Ligar colunas à TV

TiagoMachado

New member
Encomendei uma Samsung u32eh5300, a qual tencionava ligar umas colunas ("de PC") Logitech (um 2.1) - cuja unica ligação é o 3.5mm/jack.

Lembrei-me de vir as opções de conectividade de TV, e parece que não tem a entrada de "phones" (como é que é possível...), tem uma série de ligações IN, mas OUT só tem a opção "optica".

Há alguma coisa que eu possa fazer?

Calma na conclusão [;)] O primeiro cabo não serve porque o user não referiu que a televisão tem uma saída de audio RCA.

O segundo não serve porque é um cabo óptico... mesmo que uma das pontas seja mini-toslink que é igual a um jack 3,5mm de audio analógico, não é a mesma coisa, continua a ser um sinal óptico e as colunas do user não são "ópticas".

Fui pesquisar ao Google pela TV, pois realmente acho muito estranho que uma TV não tenha saída para phones, e apesar de os resultados para esse modelo serem sempre chinesices (literalmente), acabei por dar com este fórum:

menghubungkan Led Tv ke Home theater | Kaskus - The Largest Indonesian Community

Que mostra esta imagem como sendo de uma TV desse modelo:

807705_20121213101913.jpg

E está lá escarrapachado um símbolo de phones. E se assim for, aparentemente o problema está na verdade resolvido antes de chegar a existir. É só ligar lá as colunas directamente.

Last edited:
Eu tenho uma samsung sem entrada de jack 3.5, nem qualquer outra entrada de Phones. (Diga-se que esta falha é lamentável)

Tem entrada RCA e penso que é impossível não terem esta entrada!

Calma na conclusão [;)] O primeiro cabo não serve porque o user não referiu que a televisão tem uma saída de audio RCA.

O segundo não serve porque é um cabo óptico... mesmo que uma das pontas seja mini-toslink que é igual a um jack 3,5mm de audio analógico, não é a mesma coisa, continua a ser um sinal óptico e as colunas do user não são "ópticas".

Fui pesquisar ao Google pela TV, pois realmente acho muito estranho que uma TV não tenha saída para phones, e apesar de os resultados para esse modelo serem sempre chinesices (literalmente), acabei por dar com este fórum:

menghubungkan Led Tv ke Home theater | Kaskus - The Largest Indonesian Community

Que mostra esta imagem como sendo de uma TV desse modelo:

E está lá escarrapachado um símbolo de phones. E se assim for, aparentemente o problema está na verdade resolvido antes de chegar a existir. É só ligar lá as colunas directamente.

Efectivamente consultei a informação errada num "qualquer" site não oficial e precipitei-me. De qualquer das formas tenho uma LG de 42" lá em casa, que efectivamente sofre dessa situação, e "já que aqui estamos", gostaria de o saber resolver :)

Creio que o cabo RCA que é indicado não resolve o problema, porque o RCA da TV em questão é apenas IN. De OUT, existe apenas e só o digital/entrada óptica.

Não sei se existe, se tenho razão, ou se faz sequer sentido, mas parece-me que a unica solução para um problema desta natureza é a eventual existência de um cabo Jack (fêmea) -> Toslink (Macho).

O que acham?

Agradeço bastante as vossas respostas e ajuda já prestada :)

Nem imaginam o tempo que perdi a procura de uma treta dessas. Enfim, obrigado!

Em principio vou mandar vir isso, mas mesmo para a Samsung 5300. É que o output do Jack da TV é muito fraquinho, tenho de colocar as colunas no máximo - será que melhora se o output vier da saída óptica?

Acredito claramente que sim. a saída óptica é a saída de excelência para ligações aos sistemas de som.

a PS3 por exemplo também tem entrada cabo óptico que poderá também ser usado.

Pessoal, não dá para converter um sinal óptico num sinal eléctrico por meio de cabos/adaptadores simples como esse. É preciso muita electrónica, o sinal óptico tem que ser lido, descodificado e depois convertido em sinal eléctrico. Isso não funciona para o efeito, 100% garantido. Se quiseres lê este >link< com o mesmo produto, atenta à melhor descrição (ênfase para a parte em que menciona SPDIF), e aos comments nas reviews.

Esse adaptador mostrado converte plugs ópticos de tamanhos diferentes, mantendo o mesmo sinal óptico. É efectivamente inútil se o que pretendes é ligar a um set de colunas "de PC".

Agora, eu duvido muito é que exista uma TV apenas com audio out óptico. Podes deixar a designação do modelo?

Pessoal, não dá para converter um sinal óptico num sinal eléctrico por meio de cabos/adaptadores simples como esse. É preciso muita electrónica, o sinal óptico tem que ser lido, descodificado e depois convertido em sinal eléctrico. Isso não funciona para o efeito, 100% garantido. Se quiseres lê este >link< com o mesmo produto, atenta à melhor descrição (ênfase para a parte em que menciona SPDIF), e aos comments nas reviews.

Esse adaptador mostrado converte plugs ópticos de tamanhos diferentes, mantendo o mesmo sinal óptico. É efectivamente inútil se o que pretendes é ligar a um set de colunas "de PC".

Agora, eu duvido muito é que exista uma TV apenas com audio out óptico. Podes deixar a designação do modelo?

Quando tiver oportunidade indico-te.

Conclusão, nada a fazer relativamente ao audio da 5300..

Back