Levantou dois metros, ficou no ar durante 20 segundos, a abanar, sem passageiros, sem carga, em condições climatéricas favoráveis, de certeza escolhidas a dedo, e provavelmente num dia sem vento.
Não digo que a aviação elétrica não seja o futuro, mas não deverá ser um futuro demasiado próximo. Pelo menos não para a aviação comercial. Não é só o avião ficar no ar uns segundos. É necessário ser rápido (o que este não é), ter capacidade para um número elevado de passageiros (o que este não tem), ter capacidade para uma elevada quantidade de carga (o que este não tem), e também não seria mau ter capacidade de percorrer um elevado número de milhas sem ser necessário aterrar constantemente para abastecer, neste caso recarregar.
Claramente o objectivo deste Lilium não é substituir um Airbus ou um Boeing de 180 passageiros, eles próprios descrevem-no como um "air taxi", mas também é por isso que, a meu ver, no seu estado actual, não é o futuro da aviação. Nada impede que não desenvolvam depois um modelo diferente, maior, com capacidades e autonomia superior. Mas se este Lilium está planeado para 2025, um supostamente maior não existirá antes de 2030.
Mas querias que o primeiro voo fosse a travessia do atlântico? :sh)
Tem calma rapaz, um passo de cada vez.
Nem tanto... Mas para lhe chamar voo experimental, acho que devia incluir alguma deslocação horizontal.
Acho que já vi gajos a peidar-se e subir mais alto.[]
Nem tanto... Mas para lhe chamar voo experimental, acho que devia incluir alguma deslocação horizontal.
Acho que já vi gajos a peidar-se e subir mais alto.[]
Sim, a demonstração foi tudo menos espectacular, mas para quem lançou a ideia em 2017 e tem pelo menos um protótipo em 2019, não é mau.
Volto a relembrar toda a história do telemóvel; ninguém estava à espera de um iPhone no início, há que começar em passos pequenos.
300 km e 300 km/h não impressionam, mas é assim que se evolve, em passos. []
É uma empresa que provavelmente precisa de reunir capital, e precisa de fazer isto para os venture capitals. Ao menos é uma carcaça que mostra-se viável, porque levantar dos 0 aos 3 metros é incomparavelmente mais difícil do que levantar dos 3 aos 300 metros.Eu sei que tem de se começar em algum lado. Mas o que se viu nesse vídeo (e explorando o site, não se tem nada de mais) é pouco mais que zero. É uma carcaça com umas ventoínhas e um algoritmo de controlo que nem precisa de ser muito avançado.
Não concordo. Acho que há toneladas de desafios em conseguir um avião viável só em energia elétrica, e acho que o grande desafio que é ter um proof-of-concept foi conseguido há dias.No dia em que conseguirem subir para aí uns 200-300 metros, será um passo mais gigantesco que este. Quanto mais longe do chão, mais difícil.
Não me parece um problema. Aviões são pesados, e há ainda o típico problema do peso das baterias vs energia que disponibiliza, como tal esse é um grande problema de engenharia que parece mais relevante do que os 500 ou 600 kg de carga que devem ser "peaners"Quando passarem de um simples deslocamento vertical para movimento horizontal, será o passo maior.
Quando lhe meterem mais 500 ou 600 kg em cima e fizeres o passo anterior, fica só a faltar a parte da segurança aérea (fiabillidade e legislação). Coisa pouca, que se resolve nuns meses.
O meu palpite é que pura e simplesmente, não será possível tal coisa antes de 2030. E duvido mesmo que venha a ser possível, pelo menos sem um desenvolvimento gigante em densidade energética de baterias (Wh/kg).
Podem criticar muita coisa, que é um estado embrionário, que o video de promoção está demasiado "crowdfunding" style, que a densidade das baterias actual não torna a coisa viável etc.
Mas criticar um proof of concept... é útil porquê ?! A utilidade do protótipo é mesmo ver a viabilidade da coisa.
Se todos criticassem de cruz tudo antes da nascença não teríamos metade do desenvolvimento tecnológico actual.
Mas que abana muito? Já viram algum avião de propulsão vertical não abanar !? eu não
Dizer que um drone faria melhor o "hover" é como dizer que um carro é mais estável que uma moto. São coisas distintas.
A física do armazenamento de energia não irá permitir grandes voos, quanto muito será assente em geração de energia usado combustível em fuel cells.
Seja com baterias ou fuel cells será sempre com motores eléctricos. E os motores eléctricos são melhores do que qualquer outro tipo de motor. É só uma questão de tempo até os aviões também serem eléctricos.