Também deixei este testemunho noutro tópico:
Olá
Respondendo às tuas questões:
Motor associado: 2.0tdi 140cv
Consumos: devem ser mais ou menos os mesmos da versão com caixa manual, neste momento tenho 8l/100km, mas quase só tem andado em cidade às voltinhas.
Prazer de condução: O modo D é um descanso, kdo um gajo tá cansado dá bastante prazer ver akilo trabalhar sozinho com uma grande suavidade. Depois de conhecer a caixá, ela faz o k se quer simplesmente com o acelerador. Quando se quer outro tipo de prazer, é desconcertante a velocidade com que passa de caixa quando se acelera um pco mais e se usa o modo sequencial! Como disse um amigo meu k foi dar uma volta no carro à tempos... "assim é fácil deixar os outros para trás nos semáforos!"
Custos de manutenção associados à referida caixa: até agora nenhuns. Mas pelo que vem no manual pelos 100000km muda o oleo da caixa (n tenho bem a certeza da quilometragem a que é). Em compensação também já li que os discos da embraiagem em banho de oleo foram projectados para durar a vida útil do veiculo, logo, dão os discos para o óleo

.
Outros aspectos que ao longo da utilização se possam apontar como positivos e/ou negativos: como negativos só me lembro de no inicio não gostar de ele acelerar o motor nas reduções antes de soltar a embraiagem, tipo faz ponta-tacão. Agora até acho bem, assim é mto mais suave que não há akele solavanco de as rotações subirem com a própria redução! Pontos positivos para mim agora que estou habituado, é tudo o resto, e agora até mesmo este feitio.
Se fosse trocar de viatura agora só não optava por esta caixa se não estivesse disponivel. Quando comprei tinha algumas ressalvas em relação a caixas automáticas, mas superou as minhas expectativas. Já tinha andado noutros carros cm caixas automáticas, mas esta não tem nada a ver com os outros que já experimentei. O meu carro de sonho realista neste momento é o bmw 335d, e o meu maior desgosto é não haver DSG disponivel

. Nem SMGII, k tb dizem (esta sem nca ter experimentado) que é muito boa.
Em circuitos montanhosos...
- A subir: Se fores em D a caixa faz o k o pé direito quiser, ou seja, pé leve, ele muda de velocidade quanto antes para os consumos, pé pesado... ele leva as rotações até lá acima. Em sequencial é como se fosse manual. Se meteres em S, as rotações vão sempre até quase ao red-line. Quase nunca uso o S porque quando se quer este efeito, mesmo no D é só acelerar k ele faz akilo que se quer.
- A descer: Se se for em D, conforme vai ganhando rotações sem acelerar, ele vei subindo velocidades, pelo que, se se quer efeito de travagem do motor, ou se mete em S que leva sempre as rotações lá acima, ou se mete em sequencial e faz-se o k se quiser da caixa.
Desculpa o testamento, mas assim devo ter conseguido tirar as duvidas todas, caso persista alguma, dispõe.