Leiria

citação:Originalmente colocada por PGT_SW

A cidade nao tem assim muito para ver.. é daquelas cidades que a mim nao me dizem nada

Portugal para mim é Lisboa e de Coimbra para cima de resto nao gosto muito

Resposta típica de mouro![xx(]

citação:Originalmente colocada por catalao

A cidade nao tem assim muito para ver.. é daquelas cidades que a mim nao me dizem nada

mudas a cidade para V.N.Gaia e a orientação geográfica da afirmação e tens uma resposta típica de tripeiro... [:p][:p]

qualquer uma delas erradas e todos sabemos qual a mais comum

[xx(][xx(]

Tirando o Porto que eu acho horrivelmente feia (salva-se a parte da foz do Douro) Portugal tem cidades bem bonitas: Lisboa, Évora, Bragança, Viseu, Coimbra, Mirandela, Braga, Guimarães, são cidades bem interessantes (entre outras). Em relação a Leiria, apesar de não ser das mais bonitas tem umas noites espectaculares (é só mulherio).

citação:Originalmente colocada por Edge

Portugal para mim é Lisboa

Um dos grandes males do nosso país é muita gente pensar assim [xx(]

Tou me a borrifar para o que os outros pensem como eu...

Eu sou do norte e vivo em Lisboa e no Sul so gosto de Lisboa e da costa alentejana e o que é que tu tens haver com isso?[8)]

Raio de mania de se querem meter na vida das pessoas

Começa hoje:

thumb.php

XIV Festival Regional de Gastronomia de Leiria
2 a 10 de Setembro | Marachão - Leiria

Já falta pouco para mais uma edição do Festival Regional de Gastronomia de Leiria, promovido em parceria pela Câmara Municipal de Leiria e pela Região de Turismo Leiria/Fátima, este ano sob o tema Sábios Sabores.

De 2 a 10 de Setembro, estão de volta ao Marachão, em Leiria, junto ao Rio Lis, os mais deliciosos sabores apresentados por restaurantes representativos dos oito concelhos que compõem a Região de Turismo Leiria/Fátima: Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Num espaço de eleição, aberto todos os dias entre as 18h00 e as 24h00, tudo é cuidadosamente preparado: as mesas postas à beira rio, a decoração é alegre, luminosa e acolhedora, os aromas são convidativos e os Sábios Sabores, tão especiais, são dificilmente descritíveis…

A animação chega sempre pelas 20h30 e todas as noites com propostas diferentes.

Destaque ainda para uma das novidades deste ano, a realização do Seminário Certificação na Restauração a ter lugar no dia 6 de Setembro, quarta-feira, pelas 16h30, na Sala de Conferências da RTL/F.

São nove dias para desfrutar deste Festival, que ano após ano apresenta novas sugestões. Esperamos por si!

PARTICIPANTES

Alcobaça
Restaurante Pedra do Ouro – Ouro sobre Azul
Rua do Jogral, nº 6
Pedra d’Ouro
2445-431 Pataias
Tel.: 244 590020
Fax: 244 590030

Pratos:
- Bacalhau à Pedra d’Ouro
- Bife à Pedra d’Ouro

Batalha
Restaurante Pérola do Fetal
Celeiro
Reguengo do Fetal
2440-208 Batalha
Tel: 244 705689
Fax: 244 705759

Pratos:
- Arroz de Pato
- Lombo de Cherne com açorda e alcaparras

Leiria
Restaurante Muralhas
Rua Cidade Colipo
Andreus – Barreira
2410 – 001 Leiria
Tel.: 244 892090
Fax: 244 838650

Pratos:
- Migas de Bacalhau na Broa
- Bifinhos de Javali com Migas de Espargos

Marinha Grande
Restaurante Vieiralis
Estrada da Praia, nº 6
2460 – 720 Vieira de Leiria
Tel.: 244 691 290
Fax.: 244 697 764

Pratos:
- Massinha de Tamboril
- Ensopado de Robalo

Nazaré
Restaurante Nova Casa Cação
Largo das Caldeiras, nº1
2450 – 141 Nazaré
Tel. 262 551 035

Pratos:
- Arroz de Lulas com Camarão
- Feijoada de Marisco

Ourém
Restaurante Paço do Conde
R. Dr. Francisco Sá Carneiro
Complexo Desp. Piscinas Municipais
2490 Ourém
Tel./Fax: 249 542 483

Pratos:
- Bifinhos de Pato
- Medalhões de Vitela

Pombal
Restaurante A Forja
Estrada IC2
Venda da Cruz - Pelariga
3105-296 Pombal
Tel.: 236 211 800
Fax: 236 211 801

Pratos:
- Bacalhau Forjado no Fole
- Cabritinho da Sicó à Pastor

Porto de Mós
Confraria da Morcela de Arroz da Alta Estremadura
Apartado 127
2485-909 Mira de Aire
geral@confrariadamorcela.net
Pratos:
- Morcela de Arroz da Alta Estremadura

Escolas Profissionais

Escola Profissional de Leiria
Rua da Cooperativa – S. Romão
2414 – 901 Leiria
Tel.: 244 848 610
Fax: 244 848 611

Pratos:
- Petiscos Variados

Escola Profissional de Ourém
Rua Santa Teresa de Ourém, 13
2494 – 909 Ourém
Tel. 249 540 390
Fax. 249 540 399

Pratos:
- Massinhas de Cherne
- Galo caseiro com Vinho Tinto

Restaurante de Leitão
Restaurante O Pinto
Estrada Nacional 1 – Barracão
2410 – 774 Agodim
Tel.244 722 302 | Fax.: 244 724 163

- Leitão da Boa Vista

>>>>Outros eventos

Seminário Certificação na Restauração
Face às novas políticas e linhas de orientação para os sectores da restauração e hotelaria, o Seminário Certificação na Restauração, a ter lugar no dia 06 de Setembro, pelas 16,30 horas, na Sala de Conferências do Posto de Turismo de Leiria, pretende promover um espaço de debate e reflexão sobre a reestruturação destes sectores de actividade, orientando-os para a melhoria da qualidade dos serviços que prestam ao público consumidor, numa indústria que se assiste em franco crescimento. Para a realização do Seminário conta-se com a colaboração da APCER (Associação Portuguesa de Certificação) e da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

Programa

16h30 - Abertura do Seminário
16h40 - Painel Processo de Certificação na Restauração
O Processo de Certificação na Restauração através da implementação do HACCP
Eng.ª Rita Ramos, Gestora de cliente da APCER (Associação Portuguesa de Certificação)
17h10 - Período para questões
17h25 - Coffe-break
17h40 - O Regulamento (CE) nº 852/2004 sobre Higiene dos Géneros Alimentícios
Dr.ª Maria Lurdes Gonçalves, Directora Regional de LISBOA E Vale do Tejo da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica)
18h10 - Período para questões
18h30 - Encerramento

Exposição Cores e Licores
O Posto de Turismo de Leiria apresenta a exposição Cores e Licores -Licores e artesanato regional de Porto de Mós.
De 02 a 10 de Setembro, no âmbito do Festival, a galeria do Posto de Turismo de Leiria, tem patente ao público uma exposição de licores (Maria Silvina Bértolo) e artesanato (Associação de Artesãos das Serras de Aire e Candeeiros (AASAC).
Maria Silvina Bértolo é natural de Alqueidão da Serra e, há cerca de 20 anos, segue uma tradição familiar de produção de licores artesanais, de vários tipos de frutas: tangerina, amora, alperce, ameixa, morango…
A AASAC foi criada a 20 de Março de 1992 e tem a sua sede e centro de exposição no lugar do Livramento. A sua abrangência ultrapassa largamente a área geográfica do concelho de Porto de Mós e do próprio Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
No entanto, a sua actividade artesanal está intimamente ligada à riqueza natural do concelho de Porto de Mós. A cestaria em junco, a olaria, a tecelagem manual, trabalhos em madeira, raízes, pedra, cortiça, em vidro, cerâmica (azulejo, porcelana, etc), são ainda hoje actividades características neste concelho. A Associação tem como preocupação desenvolver várias iniciativas e parcerias visando fomentar uma política que proteja e dignifique as artes e os ofícios das Serras de Aire e Candeeiros, bem como a divulgação, promoção e valorização das suas artes.
Esta exposição pode ser visitada diariamente, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

Animação Regional
Todos os dias pelas 20H30, o espaço do Marachão contará com a actuação de vários tipos de animação regional volante que irão preencher e animar o serão de todos os visitantes do Festival.

02 de Setembro, sábado
18H00 e 20H30 – Grupo VIP (Música Regional)

03 de Setembro, domingo
- EPAMG

04 de Setembro, segunda-feira
- Grupo Musical Gaitilena

05 de Setembro, terça-feira
- Tocata do Grupo de Danças e Cantares de S. Romão

06 de Setembro, quarta-feira
- Trovadores do Liz

07 de Setembro, quinta-feira
- Trovadores do Liz

08 de Setembro, sexta-feira
- Saxofonista e Acordionista

09 de Setembro, sábado
- EPAMG

10 de Setembro, domingo
20H30 - Grupo de Concertinas da Barrenta
23H00 - EPAMG

citação:Originalmente colocada por Edge

Portugal para mim é Lisboa

Um dos grandes males do nosso país é muita gente pensar assim [xx(]

Tou me a borrifar para o que os outros pensem como eu...

Eu sou do norte e vivo em Lisboa e no Sul so gosto de Lisboa e da costa alentejana e o que é que tu tens haver com isso?[8)]

Raio de mania de se querem meter na vida das pessoas

E um pouco de tolerância e humildade só te fazia era bem! O user já não te pode criticar, que está logo a "meter-se na tua vida"? Então se calhar era melhor nem vir cá, pois ao participares já se estão a meter na tua vida, pois sabem que estiveste em tal dia e a tal hora ao computador a navegar na net!!! Isto realmente... [8)]

citação:Originalmente colocada por ragazzito

Eu leiria nao conheço quase nada mas aquela zona da Nazare, Sao Pedro de moel é muito fixe.
Apoiado...Estive por lá esta semana, quer pela Nazaré,quer em Sao Pedro de Moel e gostei muito!!!Boas praias[8D]

Chamou-me muito atenção a estrada que apanhei pra Sao Pedro de Moel...Sempre com pista de ciclistas e com 1 recta:( nunca + acabava!!!

Já agora, outra sugestão, se ainda for a tempo: não deixes de visitar as grutas de Mira de Aire ou as que ficam lá pero (da Moeda e de Sto. António), embora aí já tenhas que fazer uns kms extra!

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Já agora, outra sugestão, se ainda for a tempo: não deixes de visitar as grutas de Mira de Aire ou as que ficam lá pero (da Moeda e de Sto. António), embora aí já tenhas que fazer uns kms extra!
Ainda foste a tempo! Só vou amanhã de manhã mas vou tomar em consideração a sugestão das grutas!;)

citação:Originalmente colocada por catalao

Estou mesmo a ver que ninguém percebeu o que ele quis dizer. Ele não disse que Portugal era só Lisboa. O rapaz disse que Portugal, para ele, em termos de agradibilidade de paisagens e cidades, era Lisboa e a zona a norte de Coimbra.

Em que é que isto é uma resposta de mouro?

Abraços...

citação:Originalmente colocada por the_driver

citação:Originalmente colocada por ragazzito

Eu leiria nao conheço quase nada mas aquela zona da Nazare, Sao Pedro de moel é muito fixe.
Apoiado...Estive por lá esta semana, quer pela Nazaré,quer em Sao Pedro de Moel e gostei muito!!!Boas praias[8D]

Chamou-me muito atenção a estrada que apanhei pra Sao Pedro de Moel...Sempre com pista de ciclistas e com 1 recta:( nunca + acabava!!!

sou de leiria e costumo ir andar pra essa mesma recta a que te referes, cada vez que saio de casa pra ir á praia de bicicletao sao sempre no minimo 50km :)

tava agora a pensar o que há pra ver por aqui na zona...

acho que só pessoal de fora pra se lembrar:D:D:D:D:D

mas pra mim é a zona S.Pedro-Nazaré...
por tudo a vista, as praias, as matas..o descanso......;)

bela zona sim senhor.....;)

lembrei me agora que tenho aqui as festas a porta de casa e só quando ouvi o gajo do "ooooooooooooouuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaa mais uma volta"....é que me lemrei de meter aqui...:D:D:D;)

Voltar
Superior