A única coisa que retiro de positivo dessas imagens é aquilo que parece ser um radar lidar no topo do tejadilho, por cima do para-brisas. O que seria muito bom, dado tratar-se de um carro que tem a pretensão de se posicionar num segmento low cost.
AI Overview
The Leapmotor A10 features a laser radar prominently on its front, which is a key highlight of its design, along with a clean and compact front-end with full LED headlights. This technology contributes to its modern look and is part of the vehicle's advanced driver-assistance features, although specific details about its capabilities are not yet available. The car is an upcoming affordable electric crossover expected in 2026.
Pequena questão relativamente ao lidar.
Quando estiverem umas dezenas de carros a partilhar o mesmo espaço de estrada, todos com lidar, como é que eles isolam o seu próprio sinal? Consigo imaginar isso a resultar numa salgalhada. Quando testam esses sistemas no mundo real não devem encontrar engarrafamentos de carros com o mesmo sistema...
Eu não duvido que esse problema esteja mais do que resolvido, mas é algo que me deixa curioso mas de que não se fala muito.
Devem ter sistemas redundantes. Por imagem e radar, gps por ex.
Mas é uma questão pertinente.
No futuro haverá um protocolo de comunicação entre os carros para contornar esse tipo de dificuldade. Eu não sei, mas suponho que Tesla tenha já este tipo de sistema.
A Tesla não usa Lidar.
Mais um design genérico. Há ali Mini/Atto2 na inspiração. Estou mais curioso com os dados técnicos.
Afinal na Europa vai chamar-se B03X porque A10 está registada pela Renault.