letra de médico

De facto é lamentável, mas quem se queixa provavelmente não teve de passar o mesmo na faculdade (caso seja caso disso). Em Medicina e derivados não há tempo para olhar para o lado ou ver se esta legivel ou nao. Eh assim mesmo.
E duvido muito que algum médico faça de proposito, simplesmente eh a forma como escrevem...

De facto é lamentável, mas quem se queixa provavelmente não teve de passar o mesmo na faculdade (caso seja caso disso). Em Medicina e derivados não há tempo para olhar para o lado ou ver se esta legivel ou nao. Eh assim mesmo.
E duvido muito que algum médico faça de proposito, simplesmente eh a forma como escrevem...

Nem mais. Mas por acaso sempre percebi bem a letras dos meus Pais, devem ser a excepção que confirma a regra :)

Cumprimentos,

Tangas... as gajas com os melhores apontamentos que captam tudo têm letrinha pipi....

Talvez dantes não fosse assim, mas agora...

A caligrafia se é má é porque já o era... a faculdade não destróis assim tanto a letra. Também faço gatafunhos se tiver que escrever muito muito depressa, mas passar receitas não justifica.

A chamada "letra de médico" deveria ser proíbida e ser obrigatório, como nos despachos das magistraturas, a correspondente reprodução em letra legível!

Por favor não ponham a Saúde em Portugal a funcionar como a Justiça [:)]

Se já não funciona bem, não lhe queiram um mal ainda pior [:D]

Sou farmacêutico e não tive nenhuma cadeira no curso de caligrafia, ou melhor para decifrar caligrafias.

Regra geral a caligrafia do médico até se percebe razoavalemente. Claro que ajuda o facto de nós já termos algum conhecimento sobre os medicamentos e posologias. Mas volto a dizer que na generalidade até se percebe, aparecem é duas ou três receitas em que realmente não se percebe nada. E nem com o facto de repetidamente lhes telefonar a perguntar o que foi prescrito eles mudam os hábitos. Mas são uma minoria...

Estou de acordo ctg.
eu trabalho num hosp privado, e lido diariamente com dezenas e dezenas de requisições de exames e percebo quase tudo o k lá está escrito.
Claro k existem excepções. Mas a % de requisições de exames k não se percebe, nem a 1% chega...
Eu falo de requisições de exames, pois n tenho conhecimento nem formação para entender as prescrições médicas. Mas presumo que as receitas funcionem da mesma forma.

É o hábito. 1 mês a trabalhar diariamente com o mesmo tipo de trabalho e praticamente se reconhece tudo.. mesmo para quem não tem formação em saúde, que é o meu caso..

Mas volta e meia lá andam os farmacêuticos ligarem para lá para falarem com determinados médicos :)

Tangas... as gajas com os melhores apontamentos que captam tudo têm letrinha pipi....

Isto é um segredo muito bem guardado das mulheres e que um dia ainda me vão ter de explicar.
Como raio é possível eu fazer os meus apontamentos à pressa nas aulas com uma letra de tal forma má que nem eu próprio mais tarde percebo o que escrevi, e uma rapariga na mesma aula, não só escreve em letra impecável, como fica mais completo e ainda têm tempo de escrever com várias cores diferentes e sublinhar o essencial! [:)]:sh)

Cumprimentos

Isto é um segredo muito bem guardado das mulheres e que um dia ainda me vão ter de explicar.
Como raio é possível eu fazer os meus apontamentos à pressa nas aulas com uma letra de tal forma má que nem eu próprio mais tarde percebo o que escrevi, e uma rapariga na mesma aula, não só escreve em letra impecável, como fica mais completo e ainda têm tempo de escrever com várias cores diferentes e sublinhar o essencial! [:)]:sh)

Cumprimentos

Epá, então nunca reparaste que as "chocas" NUNCA saem da sua casa, porque para alem de marrarem que nem umas perdidas, passam de novo os apontamentos a limpo, e ainda acrescentam imagens artigos etc???

porreiro é quando elas se zangam com as suas "melhores amigas" e estas tem o cuidado de espalhar aos 7 ventos os apontamentos das "amigas"[:)]

Vieram sempre ter á minha mão os bons apontamentos, e nunca precisei de "prestar serviço comunitário" para os obter...[;)]

E sim, estou a falar a nível superior mesmo, a cabeça de muitas raparigas não passa do nível de pitas de secundário[8b]

Já o meu pai se queixa que às vezes andam às aranhas para ler as receitas!

Nunca vás ao médico, simplesmente porque tu julgas que estás saudável e eles descobrem sempre pelo menos uma maleita

Pois, são como os mecanicos nos check-ups, descobrem 31 avarias mesmo que o carro tenha acabado de sair da linha de montagem sem qualquer falha! [:D]

Epá, então nunca reparaste que as "chocas" NUNCA saem da sua casa, porque para alem de marrarem que nem umas perdidas, passam de novo os apontamentos a limpo, e ainda acrescentam imagens artigos etc???

porreiro é quando elas se zangam com as suas "melhores amigas" e estas tem o cuidado de espalhar aos 7 ventos os apontamentos das "amigas"[:)]

Vieram sempre ter á minha mão os bons apontamentos, e nunca precisei de "prestar serviço comunitário" para os obter...[;)]

E sim, estou a falar a nível superior mesmo, a cabeça de muitas raparigas não passa do nível de pitas de secundário[8b]

Exactamente. Os apontamentos são sempre passados a limpo e se se enganaram deitam a folha fora e escrevem de novo[:D]. A parte mais engraçada eh depois ter acesso a eles, especialmente porque regra geral, vao completar os apontamentos com a bibliografia ou apontamentos de colegas do sexo feminino.
No meu caso (e a maior parte dos rapazes), escrevo e como ficar, fica. Desde que eu perceba, são os melhores apontamentos que posso ter porque são os meus (aliás, a má escrita/organização acaba por ajudar porque tenho boa memória visual e recordo-me desses pormenores). A organização tem de ser mental por forma a saber de que estou a falar e do diagnóstico/procedimento clínico.

Apontamentos escritos pela minha mão é do melhor mesmo. Pode nem ser muito diferente nem muito resumido, mas estar riscado porque me enganei no medicamento X, ou ou sintoma Y estar metido numa chaveta porque me esqueci faz com que seja mais simnples decorar...

Passado a PC bem limpo é pior de estudar.

Isso tem haver com os tempos de universidade, onde é preciso escrever muito depressa o que o professor diz, daí que a letra fique "estragada".

Depressa e bem não há quem...

Tretas.

Sei perfeitamente escrever com letra legível para os outros lerem e passei 6 anos e meio na faculdade. [:D]

Trabalho em farmácia à cerca de um ano.. nos primeiros tempos vai lá vai.. não dava uma para a caixa.. Depois de uns tempos e de conhecer melhor os medicamentos dá para perceber bem o que eles escrevem (há excepções claro), e agora a maioria das receitas são informatizadas o que nos facilita bastante o trabalho e diminui o risco de trocar o medicamento do doente.
Contudo há casos em que temos mesmo de ligar ao médico.. e melhor ainda já houve um caso que o doente teve que voltar ao consultório e nem o próprio médico percebia a letra [:D]
Também pensava que ia ter uma cadeira que ensinasse a decifrar a letra mas esta não constou no plano curricular [:p]

A minha letra é horrível, sempre foi desde miúdo...tinha um prof. de História no 9º ano que nos obrigava a tirar apontamentos do que ele dizia, logo tinha que escrever rápido, e só eu percebia o que escrevia. [:D]

Agora a parte gira, tendo em conta a minha letra adivinhem em que curso é que estou!! [:)]

Nem mais. Mas por acaso sempre percebi bem a letras dos meus Pais, devem ser a excepção que confirma a regra :)

Cumprimentos,

Devem ser, Miguel!

O meu avô é médico e nunca consegui perceber patavina das receitas dele.
O meu pai e tia, idem!

Aquilo são gatafunhos! [:D]

Curiosamente, o meu avô é também escritor (liter. científica, contos, etc) e na sua escrita do dia-a-dia a letra percebe-se lindamente. [:D]

Trabalho em farmácia à cerca de um ano.. nos primeiros tempos vai lá vai.. não dava uma para a caixa.. Depois de uns tempos e de conhecer melhor os medicamentos dá para perceber bem o que eles escrevem (há excepções claro), e agora a maioria das receitas são informatizadas o que nos facilita bastante o trabalho e diminui o risco de trocar o medicamento do doente.
Contudo há casos em que temos mesmo de ligar ao médico.. e melhor ainda já houve um caso que o doente teve que voltar ao consultório e nem o próprio médico percebia a letra [:D]
Também pensava que ia ter uma cadeira que ensinasse a decifrar a letra mas esta não constou no plano curricular [:p]

Aqui passou-se um episódio igual, o médico não fazia a minima ideia do que tinha escrito, depois ao lembrar-se do caso é que lá se lembrou. O mais engraçado foi uma colega minha uma vez numa consulta viu ele a passar a receita e mencionou que ele tinha uma letra muito complicada de perceber. Ele muito bem disposto riu-se e disse que ia tentar melhorar. Duas receitas depois estava tudo na mesma :sh) É mesmo de feitio...

Também já me apareceu uma receita com uma caligrafia lindíssima, daquelas que parecem a escrita antiga. Tive pena de não tirar uma cópia...

Back