Leitor OBD2-> ELM327 USB + Android + Torque

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início
que susto que eu apanhei....:sh)[:D]

Recebi ontem o meu ELM237 USB e , ao olhar para ele pensei: deixa-me ver se isso funciona no tablet android com cabo OTG. Certinho direitinho: funcionou tendo eu acabado por comprar o software Torque ODB check por 3€ e poucos![kiss]

A "tesão do mijo" era tanta esta manhã que me lembrei que tinha uma luz de mudança de óleo no meu caro de serviço e pensei: deixa-me cá apagar a luz ( até porque o carro mudou o óleo há 2 meses e verifiquei o nível esta semana).

Liguei o aparelho ao conector OTG e após algumas tentativa falhadas ( depois explico melhor como se deve fazer ) lá consegui aceder.
Aparece-me um erro na centralina "tentativa de roubo do carro". Eu: WTF? Pensei "já fdst est mrd toda. É para não te armares em engenhocas" [8b]. Desliguei tudo e tento por o carro a funcinar. e.... Nada :sh)[:vm)] Caíram me os tintins ao chão. Só pensava: " cá burro, tinhas alguma necessidade disso" ( vcs deve estar a imaginar).

Enchi-me de coragem e pensei: deixa-me cá ver se consigo apagar esse erro de "tentativa de roubo". E assim fiz.
Liguei tudo novamente e antes de carregar no "Limpara erros": suspirei e e pensei "nada tens a perder".

Limpei os erros. Desliguei e... Voltou a funcionar.apr:)[:D] Ufffa...

Então para quem quiser experimentar, funciona assim:

1) instalar o program Torque no android
2) reiniciar o android
3) ligar o cabo OTG ao ELM37
4) ligar o cabo OTG ao ANdroid
5) correr o programa. Ir às defenições e selecionar o dispositivo USB.
6) sair do programa e reiniciar o android e desligar o cabo
7) ligar outra vez o android e o cabo OTG acopolado ao ELM
8) se tudo correr bem o Torque ira dizer que "encontrou o dispositivo USB". Fazer OK.
9) desligar a ignição do carro
10) ligar o ELM ao ODB do carro
11) ligar a ignição do carro
12) está funcionar e pronto a fazer scan e ler sensores.
13) antes de desligar o ELM, deve primeiro desligar-se o carro completamente.

Se quiserem algo de mais simples e fiável: não sejam forretas e comprem um leitor ODB decente. [:)]

Última edição:
Infelizmente o ELM327 não funciona em toyotas nem em Lexus...

Não conhecem nenhum cabo a preços acessíveis para toyota e lexus?

funciona sim, já exprimentei em vários. Qualquer carro com OBD2 dá para usar o elm327. Eu comprei a versão BT porque dá para usar com qualquer android e com pc portátil.

funciona sim, já exprimentei em vários. Qualquer carro com OBD2 dá para usar o elm327. Eu comprei a versão BT porque dá para usar com qualquer android e com pc portátil.

Não funciona totalmente segundo sei, o único que funciona é o mini vci techstream, ao que parece os toyotas/lexus usam obd-I/M-OBD.

Um aparelho que sei que funciona é este:

HOT SALE MINI VCI for Toyota TIS Techstream V7.1 Single Cable 2012 Newest | eBay

O problema é que vem da china e não confio muito em clones em materiais deste género.

Não funciona totalmente segundo sei, o único que funciona é o mini vci techstream, ao que parece os toyotas/lexus usam obd-I/M-OBD.

Um aparelho que sei que funciona é este:

HOT SALE MINI VCI for Toyota TIS Techstream V7.1 Single Cable 2012 Newest | eBay

O problema é que vem da china e não confio muito em clones em materiais deste género.

Tens esse com location: UK

NEW MINI VCI FOR TOYOTA TIS 2012 Techstream V7.1+Software Cable OBD017 | eBay

Nota: todos eles são made in china. Creio.

After, mas concretamente o que não funciona? é que eu vi os dados todos normalmente, não tive qualquer problema a usar o elm327 com o torque

Pelo que percebi, deve ter a ver com a velocidade do processador exigido nos toyotas. Provavelmente o fluxo e velocidade de dados é maior... Dado até que tem um processador ARM.

After, mas concretamente o que não funciona? é que eu vi os dados todos normalmente, não tive qualquer problema a usar o elm327 com o torque

Com o ELM327 não consegues aceder a muitos códigos de avaria específicos, pelo que li com o ELM327 só conseguimos ver 2/5 dos parâmetros e códigos totais.

O ELM é bom para safar, e fazer alguns logs, mas nem sempre os erros são corretamente identificados.

No entanto, para quem tem um Android, com pouco investimento (ELM BT + Torque Pro) fica com uma ferramenta de diagnóstico aceitável.

que susto que eu apanhei....:sh)[:D]

Recebi ontem o meu ELM237 USB e , ao olhar para ele pensei: deixa-me ver se isso funciona no tablet android com cabo OTG. Certinho direitinho: funcionou tendo eu acabado por comprar o software Torque ODB check por 3€ e poucos![kiss]

A "tesão do mijo" era tanta esta manhã que me lembrei que tinha uma luz de mudança de óleo no meu caro de serviço e pensei: deixa-me cá apagar a luz ( até porque o carro mudou o óleo há 2 meses e verifiquei o nível esta semana).

Liguei o aparelho ao conector OTG e após algumas tentativa falhadas ( depois explico melhor como se deve fazer ) lá consegui aceder.
Aparece-me um erro na centralina "tentativa de roubo do carro". Eu: WTF? Pensei "já fdst est mrd toda. É para não te armares em engenhocas" [8b]. Desliguei tudo e tento por o carro a funcinar. e.... Nada :sh)[:vm)] Caíram me os tintins ao chão. Só pensava: " cá burro, tinhas alguma necessidade disso" ( vcs deve estar a imaginar).

Enchi-me de coragem e pensei: deixa-me cá ver se consigo apagar esse erro de "tentativa de roubo". E assim fiz.
Liguei tudo novamente e antes de carregar no "Limpara erros": suspirei e e pensei "nada tens a perder".

Limpei os erros. Desliguei e... Voltou a funcionar.apr:)[:D] Ufffa...

Então para quem quiser experimentar, funciona assim:

1) instalar o program Torque no android
2) reiniciar o android
3) ligar o cabo OTG ao ELM37
4) ligar o cabo OTG ao ANdroid
5) correr o programa. Ir às defenições e selecionar o dispositivo USB.
6) sair do programa e reiniciar o android e desligar o cabo
7) ligar outra vez o android e o cabo OTG acopolado ao ELM
8) se tudo correr bem o Torque ira dizer que "encontrou o dispositivo USB". Fazer OK.
9) desligar a ignição do carro
10) ligar o ELM ao ODB do carro
11) ligar a ignição do carro
12) está funcionar e pronto a fazer scan e ler sensores.
13) antes de desligar o ELM, deve primeiro desligar-se o carro completamente.

Se quiserem algo de mais simples e fiável: não sejam forretas e comprem um leitor ODB decente. [:)]

Estas a ligar como???

Tenho o meu ELM há mais de um ano e a ligação por BT sempre foi simples, é só sincronizar e já está!

Estas a ligar como???

Tenho o meu ELM há mais de um ano e a ligação por BT sempre foi simples, é só sincronizar e já está!

Tem a ver com implementação do protocolo do USB na minha versão do android que obriga a fazer restart para ele detectar dispositivo... Mas funciona.

Mas eu comprei USB para poder usar com PC com outro tipo de software...

Na página de help do software Troque explica lá essa questão.

Luzes de airbag, exprimentei num Citroen C1 e ele não apaga .. penso que esses erros ficam noutro centralina

Não terá a ver com o facto do sensor estar on??

Isto é, desactivas e imediatamente acende outra vez.

O que tu queres fazer ( suponho) é desactivar a leitura desse sensor e para isso, creio que seja necessário outro tipo de software.

O ELM apaga luzes desde que o sensor que as origina não volte a dar sinal.

Para quem usa só OBD 1, não se safa com o ELM?
Acho que não... Também tenho e no meu Laguna 1 não funciona mesmo tendo o conversor da ficha do meu carro para OBDII. É uma grande pena porque estes carros quando têm problemas nada acende... Looool
Agora estou a pensar em comprar uma CLIP clone... Ainda vou pensar se vale a pena o investimento...

Voltar
Superior