Liberalização da electricidade. Aumento 15.7% (P3)

O pais já está cheio de barragens... Queres contruir mais onde? Além disso as albufeiras das barragens provocam alterações climáticas que nem sempre são desejáveis..

Isto não é assim tão simples...

E se a energia eolica vai para o lixo, é porque há má articulação com os outros meios de produção, porque em momento algum a energia eolica é suficiente para abastecer a rede electrica nacional..

a rede electrica a nível europeu e em especial ibérico funciona como um sistema de vasos comunicantes. Num determinado momento a capacidade de produção nacional pode não ser suficiente para a procura e "entra" energia a partir de Espanha ou até mesmo França, no momento seguinte pode dar-se o contrário, termos um excesso de produção que é "enviado" para fora. Existem contadores num sentido e outro para controlar essa situação.

Espanha tem muitos megawatts em parques eólicos e tem cada vez mais e não me parece que tenham problemas de desperdício...

citação:Originalmente colocada por Duro

vão directamente para o lixo porquê?

é competência da REN monitorizar e distribuir a produção de energia entre as diversas fontes segundo as necessidades em cada momento. Ajustando as centrais termo-eléctricas de acordo com as necessidades (é o mais fácil de controlar).

Não vejo razão para que se enviem para o "lixo" 2 ou 3 GW de energia, e não acredito que aconteça. óbvio que ao tratar-se de um tipo de produção bastante variável haja em algum momento certa capacidade desaproveitada mas isso é normal.
Como é que armazenas quando as albufeiras estão cheias?

Não é fácil de controlar, as previsões que são feitas em dias variam agora em pouco mais de uma hora ou até menos com a velocidade do vento, e neste curtíssimo espaço de tempo é impossível alterar o planeamento das termo-eléctricas. A forma mais versátil e das poucas que se adaptam a estas mudanças rápidas continuam a ser as barragens.

E podes acreditar que grande parte vai para o lixo, não 2 ou 3GW que esse valor é dos super picos utilizados para publicidade... mas perto de 1 (ou menos) que deve ser o valor médio de produção, com muita sorte é vendido ou armazenado, caso contrário só tem um destino...

citação:Originalmente colocada por mundano

O pais já está cheio de barragens... Queres contruir mais onde? Além disso as albufeiras das barragens provocam alterações climáticas que nem sempre são desejáveis..

Isto não é assim tão simples...
Que alternativas é que há?

A única que estou a ver é a nuclear, mas a vontade política que há é tão grande que podemos esperar sentados.

citação:E se a energia eolica vai para o lixo, é porque há má articulação com os outros meios de produção, porque em momento algum a energia eolica é suficiente para abastecer a rede electrica nacional..
A articulação que há é a possível, as termo-eléctricas não são flexíveis o suficiente para mudanças rápidas.

As barragens têm custos ambientais mas são o que melhor responde às necessidades actuais e é a solução que melhor se conjuga com parques eólicos ou outras formas de aproveitamento de energias renováveis.

a rede electrica a nível europeu e em especial ibérico funciona como um sistema de vasos comunicantes. Num determinado momento a capacidade de produção nacional pode não ser suficiente para a procura e "entra" energia a partir de Espanha ou até mesmo França, no momento seguinte pode dar-se o contrário, termos um excesso de produção que é "enviado" para fora. Existem contadores num sentido e outro para controlar essa situação.

Espanha tem muitos megawatts em parques eólicos e tem cada vez mais e não me parece que tenham problemas de desperdício...
Não conheço a flexibilidade das centrais nucleares, mas a ser boa esclarece tudo.

Nós cá não temos nada disso, não podemos comparar.

Oh worldtiki, eu não sei como é na zona onde vives, mas eu vivo aqui na região do Douro, que diga-se é o rio com mais potencial energético, e sinceramente não estou a ver sitios para instalar novas barragens... É possivel que haja, mas começa a ser uma questão de meter umas em cima das outras e cada vez a relação custo/beneficio é menor..

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Não conheço a flexibilidade das centrais nucleares, mas a ser boa esclarece tudo.

Nós cá não temos nada disso, não podemos comparar.

penso que nao será assim tão boa... aliás as centrais nucleares apenas são boas e rentáveis a produzir a níveis constantes ou estáveis durante muiiiiito tempo. Muitas vezes "compramos" energia nuclear produzida em Espanha ou França porque o primeiro que se "desliga" e volta a ligar é uma central termo-eléctrica e não um reactor nuclear.

Para além disso uma central térmica ou mesmo de ciclo combinado são basicamente geradores que se podem ligar ou desligar (claro, com restrições e tempos de operação) e se já viste algum gerador diesel a ligar sabes que produz electricidade no mesmo instante ;)

Oh worldtiki, eu não sei como é na zona onde vives, mas eu vivo aqui na região do Douro, que diga-se é o rio com mais potencial energético, e sinceramente não estou a ver sitios para instalar novas barragens... É possivel que haja, mas começa a ser uma questão de meter umas em cima das outras e cada vez a relação custo/beneficio é menor..

o Douro é um sítio especial.

Por um lado as barragens servem para regularização do caudal do rio e por outro para produzir energia em "cascata". A capacidade de armazenamento de água é limitada e portanto é normal que num bom ano hidrico a produção de electricidade seja uma constante.

As barragens em rios normais, com albufeiras largas e enchimento mais lento servem acima de tudo para armazenamento de água potável e apenas em caso de que as necessidades água estejam satisfeitas é que se dá a produção de electricidade (claro, mantendo tb o caudal normal do rio a jusante da barragem).

Daí que a componente eléctrica do Douro é muito importante, especialmente no Inverno, mas fora isso dependemos quase a 100% de centrais térmicas.

penso que nao será assim tão boa... aliás as centrais nucleares apenas são boas e rentáveis a produzir a níveis constantes ou estáveis durante muiiiiito tempo. Muitas vezes "compramos" energia nuclear produzida em Espanha ou França porque o primeiro que se "desliga" e volta a ligar é uma central termo-eléctrica e não um reactor nuclear.

Para além disso uma central térmica ou mesmo de ciclo combinado são basicamente geradores que se podem ligar ou desligar (claro, com restrições e tempos de operação) e se já viste algum gerador diesel a ligar sabes que produz electricidade no mesmo instante ;)
O output de energia não é on/off, o tempo de resposta (das portuguesas pelo menos) é elevadíssimo.

E como disse, não sei como funcionam as centrais nucleares.

Como tinha dito anteriormente, que alternativas há?

E não precisa de ser num local como o Douro, com o aumento dos parques solares/eólicos/etc. cada vez mais vai ser preciso armazenar esta energia que vai sendo produzida, e isso uma qualquer (grande) albufeira o faz.

O output de energia não é on/off, o tempo de resposta (das portuguesas pelo menos) é elevadíssimo.

E como disse, não sei como funcionam as centrais nucleares.

também não sei em detalhe como funcionam umas e outras. Evidente que o tempo de arranque/paragem é elevado em qualquer dos casos (penso que mais nas nucleares) mas o que interessa aqui é a capacidade de fazer variar o output, ou seja adaptar a produção às necessidades do momento e não vejo que isso seja assim tão problemático para gerar o tipo de desperdício que dizes. Penso mesmo que a gestão das eólicas será +- como a das barragens, que têm prioridade na produção quando as condições meteorológicas assim o determinam

citação:Originalmente colocada por Gugul

Eu nem que vá para outro com o mesmo preço.

Mas depois de longos anos a ser chulado quero é mudar!!!

Assim como fiz com a PT.

isso não tem lógica. Se pagas o mesmo preço és chulado à mesma e nesse caso é dinheiro que sai do país... logo perdes... directa ou indirectamente

Cá me parece que esse momento ocorre frequentemente.

No outro dia li um título num jornal qualquer que referia que 15% da nossa electricidade provinha do nuclear...francês.

citação:Originalmente colocada por André

Cá me parece que esse momento ocorre frequentemente.

No outro dia li um título num jornal qualquer que referia que 15% da nossa electricidade provinha do nuclear...francês.

em determinados momentos sim e até poderia ser mais.

Como já disse as centrais nucleares têm uma produção bastante linear e são rentáveis se trabalharem a níveis constantemente elevados. Se outro país tem excedentes deste tipo seria estúpido não o aproveitar. Não quer dizer que a capacidade instalada em PT não seja suficiente para a procura.

Neste caso como em muitos outros a diversificação de fontes é a melhor estratégia. E para um país como Portugal, sem recursos fósseis, as renováveis são a melhor aposta.

A energia renovável é cara!
Não há dúvidas que é mais cara que o petróleo, mas mesmo assim pode ser vantajosa, se esse dinheiro ficar no País.

O problema do petróleo é que tem um peso BRUTAL nas importações. Se a energia eólica custar o triplo, mas as fábricas das torres e geradores forem Portuguesas, acaba por ficar... mais barato[}:)]

citação:Originalmente colocada por eu

A energia renovável é cara!
Não há dúvidas que é mais cara que o petróleo, mas mesmo assim pode ser vantajosa, se esse dinheiro ficar no País.

O problema do petróleo é que tem um peso BRUTAL nas importações. Se a energia eólica custar o triplo, mas as fábricas das torres e geradores forem Portuguesas, acaba por ficar... mais barato[}:)]
São estes pensamentos económicos que nos trouxeram ao estado em que estamos.

Neste caso particular estás enganado, J.R.

O que nos trouxe ao estado em que estamos (entre muitos outros factores) é o défice da balança comercial, onde as importações de petróleo desempenham um papel importante. Até a Manuela Ferreira Leite sabia isto...

O que tu precisas é de electricidade barata.
O que precisas é de umas C.Nucleares a produzir em vez de Scuts ou tretas do género.
Até os Suecos e os Finlandeses sabem isso.

Com baixos custos energéticos era mais uma vantagem competitiva p+ara Portugal. Ou melhor dizendo, uma desvantagem que era eleminada.

Voltar
Superior