Legionella VFX

Essa doença é muito perigosa porque programa as lombrigas do nosso corpo para nos atacar. A legionella é de facto uma lombriga mítica que tinha desaparecido numa enorme batalha e agora regressou para se vingar e voltar a comandar exércitos.

Peçam às vossas avós para vos catar lombrigas do rabo que ajuda imenso. Eu sei isto tudo porque sou mestiço.

Essa doença é muito perigosa porque programa as lombrigas do nosso corpo para nos atacar. A legionella é de facto uma lombriga mítica que tinha desaparecido numa enorme batalha e agora regressou para se vingar e voltar a comandar exércitos.

Peçam às vossas avós para vos catar lombrigas do rabo que ajuda imenso. Eu sei isto tudo porque sou mestiço.

Vives em Vila Franca?

É que parece que já estás a delirar... eu ia ver isso..

Lombrigas e oxiuros não são bactérias.

"Dos 90 casos diagnosticados, dezasseis estão nos Cuidados Intensivos e correm risco de vida, confirmou Francisco George. O diretor-geral da Saúde afirmou também que ainda é desconhecida a fonte da contaminação. Sabe-se apenas que o contágio é feito por inalação da água, ou seja, respirando gotículas da água ou aerossóis, por exemplo."

Há motivos para preocupação, mas não para alarme... essa do não beber água da torneira é uma parvoíce de todo o tamanho, mais depressa se diria para não tomarem banho de chuveiro.

Mais dia, menos dia descobre-se a origem, dá-se uma valente desinfeção com cloro, espera-se mais duas semanas para aparecerem os casos que ainda estão em incubação e tá feito. E de certeza que eles descobrem a origem, já que a doença do legionário é de declaração obrigatória quase a nível mundial.

Para terem uma ideia, há uns meses um turista norueguês, que tinha feito um périplo por alguns países, e dormiu uma noite, em trânsito, num hotel da região de lisboa chegou á Noruega e passado uns dias ficou doente e tinha doença do legionário. Uns dias depois o hotel na grande lisboa já estava a ser inspecionado pela ARSLVT, para ver como estava o hotel no que diz respeito ás tarefas de manutenção para a prevenção de legionela, e basicamente ele inspecionam todos os espaços onde a pessoa em causa esteve (hotéis, centros comerciais, aviões, etc), pelo que dificilmente esta bicheza se escapa durante muito tempo.

Mas pode haver muito mais gente infetada (eventualmente até eu, que também vivo no concelho de VFX).

depois de algumas pesquisas ( até li partes duma tese de mestrado [:D])há algo que me deixou confuso. Aparentemente são necessários 10 a 12 dias para se detectar a presença da bactéria. Isso é mesmo verdade?
A ser verdade, vão surgir certamente muitos mais casos pois será necessário algum tempo para investigar.

Entretanto tb li que tem tx de mortalidade de 15 % o que significa que vão morrer pessoas. O que aliás, já sabemos... A pneumonia é um doença que se sabe mortal e morrem todos os anos pessoas com essa doença, sobretudo idosos.

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395137425862/Tese.pdf

pag 32

Última edição:

E tem que ser mesmo as nossas avós a catar-nos o rabo? não pode ser uma namorada?:confused:

depois de algumas pesquisas ( até li partes duma tese de mestrado [:D])há algo que me deixou confuso. Aparentemente são necessários 10 a 12 dias para se detectar a presença da bactéria. Isso é mesmo verdade?
A ser verdade, vão surgir certamente muitos mais casos pois será necessário algum tempo para investigar.

Entretanto tb li que tem tx de mortalidade de 15 % o que significa que vão morrer pessoas. O que aliás, já sabemos... A pneumonia é um doença que se sabe mortal e morrem todos os anos pessoas com essa doença, sobretudo idosos.

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395137425862/Tese.pdf

pag 32

Sim, dependendo do método de análise utilizado, o prazo mínimo será de cerca de 24h com um equipamento PCR ou segundo a metodologia tradicional 10 dias sem confirmação e 15 dias com confirmamção.

Sim, dependendo do método de análise utilizado, o prazo mínimo será de cerca de 24h com um equipamento PCR ou segundo a metodologia tradicional 10 dias sem confirmação e 15 dias com confirmamção.
O Pastis falava do tempo de incubação (não do tempo até ter o resultado das análises). Ou seja, estas pessoas estiveram em contacto com a bactéria há cerca de 10 dias.

Se o foco permanecer activo, de há 10 dias para cá, muito mais gente esteve nesse local daí ser expectavel o aparecimento de mais infectados.

Depois de detectado o foco de contaminação o tratamento das instalações é fácil, mas até lá, como diriam os americanos... temos um problema.

Um primeiro balanço deste domingo aponta para 120 pessoas internadas em vários hospitais da região de Lisboa, por legionella, segundo avança a `SIC Notícias´.

A maior parte dos doentes infetados estão internados em Vila Franca de Xira, mas todos os hospitais de Lisboa estão sob prevenção.

Das últimas horas de ontem para a amanhã de hoje há mais 30 casos diagnosticados. Mantêm-se os 16 internados nos cuidados intensivos.

Quase dois dias depois do primeiro caso, as entidades competentes ainda não conseguiram descobrir o que está a causar este surto de legionella.

O Pastis falava do tempo de incubação (não do tempo até ter o resultado das análises). Ou seja, estas pessoas estiveram em contacto com a bactéria há cerca de 10 dias. .

Não estava infelizmente... Lê a tese de mestrado pag 36 em

1.6.3.6. Métodos de detecção

diz lá que a detecção é demorada e pode ser difícil em certa circunstâncias.

Eu moro precisamente numa das freguesias mais afectada : Forte da Casa

Mas estou bem, não se preocupem, porque tomei medidas drásticas

Não tomo banho, não lavo os dentes, não lavo a roupa, e não bebo água ( só vinho, cerveja e whisky e bagaço )

vou estar assim alguns meses com estas medidas

ok! Tomei a minha preocupação como sendo também a tua :sh)

A questão que coloco é: imagina que fazes hoje um ensaio a uma gotículas apanhada num tubo de água da tal rua onde estão 11 pessoa internadas. Quanto tempo depois se pode ter a certeza que:

1) há legionela
2) existe em qtt fora do "Normal"?

Segundo parece, não é uma bactéria assim tão rara. Simplesmente a maioria das pessoas estão imunes bastando para isso estar num bom estado de saúde.

Por isso: afecta mais pessoas idosas ou doentes crónicos.

Essa parte estava a escapar-me. Assim sendo é retirar amostras e reforçar tratamentos nas instalações. Depois de ter os resultados analisar novamente onde deu positivo.

As autoridades oficiais podiam manter a população informada destas coisas... mas enfim...

Voltar
Superior