas... o Focus ou outra viatura qualquer nesses valores, perderá sempre para o LEAF.

SIm... quando refiro em "consumo"... são todos esses itens...

Basicamente... a "única" vantagem do FOCUS é ser carro novo... porque em tudo o resto irá perder... porque o valor de aquisição é "semelhante"

Só se estivesses a falar de um LEAF novo (30.000€ +-) vs o FOCUS novo (23.000€+-)... é que as coisas aí levariam tempo...

Mas como estás perante opções de preços muito próximos... por "voltas" e voltas... o Focus ou outra viatura qualquer nesses valores, perderá sempre para o LEAF.

O LEAF novo fica mais barato que isso.[;)]

E o quadro aguenta? Não faço ideia de qual seja o consumo por carro, mas é capaz de ainda ser significativo, especialmente se multiplicado pelos vários lugares que a garagem eventualmente tenha.

A potência que um carro elétrico exige para carregar é cerca de 2,2kVA.

Eu em casa tenho uma potência contratada de 4,60kVA, como carrego à noite, por norma, só tenho o carro e uma máquina a trabalhar, nunca foi abaixo a luz.

Quando utilizava a eletricidade do condomínio, também nunca foi abaixo a luz, não sei qual a potência contratada pelo condomínio, mas temos 2 elevadores...

Claro, que se na garagem todos tiverem carros elétricos a carregar, o quadro não aguenta, neste caso, a EDP já tem várias soluções, com custos, claro.

Back