Legos

Um fake BELL BOEING V22 OSPREY de 1700 peças vale 50 euros?

Por comparação um fake 911 RSR sai por 20€ vs 200 do original.

Para mim que sou purista, um fake nunca vale a pena. Já deram alguns ao meu filho e levaram todos o mesmo destino.

A qualidade deles está a melhorar sem dúvida, e vê-se que os preços também estão a aumentar. Mas para mim é quase como andar com um relógio que é réplica! Mais vale esperar por promoções, ou procurar bons negócios nos usados (há alguns achados).

Mas lá está, eu sou purista, tenho 150 sets todos originais e uma grande pancada [:D][:D]:sh)

Tenho imensa pena que os Legos tenham dado nisto - montar coisas uma vez seguindo a receita, e ficar como peça de colecção ("em valorização constante").

Em miúdo passei muitas horas a fazer, desfazer e refazer aquilo que me dava na bolha com simples caixas de peças como esta:

s-l1200.jpg

Esta foto até mostra dois tipos de peça que julgo terem desaparecido - umas rodinhas pequenas com um eixo que encaixava em furos numas 2x4 especiais (está uma ao pé do "restaurant"), e umas peças 2x1 em curva de 90 graus (estão umas a espreitar no canto inferior direito). Essenciais para fazer poços ou foguetões lunares ...

Achei graça a um Volvo de duas peças que vi passar algures este mês - eu era menino para fazer esquadrilhas de aviões com duas peças cruzadas cada um [:p]

Comprei alguns Legos modernos (City, etc.) que dei a miúdos, mas além da montagem inicial aquilo nunca lhes deu mais entretém. Por outro lado, tiravam grande rendimento do Minecraft ...

O meu filho tem alguns Lego City, e agora mais recentemente até uns Technics e brincou/brinca com eles.

Temos também uma caixa de peças para o resto das coisas e dar asas à creatividade.

Já agora, a concorrência do Lego no "mercado da construção" era o Meccano, com chapas metálicas perfuradas que se aparafusavam. Pilhando uma foto da wikipedia (a outra que pus do Lego era do eBay):

975px-20030514_160101-Meccano_set-rt1.jpg

Deixaram de ser muito vistos, e parece que estão em vias de fechar a última fábrica própria, vi agora. Talvez por serem mais feios e trabalhosos de usar, ou por não terem adoptado uma estratégia comercial como a da Lego. Há o site https://www.meccano.com/en_us

Engraçado que os legos antigos tem plastico mais duro, os dedos ficam a doer ao desmontar. Os novos são bem mais macios. Tenho legos com 30 anos, os meus pais davam-me uma caixa pequena quando se fazia as compras do mês. Os meus primos foram arrumando os legos e fui ficando com os legos de cada um deles, fiquem com legos que nunca mais acabam o que dá para fazer quase tudo em free style, como eu gosto.

A compra mais recente foi este taxi.
A ver as no próximo mês compro o F40 que também está com desconto na Fnac.
f7af5b77707b63380f80d4a5aefd91da.jpg

Tenho um porta-aviões da Tente, que era concorrente da Lego, mais que essa Meccano.

Outros tempos, nunca tinha ouvido falar da Tente. Parece ser também de blocos, estava mais a referir-me ao conceito.

O Meccano era de montar com porcas e parafusos, em vez de encaixar blocos. Um bom treino para depois ir mexer em carros, uma pessoa habituava-se a torcer mãos e dedos para conseguir ir apertar ou soltar coisas em cantos mal jeitosos [:)]

Outros tempos, nunca tinha ouvido falar da Tente. Parece ser também de blocos, estava mais a referir-me ao conceito.

O Meccano era de montar com porcas e parafusos, em vez de encaixar blocos. Um bom treino para depois ir mexer em carros, uma pessoa habituava-se a torcer mãos e dedos para conseguir ir apertar ou soltar coisas em cantos mal jeitosos [:)]

Acabei de montar o 911 fake de 1600 peças com a ajuda da filha de 7 anos, usamos o pdf oficial da lego. 18.50€ bem gastos.

Não são legos mas é do género, o meu puto tem uma data de sets destes que lhe vão oferecendo e eu confesso adoro montar aquilo, são desafiantes qb!

https://pt.clementoni.com/collections/ciencia-jogo-build

Acabam por ser mais "usáveis" na brincadeira (não se desfazem todos, os barcos dá para brincar na água etc) e bastante didáticos.

Comprei este para oferecer à minha afilhada no Natal:

https://www.continente.pt/produto/ciencia-jogo---evolution-robot-2.0-clementoni-7834978.html

Espero que isto realmente puxe pela cabeça dela e que ela ache interessante a parte da programação.

No outro dia ajudei-a a montar um lego dos "fáceis", achei piada aquilo e este fim de semana a aproveitei as promoções do Continente para comprar pela primeira vez um Lego para mim. Escolhi o carro dos Ghostbusters, vamos lá ver se tenho capacidade para montar aquilo sem ter experiência alguma 😀

Back