Legalidade de Venda de Pneus Online

bricardo

New member
Boas, Recebi à pouco um telefonema de um colega que tem oficina e venda de pneus no luxemburgo.

Ora a ideia do meu colega é construir um site para vender pneus cá em portugal (apesar de eu não perceber nada disso, tipo dominios e construção) mas essa parte não deve ser "muito" dificil.

O que me deixa mais preocupado, são as questões legais disso, a nivel de alfandegas etc.

Pois pelos preços que estive a ver ficam mais baratos que na pneucity.

Desde já agradecido

alfandega n tens é liver pq vêm do lux tens de construir algo com acesso directo à máquina de encomendas de lá para enviarem os pneus xpto para o dia tal

Não sou nennhum perito em fisclaidade ou impostos mas...

-como é que ele vai fazer? vai criar uma empresa cá com contribuinte Português, que importa dos grandes armazenistas?

vai continuar com a empresa dele lá sediada e exportar pra cá? onde está a duvida?

Não te esqueças que estás na UE.

A venda Online de pneus´do ponto de vista comercial é igual a tantas outras, aliás em Pt ainda á pouco tempo abriu uma sediada no Norte cujas vendas são exclusivamente por site, uma especie de pneucity á portuguesa.

A nível de alfandegas não tem problema nenhum porque tanto o Luxemburgo como Portugal pertencem á UE, como tal o problema não reside aí!

O problema vai ser ele montar um estrutura logística para enviar pneus para PT a baixo custo e arranjar oficinas que se disponham a montar os pneus que ele vende.

Tens aqui um exemplo do que falo: www.pneucity.com

citação:Originalmente colocada por rpalma

O problema vai ser ele montar um estrutura logística para enviar pneus para PT a baixo custo e arranjar oficinas que se disponham a montar os pneus que ele vende.

Mas isso já e uma questão comercial e de parcerias, e não legal ou fiscal.

Até pode optar por não o fazer e vender apenas os produtos/pneus.

e aí o consumidor é que terá de se "desenrrascar", depende do conceito que estiver em causa.

se os pneus vêem do luxemburgo não há alfandega é comunitario.
a nivel legal, desde que haja factura para acompanhar os pneus no transporte não há problema, mas não sou entendido na materia.

Os preços da pneucity não são assim tão baixos como aparentam.

Os valores apresentados por empresas tipo norauto ou da mesma dimensão e grande exposição ao público é que são demasiado elevados.

Consigo ter preços iguais a pneucity com transportes, montagem, calibração, serviço completo tudo incluído. Basta procurar.

Em relação a ideia.
É uma boa ideia, como a maior parte o são. Mas, o mais difícil não é ter ideias, mas sim concretiza-las com êxito, para isso é necessário uma grande organização e trabalho de estudo de mercado. Aconselho-te também a fazeres uma simulação o mais próxima possível da realidade, com clientes e vendas, fornecedores e compras fictícias, para teres uma ideia do que te espera. Quanto menos surpresas melhor, e acredita que elas aparecem.

Boa sorte.

Ora então desde que tenha facturas tudo legal né?
Aquilo vem logo facturado da empresa do meu colega lá.

Quanto a acordos para montagem é que me parece dificil, pois mesmo conseguindo alguns, seria dificil ter em todo país.

O transporte, já sei preços para entrega em casa do cliente, claro que sendo em quantidades razoaveis são entregues em PT pelo fornecedor e depois teria que tratar da distribuiçao.

O site será para fazer a encomenda, ver disponibilidade e preços.

O que vou fazer em principio no proximo mês, devo ir lá (luxemburgo) vêr outras coisas e como tenho colegas interessados, faço uma encomenda para mim e esses colegas, serão uns 40 pneus, vêm pelo transportador e assim terei uma ideia de custos, entregas e prazos.

Não estou a pensar numa coisa grande, apenas, pelo menos para já, uma coisa mais para amigos e conhecidos.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

A unica duvida que tenho é relativa ao Ecovalor a pagar ao Estado (Decreto-Lei nº 111/2001 ).

O procedimento é exactamente igual aos pneus que tu importas.

Todos os que importas tens que enviar a respectiva relação á Valorpneu e o cheque a acompanhar, como é de lei.

Aqui é exactamente igual, seja a empresa sediada lá o fora ou cá, se os pneus vieram de fora e haja um documento( diga-se obrigatorio, mas que grande parte dos ultimos consumidores não pede- Venda a dinheiro ou Factura) a empresa7particular a quem é "faturado" tem que pagar/entregar o ecovalor á Valor Pneu.

Pelo menos assim penso eu. Como o Corebusiness deve ser os Particulares julgo não haver diferenças mas nas empresas é assim.

Dias

Estive a ler o Decreto-Lei Nº 111/2001 e pelo que me parece, qualquer empresa ou particular que importe pneus sem proceder ao seu registo e liquidação do Ecovalor, está a cometer uma ilegalidade.

Corrige-me se tiver errado.

Ora o que me aparece é:

CATEGORIA DE PNEU ECOVALOR

Código Designação (€/pneu)
T Passageiros/Turismo 0,80 * 1,21= 0,97
4x4 4x4 on/off road 1,79 * 1,21= 2,16

Ora então tenho que contar com este valor, fazendo acordo com oficina para montagem.

Como o Alpiger duvidou:
Será: O fornecedor do meu colega vende-lhe, o meu colega vende a mim facturado, ou seja eu ao receber essa factura, pago o EcoValor ao meu colega e ele tera que fazer chegar o pneu usado e respectiva taxa à ValorPneu?

Artigo 9º Regras para a recolha

1 - A recolha de pneus usados, mediante entrega nos locais adequados, é feita sem qualquer encargo para o utilizador final.

2 - Os distribuidores que comercializem pneus não podem recusar-se a aceitar pneus usados, para recolha, contra a venda de pneus do mesmo tipo e na mesma quantidade.

3 - Os pneus usados recolhidos deverão ser armazenados em locais devidamente autorizados ou licenciados em consonância com a legislação aplicável.

Artigo 17º Contra-ordenações

1 - Constitui contra-ordenação, punível com coima de 10 000$ a 750 000$, no caso de pessoas singulares, e de 100 000$ a 9 000 000$, no caso de pessoa colectiva:

a) A colocação no mercado de pneus, pelos produtores, sem que a gestão dos respectivos resíduos tenha sido assegurada nos termos do artigo 7º;

b) A recusa, pelos distribuidores, de aceitação e recolha de pneus usados, contra o estipulado no artigo 9º;

Ora esta parte ficou meia confusa.
Como Estava em cima, qualquer importador tem que ter, acordo com a Valor Pneu.
Mas eu posso ir entregar pneus usados a qualquer comerciante e esse tem que os aceitar?

Vou mandar um mail para a Valor Pneu.

"...não podem recusar-se a aceitar pneus usados, para recolha, contra a venda de pneus do mesmo tipo e na mesma quantidade."

Só somos obrigados a receber pneus usados do mesmo tipo e quantidade dos vendidos.

"...não podem recusar-se a aceitar pneus usados, para recolha, contra a venda de pneus do mesmo tipo e na mesma quantidade."

Só somos obrigados a receber pneus usados do mesmo tipo e quantidade dos vendidos.

Tinha interpretado mal isso.

Tem lógica né, senão de onde vieram esses pneus? foram vendidos sem factura?

Adicionei ao MSN.

Dias

Estive a ler o Decreto-Lei Nº 111/2001 e pelo que me parece, qualquer empresa ou particular que importe pneus sem proceder ao seu registo e liquidação do Ecovalor, está a cometer uma ilegalidade.

Certo, foi isso que tentei dizer. Pelo menos assim depreendo também.

citação:Originalmente colocada por Dias

Dias

Pois, foi o que me pareceu também.
Espero pela resposta da Valor Pneu

Certo, foi isso que tentei dizer. Pelo menos assim depreendo também.

Vocês digam-me mas é onde que vão buscar esses tais pneus que eu e mais algum pessoal vamos já lá buscar umas quantas medidas caras para os nossos pópós :)

Back