Liberdade pessoal vs boa educação

O que eu acho é que grande parte da juventude de hoje precisava de umas valentes chapadas. Logo depois de dar as chapadas a esses jovens, davam-se umas chapadas em alguns pais, que fomentam alguns comportamentos que são socialmente reprováveis, à custa da tal proclamada liberdade de expressão, desculpando e tratando como "coitadinhos" os seus filhos que por vezes não passam de mini-delinquentes.

Provavelmente não se lembram que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros...

E agora vou fugir :sh)

A escola deveria passar para um formato semelhante à inglesa. Com a educação (falta dela) que temos, seria a solução ideal.

Uniformes iguais para todos, e "bebés" que se armassem em espertos, tinham a porta da rua ao dispor. Depois tinha era de arranjar uma escola que quisesse o seu "bebé"!

Mas no país onde se paga aos pais para meterem os filhos na escola, o que seria de esperar?

Creio que nalgumas escolas as coisas vão além disso, desencorajando o uso de algum tipo de roupas, decotes, etc.

Acho muito bem !

Respeito e disciplina são bem mais importantes na infância/adolêscencia do que liberdade.

Aliás tipicamente nessas idades a liberdade deve ser restringida.

Não são algumas ... são todas.

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lei n.º 51/2012

SECÇÃO II
Deveres do aluno
Artigo 10.º
Deveres do aluno
O aluno tem o dever, sem prejuízo do disposto no artigo
40.º e dos demais deveres previstos no regulamento
interno da escola, de:

a) Estudar, aplicando -se, de forma adequada à sua idade, necessidades educativas e ao ano de escolaridade que frequenta,
na sua educação e formação integral;

b) Ser assíduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres no âmbito das atividades escolares;

c) Seguir as orientações dos professores relativas ao seu processo de ensino;

d) Tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade educativa, não podendo, em caso algum,
ser discriminado em razão da origem étnica, saúde, sexo, orientação sexual, idade, identidade de género, condição
económica, cultural ou social, ou convicções políticas, ideológicas, filosóficas ou religiosas.

e) Guardar lealdade para com todos os membros da comunidade educativa;

f) Respeitar a autoridade e as instruções dos professores e do pessoal não docente;

g) Contribuir para a harmonia da convivência escolar e para a plena integração na escola de todos os alunos;

h) Participar nas atividades educativas ou formativas desenvolvidas na escola, bem como nas demais atividades
organizativas que requeiram a participação dos alunos;

i) Respeitar a integridade física e psicológica de todos os membros da comunidade educativa, não praticando
quaisquer atos, designadamente violentos, independentemente do local ou dos meios utilizados, que atentem contra
a integridade física, moral ou patrimonial dos professores, pessoal não docente e alunos;

j) Prestar auxílio e assistência aos restantes membros da comunidade educativa, de acordo com as circunstâncias
de perigo para a integridade física e psicológica dos mesmos;

k) Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didático, mobiliário e espaços verdes
da escola, fazendo uso correto dos mesmos;

l) Respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa;

m) Permanecer na escola durante o seu horário, salvo autorização escrita do encarregado de educação ou da
direção da escola;
n) Participar na eleição dos seus representantes e prestar-lhes toda a colaboração;

o) Conhecer e cumprir o presente Estatuto, as normas de funcionamento dos serviços da escola e o regulamento
interno da mesma, subscrevendo declaração anual de aceitação do mesmo e de compromisso ativo quanto ao seu
cumprimento integral;

p) Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover
qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas;

q) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos passíveis de,
objetivamente, perturbarem o normal funcionamento das atividades letivas, ou poderem causar danos físicos ou
psicológicos aos alunos ou a qualquer outro membro da comunidade educativa;

r) Não utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, equipamentos, programas ou
aplicações informáticas, nos locais onde decorram aulas ou outras atividades formativas ou reuniões de órgãos ou
estruturas da escola em que participe, exceto quando a utilização de qualquer dos meios acima referidos esteja
diretamente relacionada com as atividades a desenvolver e seja expressamente autorizada pelo professor ou pelo
responsável pela direção ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso;

s) Não captar sons ou imagens, designadamente, de atividades letivas e não letivas, sem autorização prévia
dos professores, dos responsáveis pela direção da escola ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso, bem
como, quando for o caso, de qualquer membro da comunidade escolar ou educativa cuja imagem possa, ainda que
involuntariamente, ficar registada;

t) Não difundir, na escola ou fora dela, nomeadamente, via Internet ou através de outros meios de comunicação,
sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização do diretor da escola;

u) Respeitar os direitos de autor e de propriedade intelectual;

v) Apresentar -se com vestuário que se revele adequado, em função da idade, à dignidade do espaço e à especificidade
das atividades escolares, no respeito pelas regras estabelecidas na escola;

x) Reparar os danos por si causados a qualquer membro da comunidade educativa ou em equipamentos ou instalações
da escola ou outras onde decorram quaisquer atividades decorrentes da vida escolar e, não sendo possível ou
suficiente a reparação, indemnizar os lesados relativamente aos prejuízos causados.

O retirar do chapéu acontece por uma questão de respeito. Quer quando se cumprimenta alguém, quer quando se entra num local fechado (respeito pelo dono da casa, pela instituição, pelo local de culto, etc).

Um bem haja. É que dizer que é má educação porque sim.

Em relação ao negrito, não concordo a 100% porque se faz parte do vestuário de cada um, não estamos num regime de ditadura em termos visuais. Agora como referi, falar com alguém de óculos escuro, acho estranho. Em relação ao chapéu, na minha ideologia não me afecta nem acho desrespeitoso [;)]

Um bem haja. É que dizer que é má educação porque sim.

Em relação ao negrito, não concordo a 100% porque se faz parte do vestuário de cada um, não estamos num regime de ditadura em termos visuais. Agora como referi, falar com alguém de óculos escuro, acho estranho. Em relação ao chapéu, na minha ideologia não me afecta nem acho desrespeitoso [;)]

A vantagem de haver regras, é uniformizar critérios.

A ti não te incomoda o chapéu a outros os óculos escuros, com o calor havaianas dão jeito, alguns acharão legitimo utilizar fones na aula e para muitos trocar uns SMS também não chateia ninguém.

No final cada um faz o que quer e como bom-senso é um "bem" que não abunda o resultado é o conhecido.

Regras, imposição de regras, desciplina, respeito !

Eu acho que em sinal de respeito os alunos se deviam levantar quando o professor entra na aula, era um gesto bonito e cultivava uma actitude respeitosa e de reverencia que faria bem a ambas as partes.

A minha opinião é que os bonés e carapuços ou (meter o carapuço por cima do boné ) é um jeito que com as novas regras e novo estatuto está proibido , bem como o uso abusivo dos smartphones e iphones ipad , sony psp e outras modernices que levaram o ensino ao caos de hoje em dia.As gravações filmagens e fotos também são proibidas
A disciplina e respeito é para ser cumprida também porque vai ser a doer com os exames obrigatorios desde a primária 1º ciclo.

Last edited:
Bem, eu sou o primeiro a defender que existam regras de bom comportamento e respeito dentro de uma sala da aulas, mas objectivamente não consigo perceber em que é que um chapéu constitui uma falta de respeito ou de boa educação. Se usado como um acessório de moda, sem criar situações de, por exemplo, limitação do campo de visão, qual o fundamento para a sua proibição?

Acho muito bem, se houvesse o minimo de educação em casa este tema nem estava para ser debatido.
Bonés ou oculos e de sol dentro da sala, não é permitido, cuja as suas funções é proteger do sol, e onde há telhado é desnecessario.

E eu a pensar que isso ja nao era permitido a muito tempo, pensava que era logico que quando se entra numa sala de aula tira se o bone,chapeu ou o kk seja..nunca vi ninguem na saula de aula de bone mas pronto devia ser so nas minhas aulas.. educacao é coisa que pouco existe neste pais..

Em casa tambem devem andar de oculos escuros, boné e até devem por os pés em cima das cadeiras/mesas.

Haja educação, classe e respeito. Coisas que parecem faltar cada vez mais na nossa sociedade.

A lei do novo estatuto foi alterada com um proposito que é dar mais autoridade aos professores e impor disciplina com mais trabalho.

A ti não te incomoda o chapéu a outros os óculos escuros, com o calor havaianas dão jeito, alguns acharão legitimo utilizar fones na aula e para muitos trocar uns SMS também não chateia ninguém.

No final cada um faz o que quer e como bom-senso é um "bem" que não abunda o resultado é o conhecido.

Eu acho que em sinal de respeito os alunos se deviam levantar quando o professor entra na aula, era um gesto bonito e cultivava uma actitude respeitosa e de reverencia que faria bem a ambas as partes.

Referia-me fora de salas de aula [;)]

Eu acho bem.

Não vem mal ao mundo por isso e o respeito e regras têm de se incutir nas crianças.
É mais pelo conceito de regra e não tanto por ser o chapéu ou outra coisa qq.

e ja agora uma venia e ir beijar lhe a mao,nao!?!?!?

Então já não posso entrar dentro de um sala de exame em pleno verão com um casaco vestido? Ao ponto que isto chegou

tenho 23 anos, passei por 3 escolas e em todas não era permitido usar chapéu dentro das salas e nunca vi ninguém reclamar por isso.

Back