Liberalização da electricidade. Aumento 15.7% (P3)

citação:Originalmente colocada por Bolide

Tipo Galp, BP e Repsol? [}:)] És capaz de conseguir poupar uns 5 centimos por mês [8D]

Actualmente praticamente todos os supermercados têm bombas.. E sim, podes poupar na boa 5 centimos.. Se gastares 1 litro de combustivel por mes..

Se gastares mais, até podes poupar mais.

citação:Originalmente colocada por eu

Perante este cenário, temos três opções para não vermos a conta aumentar:

1- Escolher o fornecedor mais barato;

2- Poupar (lâmpadas economizadoras, melhor isolamento térmico da casa, doiminuição da temperatura do aquecimento)

3- Adoptar a tarifa bi-horária

E... ir pensando na energia nuclear;)

o grande problema é que nenhuma empresa em portugal após a liberalização excluindo a edp vai fornecer electricidade a clientes domésticos [8)].Segundo o que li num outro dia se não me engano no dn , as empresas não pensam em concorrer porque o preço da energia se encontra bastante baixo em relação ao seu preço real foi isto que li:(

O problema, em última análise, é a falta de coragem de quem toma as decisões e o atavismo dos cegos seguidores de uma linha de conduta que lhes disseram ser a única via possível!

Só uma revolução consegue varrer o lixo do poder e arejar as mentalidades seguidistas e bolorentas!

citação:Originalmente colocada por mundano
Actualmente praticamente todos os supermercados têm bombas.. E sim, podes poupar na boa 5 centimos.. Se gastares 1 litro de combustivel por mes.
:( Vem cá a Lisboa (e arredores), eu mostro-te os supermercados, tu mostras-me as bombas [:p]

A minha experiência:
Sou gerente de uma média empresa na área da distribuição de congelados. Escusado será dizer que a factura de energia eléctrica pesa bastante (cerca de 3000€/mês)...
Há cerca de dois anos que a liberalização aconteceu no sector da média tensão empresarial e naturalmente pedimos propostas a outras empresas (Endesa e Iberdrola). Naturalmente os valores apresentados foram cerca de 11% mais baixos, o que nos levou de imediato a muder para a Endesa. A Edp além de nem sequer apresentar uma proposta ainda por cima não facilitou em nada esta mudança (a garantia bancária de salvaguarda a favor da EDP só 1 ano depois é que foi devolvida!!!!).
Já estamos a trabalhar com a endesa desde essa data, com contratos anuais e neste momento a poupança apenas se situa em 2% em vez dos 11% iniciais, mas ainda assim vale a pena!
Do ponto de vista do fornecimento de energia eléctrica não se nota nenhuma diferença (ficou tudo na mesma) na mudança de fornecedor, pois o quadro eléctrico e linhas eléctricas são da REN (rede eléctrica nacional) que por sua vez as aluga ao fornecedor escolhido pelo cliente.
Espero ter ajudado.

O preço da energia não está baixo em relação ao valor real, ou custos de produção. Não!

A energia está cara. as margens de lucro são grandes. Mas, pelos vistos, não suficientemente grandes...

Dizem que é para garantir empresas lusas com dimensão e massa crítica capaz de competir no mercado global! A prima deles é que devia ir para o mercado global. Ou talvez a namorada!

Eu gosto de mamar
Ai, nos peitos da Candinha
Eu gosto de mamar
Ai, nos peitos da Candidinha
Eu gosto de mamar
Só nos peitos da Candidinha
Mamo a hora que eu quero porque a Candidinha é minha

E tomem lá que é para aprenderem:

Electricidade: Governo responsabiliza consumidor pelo aumento

O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação declarou que «a culpa» do aumento de 15,7% da electricidade para os consumidores domésticos em 2007 é do consumidor, porque esteve vários anos a pagar menos do que devia.
Em declarações à rádio TSF, António Castro Guerra considera que em última análise a culpa deste aumento - que reconheceu ser grande - é dos consumidores.

Até este ano a lei impedia uma actualização de preços acima da inflação e isso criou um défice tarifário que, na opinião de Castro Guerra, «só pode ser im****do aos consumidores».

«São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém», disse o secretário de Estado à TSF, considerando que este «foi quem mais consumiu tarifas no passado e isso gerou défice».

«Este défice tem de ser pago por quem o gerou», disse Castro Guerra à TSF.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, este défice vai ser recuperado num prazo de três a cinco anos.

Apesar de considerar que o aumento é elevado, Castro Guerra disse que «os custos são os custos e nós não podemos fugir aos custos».

Questionado sobre o facto de o aumento para as empresas ser menor, o responsável refere que «isso tem um fundamento».

«As empresas estão a competir no mercado e nós não podemos por razões de energia reduzir a competitividade das empresas e mesmo assim já é um aumento substancial», explicou.

António Castro Guerra lembrou que os aumentos são da exclusiva competência da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) mas admitiu que «no futuro o Governo pode criar mecanismos que evitem aumentos tão elevados».

Por outro lado, o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse ao Diário de Notícias que «o Governo está a analisar a situação».

Diário Digital / Lusa

18-10-2006 9:14:01

[:0]:(

citação:Originalmente colocada por PSerra

[blue]Electricidade: Governo responsabiliza consumidor pelo aumento

O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação declarou que «a culpa» do aumento de 15,7% da electricidade para os consumidores domésticos em 2007 é do consumidor, porque esteve vários anos a pagar menos do que devia.

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

É o melhor, senão uma pessoa tem de partir para o insulto a estes grandessissimos ... humanos.

A Presidência Finlandesa da EU vai esta semana propor que os lideres europeus, na cimeira de LAHTI, que rompam o TABU NUCLEAR.

A SUÉCIA e a FINLÂNDIA, paradigmas do nosso PM Sócrates e esquerdistas deste o Bloco até ao PS, têm 10 e 4 centrais respectivamente.
A Finlândia está a fazer a 5ª.

Espanha tem 8.
Em Espanha, de acordo com os Industriais na APIGCEE o preço é cerca de 35% a 40% mais barato.

Continuem a brincar aos solares e às ondas e à poupança e ao atirar culpas para o governo.
Não EXIJAM NUCLEARES que não vale a pena[:p].

Electricidade: Governo responsabiliza consumidor pelo aumento

Em declarações à rádio TSF, António Castro Guerra considera que em última análise a culpa deste aumento - que reconheceu ser grande - é dos consumidores.

Até este ano a lei impedia uma actualização de preços acima da inflação e isso criou um défice tarifário que, na opinião de Castro Guerra, «só pode ser im****do aos consumidores».

«São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém», disse o secretário de Estado à TSF, considerando que este «foi quem mais consumiu tarifas no passado e isso gerou défice».

De acordo com o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, este défice vai ser recuperado num prazo de três a cinco anos.

Apesar de considerar que o aumento é elevado, Castro Guerra disse que «os custos são os custos e nós não podemos fugir aos custos».

Questionado sobre o facto de o aumento para as empresas ser menor, o responsável refere que «isso tem um fundamento».

«As empresas estão a competir no mercado e nós não podemos por razões de energia reduzir a competitividade das empresas e mesmo assim já é um aumento substancial», explicou.

António Castro Guerra lembrou que os aumentos são da exclusiva competência da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) mas admitiu que «no futuro o Governo pode criar mecanismos que evitem aumentos tão elevados».

Por outro lado, o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse ao Diário de Notícias que «o Governo está a analisar a situação».

Diário Digital / Lusa

18-10-2006 9:14:01

[8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

citação:Originalmente colocada por J.R.

A Presidência Finlandesa da EU vai esta semana propor que os lideres europeus, na cimeira de LAHTI, que rompam o TABU NUCLEAR.

A SUÉCIA e a FINLÂNDIA, paradigmas do nosso PM Sócrates e esquerdistas deste o Bloco até ao PS, têm 10 e 4 centrais respectivamente.

Espanha tem 8.
Em Espanha, de acordo com os Industriais na APIGCEE o preço é cerca de 35% a 40% mais barato.

Continuem a brincar aos solares e às ondas e à poupança e ao atirar culpas para o governo.
Já era mais que tempo romper com esse tabú![^]

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por Duro

curioso que as renováveis de tao caras que sao só sao responsáveis por um aumento de 1 e tal por cento...

ah pois, é que o seu custo nao varia com os mercados internacionais e movimentos especulativos
Nestes aumentos?

A energia produzida não é igual à energia consumida, mais ainda, os custos de produção e a relação produção/venda é muito instável. Para termos energia barata/cara não interessa saber apenas quem a produz, tem muito interesse saber quando é que foi produzida (ou melhor, quando é que está disponível).

Garanto-te que essas conta foram feitas à merceeiro e que para chegarem a esse 1% não tomaram em conta nada do que escrevi...

[}:)][}:)][}:)]

boa...

chamar merceeiros à ERSE é de valor!! Continua

e de certeza que se esqueceram de uma série de factores.... até nem trabalham no sector nem nada.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Espanha tem 8.

E quem tem coragem de tomar essa decisão política?[}:)]

E onde serão construídas as centrais?

Com uma população ignorante e preconceituosa, eu acho que é impossível avançar para o nuclear[8]

E como tu dizes, milhares de pessoas vivem actualmente às portas de Lisboa ao pé de um reactor nuclear e nem o sabem[}:)]

Assim já gosto mais:

Deco atribui culpa dos aumentos aos poderes políticos

A associação de defesa dos consumidores (DECO) considera que a culpa dos aumentos na electricidade é dos sucessivos poderes políticos e não do consumidor, como diz o secretário de Estado da Indústria.
O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, declarou que «a culpa» do aumento de 15,7% da electricidade para os consumidores domésticos em 2007 é do consumidor, porque esteve vários anos a pagar menos do que devia.

Em declarações transmitidas hoje pela rádio TSF, António Castro Guerra explicou que até 2006 a lei impedia uma actualização de preços acima da inflação, o que criou um défice tarifário que «só pode ser im****do aos consumidores».

«São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém», referiu o secretário de Estado à TSF, adiantando que foi o consumidor «quem mais consumiu tarifas no passado».

Em declarações à agência Lusa, o jurista da Deco Luís Salvador Pisco disse que o secretário de Estado «está mal informado sobre o assunto em causa (custo da electricidade)» negando que a culpa seja do consumidor.

«A culpa não é do consumidor. A culpa do défice tarifário é do Estado porque não interveio quando devia ou interveio de forma deficitária», adiantou Salvador Pisco.

De acordo com este jurista, os vários governos não souberam «aproveitar», nomeadamente as energias renováveis para baixar a dependência da energia eléctrica.

Salvador Pisco considera que «os consumidores representam uma franja mínima, cerca de 20%, do consumo de electricidade» em Portugal.

Na terça-feira, o mesmo jurista tinha dito à Lusa que considera socialmente injusto o aumento de 15,7% das tarifas de electricidade proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 5,3 milhões de consumidores domésticos.

Salvador Pisco explicou que é «socialmente injusto» que tenham que ser os consumidores domésticos a suportar os sobrecustos com as energias renováveis, quando quem mais consome e mais polui no país são os clientes industriais.

A DECO defendeu ainda ser «pouco justo» que os consumidores tenham que pagar as rendas aos municípios e o sobrecusto com a cogeração.

«Se todos estes factores fossem rectificados, os custos da electricidade baixariam para os consumidores», afirmou.

Diário Digital / Lusa

18-10-2006 11:01:00

;)

[RED]Electricidade: Governo responsabiliza consumidor pelo aumento[RED]

Diário Digital / Lusa

18-10-2006 9:14:01 [/blue]

Eu nem acredito q li isto![8)]
Se a EDP tivesse em dificuldades, ainda aceitava...

Imaginem agora uma empresa de produção qqr, de um momento para o outro decidir aumentar o preço dos artigos em 15.7% !!! Resultado, deixava de vender=falência....f***-**

Assim até eu era adimistrador da EDP! [xx(][xx(][xx(]

enfim, temos q pagar e prontos!

Não se esqueçam;).
O secretário de Estado António Castro Guerra é da equipa do nosso.... cómico ministro da Economia Fangio Pinho.

OK???
O que decretou o "fim da crise" e que se chamou a si próprio... infantil.
Tá???

A forma do discursso não é a melhor para aqueles lados.
Não vale a pena estar a sobrevalorizar tal[:p][}:)].

Alfacinhas, tremam de MEDO[:p][:p].
http://www.itn.pt/pt/pt_local.htm

P.S. eu, até eu me esqueço:D.

boa...

e de certeza que se esqueceram de uma série de factores.... até nem trabalham no sector nem nada.
Perdas de 1% é um absurdo e é falso.

Todos os processos e sistemas de automação e gestão de produção/distribuição de energia que a Efacec continua a criar para resolver este problema das eólicas são redundantes portanto?

Aliás, que problema?

Temos quanto queremos quando queremos.

De tão ilógico que isto é que só me apetece rir ás gargalhadas.

E enganei-me quando os chamei de merceeiros, não é qualquer um que consegue chegar os resultados que quer apresentar.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

boa...

Perdas de 1% é um absurdo e é falso.

Todos os processos e sistemas de automação e gestão de produção/distribuição de energia que a Efacec continua a criar para resolver este problema das eólicas são redundantes portanto?

Aliás, que problema?

Temos quanto queremos quando queremos.

De tão ilógico que isto é que só me apetece rir ás gargalhadas.

E enganei-me quando os chamei de merceeiros, não é qualquer um que consegue chegar os resultados que quer apresentar.

mas quais perdas de 1%?

o que está lá escrito é que no total do aumento de preços previsto para o ano de 2007 o aumento pela compensaçao do custo mais elevado das energias renováveis é de 1,8 pontos percentuais. O resto do aumento total de uns 15% é pela compensaçao das subidas dos combustíveis fósseis usados para produçao de electricidade.

que parte destas contas de merceeiro é que nao percebeste e/ou têm alguma coisa a ver com as dificuldades técnicas em gerir a produçao eólica? é que sao coisas diferentes. Essa questao já ficou lá pra trás. Agora estava a referir-me aos impactos nos preços de um e outro tipo de energia. Por esta análise se nota que a volatilidade de preços nas renováveis é menor. só isso.

mas quais perdas de 1%?

o que está lá escrito é que no total do aumento de preços previsto para o ano de 2007 o aumento pela compensaçao do custo mais elevado das energias renováveis é de 1,8 pontos percentuais. O resto do aumento total de uns 15% é pela compensaçao das subidas dos combustíveis fósseis usados para produçao de electricidade.

E o defice acumulado? Esqueceste-te? ;)

E já agora, independentemente das importancia de cada fonte nos aumentos, a energia renovavel continua a ser a mais cara de todas..

Voltar
Superior