Ligar 2 reguas de diferenciais - Electricidade

GJP

New member
Boas...

andam sempre electricistas pelo forum e pode ser que me dêm uma ajuda na coisa...

preciso de ligar 2 diferenciais de bipolares entre si e lgo se passa que um deles está sempre a disparar, coisa que não acontecia antes de eu ter tirado aquele quadro para por este mais recente. não vi como os diferenciais estavam ligados entre si. [8b]

creio que o problema está a nível dos neutros.

alguém que ajude esta alma? [:D]

"Ligar 2 diferenciais de bipolares entre si" é expressão que não faz sentido nenhum. Vais mesmo ter que te expressar melhor... :)

clioII, é simples...

tenho a energia a chegar da rede e preciso de derivar para 2 réguas de disjuntores. cada régua tem um disjuntor independente

Monofásico? Trifásico? As terras estão bem ligadas? Qual é a corrente de defeito de cada diferencial?

Monofásico? Trifásico? As terras estão bem ligadas? Qual é a corrente de defeito de cada diferencial?

as terras espero bem que sim [:D], pelo menos as tomadas funcionavam todas normalmente

monofásico
corrente: 230V

diferenciais Iguais de 40A 300mA

Normalmente os diferenciais têm um terminal específico para o neutro e outro específico para a fase. Isto tem que ser assim porque o diferencial precisa de medir a diferença de corrente entre os dois fios (fase e neutro) mas, quando dispara, abre apenas a fase (por questões de segurança).

Verifica bem qual é o terminal para o neutro (N) e para a fase em cada um dos diferenciais.

Também pode acontecer teres um defeito na instalação (fuga para a terra) que no quadro antigo não se notava (por avaria, talvez).
Para despistar isto: põe na posição de desligado todos os disjuntores das tais réguas. Depois liga os diferenciais e liga os disjuntores menores um por um, devagar. Se ao manobrar um dos disjuntores pequenos disparar o diferencial respectivo, quer dizer que tens avaria na parte da instalação protegida por esse disjuntor pequeno.

EDIT: vê também se tens todos os fios descarnados em comprimento suficiente e bem apertados na zona de cobre exposto. Uma terra ou um neutro mal ligados ("flutuantes") costumam dar problemas estranhos.

o quadro antigo para este o que muda é apenas a ligação aos diferenciais!

pq os disjuntores são os mesmos ... e estava tudo bem

acho que é mesmo um problema de neutros!

vou rever

mais ninguém?

Tudo o que o Clio disse está correcto...

Se reverificaste tudo e visualmente estava correcto, podes usar um multímetro para verificar as continuidades. Usa um alicate amperímetro nas terras.

Além do que o ClioII disse para o despiste de defeito num dos circuitos, para despistar se é o diferencial que falha, experimenta trocar os dois diferenciais de posição (já que são iguais, mudas um pelo outro).

Mais do que isso, "mandar palpites" sem ver o quadro/instalação é mais difícil. Só se quiseres experimentar tirar uma foto ao quadro sem os painéis a tapar, em que sejam visíveis as ligações, para tentar descorinar alguma ligação incorreta.

fui rever alguns pontos...

se fizer shunt no 2º diferencial para só por um operacional fica tudo ok e fizer ao contrário, idem...

problema semi resolvido!

estava a ligar os neutros todos à mesma régua de neutros em vez de dividir por duas réguas.

amanha vou colocar numa outra régua a ver como fica... mas à partida está tudo bem!

Sim, isso dá asneira garantida! Tens mesmo de separar por dois barramentos de neutros se tens dois diferenciais diferentes!

Sim, isso dá asneira garantida! Tens mesmo de separar por dois barramentos de neutros se tens dois diferenciais diferentes!

Eu penso que não estou a dizer nenhuma asneira, mas o neutro é só um que entra em casa por isso penso que um barramento unico para o neutro chega. Pelo que ouvi o quadro é só um, o user que abriu o tópico é que resolveu criar dois circuitos independentes, o diferencial tambem pode ter alguma avaria.

Back