Lidar com reclamações - Ajuda!

GaLLardO

New member
Preciso de uma ajudinha aqui de alguém entendido na matéria. Os pais da minha namorada são proprietários de um restaurante e responsaveis trabalhadores do mesmo.Em certos dias da semana este restaurante tem uma grande afluencia de clientes, e então é iniciada uma lista de espera, de modo a ter melhor controlo da clientela.
Os proprietários são pessoas simples e de leis direitos e deveres dos cidadãos não percebem muito, e eu então venho aqui pedir a vossa ajuda.Vou então contar o que aconteceu.
na passada sexta feira um casal (40º na fila de espera) fez uma reclamação pois afirmam que houve um grupo de individuos(39º lugar na lista de espera) que passou a frente deles na lista de espera...coisa que ao ser observada alista de espera confirma-se que isso nao aconteceu. a reclamação iniciou porque os clientes(40º), viram uma rapariga pertencente ao grupo (39º) cumprimentar um rapaz que la trabalha e ter dito que ia la almoçar com um grupo de amigos. a rapariga disse o nome dos colegas e de facto la estavam eles no 39º lugar na lista de espera.
Ora e então o casal quando reclamou inventou tudo e mais alguma coisa, aquilo com uns pózinhos até dava um livro best-seller.
A mae da minha namorada pediume entao ajuda pois amanha tem de se apresentar na entidade competente com a reclamação e não sabe muito bem o que fazer.
que procedimentos ter? levar a lista de espera como prova? tambem ficou com contactos dos clientes que estavam la na altura, incluindo os da 39º grupo como testemunha.

Espera e guarda essa "lista de espera", que, em princípio, se agiram bem, não deverão ter problemas!

x2. entro logo em stress!
40 lugares em fila de espera é um abuso!

Abuso por parte de quem?? Não entendi.

Quanto ao tópico, convém guardar a lista e apresentar algumas testemunhas.

No entanto coloco-vos uma questão:
Tendo em conta uma lista de espera, vamos supor que em 10º está um casal e em 11º um grupo de 6 pessoas. Entretanto, fica livre uma mesa de 2 lugares. O que fazer? Avançar com o casal ou esperar que outras mesas fiquem livres para o grupo de 6?

Na minha opinião avança o casal.

O contrário também se pode verificar, normalmente, não se senta um casal numa mesa de 6 lugares.

Nestas coisas deve imperar sempre o bom senso. Sempre.

Porque a reclamação desses srs. não vai levar a nada, excepto perda de tempo.

Agora se esse restaurante consegue ter uma lista de 40 mesas (não são pessoas), então ou o restaurante é muita bom ou é o único no raio de 50km....

Que os pais da tua garota não se incomodem com isto. Quem está na fila em 40º lugar, tem de arranjar modo de se entreter...

40 grupos à espera... Porra!! [:cool:]

Em primeiro lugar deveria ler bem o livro de reclamações para saber como agir e como se processam as coisas. Depois saber que tem 5 dias úteis para enviar a folha de reclamação original do livro de reclamações à entidade competente (restaurantes - ASAE; transportes - DGTTF, por exemplo). Deve redigir uma justificação a apresentar com a queixa, logicamente que não vai levar o papel que tinha no bolso de trás das calças a dizer que o toni tava em 40º...
Acima de tudo contacta com a autoridade competente para saberes o que tens a fazer, aqui no fórum a informação pode não ser a mais exacta. Existem linhas telefónicas, delegações, etc.

a lista das reservas, mesmo que seja feita à mão, serve sempre de possível prova.

sim, tens 5 dias pra apresentar a "defesa" do caso.

Abuso por parte de quem?? Não entendi.

Quanto ao tópico, convém guardar a lista e apresentar algumas testemunhas.

No entanto coloco-vos uma questão:
Tendo em conta uma lista de espera, vamos supor que em 10º está um casal e em 11º um grupo de 6 pessoas. Entretanto, fica livre uma mesa de 2 lugares. O que fazer? Avançar com o casal ou esperar que outras mesas fiquem livres para o grupo de 6?

Na minha opinião avança o casal.

O contrário também se pode verificar, normalmente, não se senta um casal numa mesa de 6 lugares.

No restaurante Pedra Alta em Vila do Conde, acontece exactamente isso... para além das senhas com os números é necessário informar quantas pessoas é que vão almoçar/jantar!

Se uma mesa com capacidade para 2 pessoas ficar livre... entra a primeira senha com pedido de mesa para duas pessoas... mesmo que para isso tenha de passar à frente de outra senha com número inferior mas com mais pessoas

No restaurante Pedra Alta em Vila do Conde, acontece exactamente isso... para além das senhas com os números é necessário informar quantas pessoas é que vão almoçar/jantar!

Se uma mesa com capacidade para 2 pessoas ficar livre... entra a primeira senha com pedido de mesa para duas pessoas... mesmo que para isso tenha de passar à frente de outra senha com número inferior mas com mais pessoas

Pois exactamente, é o que acho.
E pode ter sido essa a situação.

PS: Conheço esse em VConde, embora nunca lá tenho ido. Come-se bem lá?

Isso por um lado é bonito, mas por outro é complcado.

Pq é dificil arranjar uma mesa de 6 ou 8 num restaurante sem ser a juntar mesas mais pequenas.

E se sempre se estiver a encher as mesas pequenas, nunca se vai arranjar uma grande.

Mas o problema mais grave foi o que me aconteceu.

Era o 1º da Lista, eramos 2! O 2º e o 3º da Lista eram tb dois casais, e o 4º da lista eram 4!

Vagou uma mesa mais larga que dava para 4 pessoas.

Então a gerente chamou o 4º da lista, pq disse que não queria desperdiçar 2 lugares dando a mesa a um dos outros.

Esta situação acho inadmissivel, por acaso não pedi o livro de reclamações, pq depois de reclamar verbalmente acabou por ser rápido. Mas hoje arrependo-me de não o ter feito. Até pq era um restaurante de qualidade e não um autocarro da carris para encher ao máximo.

Não consigo esperar numa fila para ser atendido. Prefiro restaurantes com reservas horárias. Ao menos para esperar, espero em casa [;)] Então 40 lugares... safa.. o restaurante deve ser muito bom!!!

Back