Legionella VFX

A questão que coloco é: imagina que fazes hoje um ensaio a uma gotículas apanhada num tubo de água da tal rua onde estão 11 pessoa internadas. Quanto tempo depois se pode ter a certeza que:

1) há legionela
2) existe em qtt fora do "Normal"?

Segundo parece, não é uma bactéria assim tão rara. Simplesmente a maioria das pessoas estão imunes bastando para isso estar num bom estado de saúde.

Por isso: afecta mais pessoas idosas ou doentes crónicos.

A bactéria não é rara mas a forma de infecção é relativamente dificil. É necessário um aerossol.

Acredito que a maioria dos lagos e fontes decorativas das nossas cidades estejam infectadas... mas não é facil transmitir aos humanos, felizmente.

E ocorre com alguma facilidade na natureza sob forma de biofilmes.

A bactéria não é rara mas a forma de infecção é relativamente dificil. É necessário um aerossol.

Acredito que a maioria dos lagos e fontes decorativas das nossas cidades estejam infectadas... mas não é facil transmitir aos humanos, felizmente.

E ocorre com alguma facilidade na natureza sob forma de biofilmes.

se a bactéria é comum mas a infecção difícil, como é que há surtos como estes? De certeza que todas essas pessoas não foram contaminadas no mesmo sítio por um aerossol.

eu tb me parece q sim q chega...mas 11 pessoas na mesma rua? Como é que ainda não descobriram o elo de ligação?

São três freguesias perto uma das outras.

É pessoal que frequenta um espaço comum... mas isto sou eu a especular.

A esta hora estão a fazer um mapa com o inquérito epidemiologico e a encontrar o ponto de intersecção das rotas de cada um.

Também acho estranho não se ter descoberto ainda... o problema é que se o ponto de infecção se mantem activo, tendo em conta o período de incubação... ainda vão aparecer muitos mais (os que apareceram foram infectados há uns 10 dias...)

Num comment do Publico, alguém alerta para a possibilidade de ser um Autocarro da Rodoviária pois que ligaram aquecimento estas semanas que passaram por causa do frio...

Não me parece descabido.

Também já pensei num espaço comum que engloba pessoas das 3 freguesias afectadas (e não só), a zona da estação de comboios da Póvoa de st. Iria, aquela zona está repleta de fabricas que expelem vapores pelo ar.
Quanto ao facto de terem falado na rede saneamento, não tomar duches e etc e tal, não acredito muito...pois se fosse verdade então neste momento já íamos quase em milhares de pessoas infectadas.

Num comment do Publico, alguém alerta para a possibilidade de ser um Autocarro da Rodoviária pois que ligaram aquecimento estas semanas que passaram por causa do frio...

Não me parece descabido.

Nunca pensei nisso. Mas penso que os sistemas "portateis" de Ac (passo a expressão) não costumam ser dados a estes problemas. Nem nos de casa (tipo split), nem nos dos carros. O habitual é em sistemas centralizados com "torre de arrefecimento", ou seja sistemas centralizados com chiller, tubagens, etc.

Aliás nalguns autocarros o aquecimento é independente do arrefecimento e é tipo "sofagem".

Aí podes apanhar é pó, fungos, poléns... [:D]

Não me parece descabido.

Nada mesmo, até porque estamos a falar normalmente de carros com mais de 10 anos e com A/C sabe-se lá em que estado! :sh)

O problema é que multiplicando o numero de infetados no primeiro dia pelo período de incubação verificamos que poderemos vir a ter 500 a 600 casos. Ao período de incubação há ainda a acrescentar os dias que demorarem a descobrir a fonte da bactéria.[s)]

O problema é que multiplicando o numero de infetados no primeiro dia pelo período de incubação verificamos que poderemos vir a ter 500 a 600 casos. Ao período de incubação há ainda a acrescentar os dias que demorarem a descobrir a fonte da bactéria.[s)]

E com uma taxa de mortalidade atual de 2,2%, podemos bem chegar aos 13/14 mortos. [s)]

Voltar
Superior