Liberalização da electricidade. Aumento 15.7% (P3)

citação:Originalmente colocada por J.R.

[...]

Para a EDP e respectivos LUCROS é indiferente receberem dinheiro ou serem credoras: Vai tudo parar a coluna dos proveitos. Esta parte é dificil de entrar aqui no pessoal;).

[...]

Está a 'entrar'! (salvo seja) :)

Gracias

citação:Originalmente colocada por Manoel

Há aqui um ou dois pontos que gostava que ajudassem a entender (falo a sério):

1. O preço final da energia está abaixo dos custos de produção. Certo?
Em 2005 a Edp teve grandes lucros, creio. A ser assim as margens de lucro da Edp é que encolheu.
Não.
A EDP considera contabilisticamente o dinheiro em falta como um Activo Futuro. É uma dívida cobrável a 100% de certeza.
Entra assim nos lucros apesar de não contribuir para o cash-flow tesouraria.

citação:2. As câmaras municipais recebem as 'famosas' rendas por ocupação de espaços públicos com postes, infraestruturas que servem a rede. Algumas recebem também rendas avultadas pela ocupação de terrenos com a água das barragens (para compensar o que deixam de receber em contribuição predial rústica). Estas rendas acabam por servir para as câmaras pagarem a factura da iluinação pública.Mas os privados que têm um poste de alta tensão nos seus terrenos agrícolas não recebem um chavo. Certo?

Ora bem: estabelecendo uma correlação, será legítimo pensar que há aqui interesses cruzados e que se traduzem, em última análise, numa forma de financiamento indirecta dos munícípios, aliviando o OE ?
Yep!!
É como os BINGOS dos clubes de Futebol.
Uma habilidade.

Na minha opinião:(.

citação:Originalmente colocada por André

Mas alguma vez o mundano vai reconhecer uma trapalhada do governo? :D

Até parece...

Fala o nu ao roto...

O teu defice de reconhecimento pelas dos dois governos anteriores é ainda maior e não vejo melhorias.. [:p]

Para o J.R... Por acaso não tinha ideia que o processo tinha sido esse todo..

E sendo assim o Pinho já tem responsabilidades na trabalhada que foi os anuncios e desanuncios..

Mas de resto, mantem-se o que disse.. Espero que daqui para a frente o preço reflicta os custos e não andem prai a acumular e desacumular defices porque isso não beneficia ninguém..

citação:Originalmente colocada por mundano
O teu defice de reconhecimento pelas dos dois governos anteriores é ainda maior e não vejo melhorias.. [:p]

Existirá? [:I]

O que vale é que até tu sabes que estás a mentir para a auto-justificação [}:)]

Mas tem calma [8D] já não ponho mais coisas incómodas...

...por agora [}:)]

Já agora, os privados que têm um poste de alta tensão no terreno recebem por isso.. Normalmente um valor fixo e não uma renda, mas recebem.

Tenho um tio que tem um poste num canto de uma quinta que ele tem, e pagaram-lhe perto de 3000 euros ou lá quanto foi pelo terreno que lhe ia roubar.

Notam-se recuos ligeiros, já desde há uns meses, um pouco por todo o Governo.
Preocupante, para mim;).

citação:Mas de resto, mantem-se o que disse.. Espero que daqui para a frente o preço reflicta os custos e não andem prai a acumular e desacumular defices porque isso não beneficia ninguém..
Tb esperava... mas parece que não.

E numa coisa o secretário de Estado até tem razão:D, o consumidor é que vai pagar... mais tarde:(.

Se calhar reconheces... Intimamente.. hehe..

Mas isso são outras contas que não interessam para a factura da electricidade..

Siga a conversa..

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Bem, parece que a febre dos aumentos neste sector não se resume ao nosso país, a EDP tambem anda a pressionar para que tambem hajam subidas no brasil. Lucram em todas as frentes.

EDP afirma que regulador brasileiro aprova subida das tarifas em 13,44%
A entidade reguladora do sector eléctrico brasileiro (ANEEL) aprovou o reajustamento anual das tarifas da Bandeirante, subsidiária da EDP no Brasil, em 13,44%, anunciou a EDP .

DE com Reuters

A EDP acrescentou em comunicado que o reajuste, estabelecido para o período de Outubro de 2006 a Setembro de 2007, poderá ter carácter definitivo dentro de 60 dias.

Este reajustamento é feito com base no cálculo da variação anual dos custos não-controláveis e o ajustamento dos custos controláveis à inflação.

"Considerando os efeitos conjuntos da revisão da Base de Remunderação Regulatória e dos ajustamentos financeiros incluídos na tarifa do período anterior, de carácter não-recorrente, associados à recuperação de diferenças tarifárias de períodos passados, o reajustamento tarifário médio traduz-se num aumento de 15,41%", refere o comunicado.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edic...ernacional/empresas/pt/desarrollo/701001.html

A EDP vao ser privatizada e os privados só compram se der (bastante) lucro, logo...

Não, Nthor, tu és a excepção: compras a tua televisão só se ela não te der "bastante lucro", ou seja, só se não tiver qualidade nenhuma.

É tão difícil depois fazer a analogia para cada um de nós...ui...muito difícil [}:)]

Realmente os privados são o demónio [}:)] Mas só quando são os outros :D

Sinceramente que fiquei sem perceber esta engenharia financeira da EDP.

Então a EDP e os seus comparsas políticos andaram este tempo todo a perder dinheiro....

Não acredito.

Mas ainda bem que há quem acredite....

Significa que parte deste povo vive satisfeito com o que acontece.

O que já não é assim tão mau como isso. [8D]

"Tenho um tio que tem um poste num canto de uma quinta que ele tem, e pagaram-lhe perto de 3000 euros ou lá quanto foi pelo terreno que lhe ia roubar."

Este é o mesmo tio que tem 4 carros, uma vivenda de 3 andares, vive com os sogros e ainda queria um complemento de pensão de pobrezinho...

citação:Originalmente colocada por ebay

"Tenho um tio que tem um poste num canto de uma quinta que ele tem, e pagaram-lhe perto de 3000 euros ou lá quanto foi pelo terreno que lhe ia roubar."

Este é o mesmo tio que tem 4 carros, uma vivenda de 3 andares, vive com os sogros e ainda queria um complemento de pensão de pobrezinho...

Não.. Um é da familia do meu pai e outro é da familia da minha mãe [}:)][}:)]

Sabes como é.. Os meus avós vivera no tempo em que o planeamento familiar era proibido..

4 tios de um lado e 7 do outro.. :D

Então este é o outro tio, o que não tem nem 4 carros, nem vivenda nem sogros..só mesmo uma nesga de terra e o poste da EDP! Este é que devia ter pedido o complemento de pensão dos pobrezinhos...

Eu tenho a certeza que o governo só percebeu a situação dos aumentos propostos pela ERSE este semana...

Eu tenho a certeza que o governo não tinha já preparada esta farsa...coincidente com a apresentação do OE...coincidências!

Mas, de qualquer forma, está bem pensado:

Primeiro, leva-se o povo a pensar que vai pagar 15% de aumento, o povo fica furioso, incredulo, mas resigna-se, afinal é apenas mais uma achega na tareia global que lhe está a ser dada...

Depois aparece o goveno salvador que se propõe a amenizar e proteger os cidadãos da ERSE, esses malandros(que aliás vão ser despedidos)...

E voilá, afinal já não é 15 mas só 8%...muito menos...

Conclusão, somos gozados e ainda temos que agradecer.

Isto não é populismo é mesmo desonestidade politica e intelectual, como nunca foi visto na nossa história democrática.

Acho que este aumento da electricidade vai servir para pagar os ordenados dos que estão no parlamento. Visto que eles vão se aumentar em 6,5%...
Isto sou eu a supor!

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

Acho que este aumento da electricidade vai servir para pagar os ordenados dos que estão no parlamento. Visto que eles vão se aumentar em 6,5%...
Isto sou eu a supor!
Não, eles só vão levar 1,5%.

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Eu tenho a certeza que o governo só percebeu a situação dos aumentos propostos pela ERSE este semana...

Eu tenho a certeza que o governo não tinha já preparada esta farsa...coincidente com a apresentação do OE...coincidências!

Mas, de qualquer forma, está bem pensado:

Primeiro, leva-se o povo a pensar que vai pagar 15% de aumento, o povo fica furioso, incredulo, mas resigna-se, afinal é apenas mais uma achega na tareia global que lhe está a ser dada...

Depois aparece o goveno salvador que se propõe a amenizar e proteger os cidadãos da ERSE, esses malandros(que aliás vão ser despedidos)...

E voilá, afinal já não é 15 mas só 8%...muito menos...

Conclusão, somos gozados e ainda temos que agradecer.

Isto não é populismo é mesmo desonestidade politica e intelectual, como nunca foi visto na nossa história democrática.

É isso mesmo, este (des)governo é sempre a atirar
as culpas para cima de alguém, e eles é que são os salvadores...

O prós e contras teve alguma serventia.
Da boca do presidente da entidade reguladora ouvimos dizer que até 2006 o que os consumidores pagaram não gerou défice de facturação...

A entidade reguladora apenas regula a distribuição.

O custo de produção aumentou. A Edp poderia reduzir despesas ou diminuir os lucros, fidelizando os clientes.
Mas isto pressupunha a existência de verdadeira concorrência, de um verdadeiro mercado livre.

Mas não...

A Edp quer continuar a engordar.

Já agora, viram a fatia que cabe aos municípios, nos encargos da Edp?
Rica forma de financiamento.

É só esquemas e propaganda. A entidade reguladora e o banco de Portugal têm prestado belos serviços ao governo.
Olé se têm!

Ficou provado que o governo sabia e manipulou ( como de costume) a opinião pública.
Ficou provado que a Edp é uma empresa insaciável!

Voltar
Superior