Linkedin

A ideia LinkedIn é dares a conhecer as tuas competências a potênciais empregadores. Se tu adicionares só pessoas que já conheces, diz-me lá por favor qual é o valor de teres LI...? É zero.

Se as pessoas já te conhecem, devem saber à partida o teu valor e as tuas competências correto?

Não achas que faz mais sentido um empregador que ande à procura do tipo certo para um determinado cargo poder ter-te na rede de contactos dele, analisar o teu perfil, e poder falar contigo? Se só aceitas quem conheces não precisas de ter LI.

É um like.

Concordo. É um ponto de vista que não me tinha ocorrido. Ainda estou com a formatação do Facebook.

Pelo que vejo, e principalmente na europa, o research é tipicamente feito por headhunters (tipos que ganham comissão por referenciar), e há muitos headhunters focados em áreas específicas. Esses praticamente "vivem" do linkedin.

As empresas já começaram a perceber que se querem gente boa e especializada, tem que ir à procura, e não esperar que eles venham preencher o formulário ultra-complicado que tem na página deles, isto se conseguirem sequer encontrar o anúncio da vaga no meio de centenas ou milhares de vagas.

Agora, obviamente que tudo depende do mercado, e da oferta/procura.

Por cá e nomeadamente nas empresas de maior dimensão e cultura organizacional moderna, já pouco ou nada contratam sem a intervenção dos headhunters, que funcionam pela cadeia de ligação ao sector alvo.O Linkedin é um dos canais de research como dizes mas ainda pouco fértil e eficiente.

O networking para funções de TI, TIC, Finanças e cargos de confiança continuam na preferencia dos empregadores.

A ideia LinkedIn é dares a conhecer as tuas competências a potênciais empregadores. Se tu adicionares só pessoas que já conheces, diz-me lá por favor qual é o valor de teres LI...? É zero.

Se as pessoas já te conhecem, devem saber à partida o teu valor e as tuas competências correto?

Não achas que faz mais sentido um empregador que ande à procura do tipo certo para um determinado cargo poder ter-te na rede de contactos dele, analisar o teu perfil, e poder falar contigo? Se só aceitas quem conheces não precisas de ter LI.

Na minha rede de contactos tenho efectivamente só pessoas com quem lidei profissionalmente porque só estas é que me dão referências e me dão a conhecer igualmente os seus respectivos contactos, que estão quase sempre na mesma área que a minha.

Não tenho interesse em aumentar a minha lista de contactos adicionando elementos que não conheço de lado nenhum. Percebo perfeitamente o seu papel mas não tenho vontade de pertencer a uma lista só para fazer número.

Adiciono sim e mantenho contacto com toda a gente que profissionalmente a uma dada altura possa cruzar-se comigo futuramente. Pelo menos é para essa expectativa que giro o meu linkedin.

Mas os empregadores conseguem ver, através de triagem de competências, o teu perfil, que é público. Se necessário conseguem contactar-te. Posso-te dizer que já fui a uma entrevista graças a pesquisarem o meu perfil no LI. Era uma empresa de RH, viram o perfil (trabalhei muito o perfil, está "Perfil Campeão" de momento, embora tenha descurado a manutenção), mandaram mensagem de contacto e nem tenho a certeza mas acho que não foi necessário pedirem para entrar na rede de contactos.

Eu quando vejo alguém que tem +500 contactos, não posso crer que a rede de relacionamentos profissionais do LI dessa pessoa seja séria. Só se for um Mário Ferreira ou um empresário muito conhecido.

Edit: fui verificar e não foi necessário a tal empresa entrar na minha rede. Outra coisa que notei foi a eterna confusão entre página de empresa e página de uma pessoa que é feita com o nome da empresa.

Última edição:
Mas os empregadores conseguem ver, através de triagem de competências, o teu perfil, que é público. Se necessário conseguem contactar-te. Posso-te dizer que já fui a uma entrevista graças a pesquisarem o meu perfil no LI. Era uma empresa de RH, viram o perfil, mandaram mensagem de contacto e nem tenho a certeza mas acho que não foi necessário pedirem para entrar na rede de contactos.

Eu quando vejo alguém que tem +500 contactos, não posso crer que a rede de relacionamentos profissionais do LI dessa pessoa seja séria. Só se for um Mário Ferreira ou um empresário muito conhecido.

Eu tenho cerca de 200 ligacoes, mas de certeza que há gente com 500 e que sao contactos relevantes. Uma pessoa nao está sempre no mesmo sítio...

Boa tarde. Eu só actualizei decentemente o meu perfil a semana passada. Eu sei que sou pré-histórico. :sh)

Mas digam-me lá uma coisa, por favor: como é que é o conceito disto para solicitar "amizade" ou aceitar pedidos? Eu estou habituado ao conceito do Facebook, onde só aceito amigos ou pessoas próximas. Não meto lá toda a gente. E no LinkedIn? É quanto mais, melhor? Um exemplo, aparecem-me inúmeros professores de faculdade. Eu conheço-os, certamente eles não me conhecem a mim. Devo solicitar-lhes "amizade"? Fica mal? Outra situação: recebo muitos convites para amizade de pessoas que eu não conheço, mas que vejo no perfil delas que ou são da área de HR ou têm ligações com pessoas que trabalham comigo. É para aceitar sempre?

De uma forma genérica a dúvida é: quem deve fazer parte da minha network? Apenas pessoas que conheço pessoalmente e com quem me relaciono? Pessoas com quem me relacionei no passado? Desconhecidos, mas que possam indirectamente ter alguma ligação comigo? Ou todos e quantos mais melhor?
Quantos mais melhor basicamente.

Tu no Linkedin não tens de fazer quase nada, crias o teu perfil, metes lá as tuas competencias e depois é esperar [:D].

Em Portugal nunca consegui expandir muito a rede, muito pela situação do país (principalmente para quem é jovem), aqui no Reino Unido faço o mesmo trabalho (IT) e estou constantemente a ser abordado por recruiters e afins no Linkedin, são mesmo muitos pedidos por mês. Uso isto basicamente como base de dados de emprego, raramente lá vou mas recebo as mensagens pessoais no email, se algum dia quiser procurar alternativas vou primeiro ao Linkedin...

Já vi que serve também para meter "pressão" no teu actual empregador, pelo menos aqui. Já soube que os recursos humanos da empresa onde estou já tiveram conversas com o meu chefe sobre eu ter muitos contactos com recrutadores no Linkedin [:)], já cá estou há quase 2 anos e não penso sair, mas gosto de ter opções e o Linkedin nisso ajuda muito...

Eu não conheço mais de metade da minha lista de contactos... Mas aquilo +ara mim não é um Facebook, quero lá saber quem tenho na lista, pode estar ali uma boa oportunidade profissional. A maioria são recrutadores, colegas e ex colegas, alguns perdidos...

Última edição:
Eu tenho cerca de 200 ligacoes, mas de certeza que há gente com 500 e que sao contactos relevantes. Uma pessoa nao está sempre no mesmo sítio...

Não duvido, principalmente comerciais. Mas claro que se eu fosse adicionar cada pessoa que me contacta a tentar vender isto ou aquilo e a marcar reuniões para apresentar o serviço da de uma empresa, pessoas essas com as quais não é estabelecida uma relação profissional, não me chegavam 500 nem 1000... é uma questão de equilíbrio.

Quantos mais melhor basicamente.

Tu no Linkedin não tens de fazer quase nada, crias o teu perfil, metes lá as tuas competencias e depois é esperar [:D].

Em Portugal nunca consegui expandir muito a rede, muito pela situação do país (principalmente para quem é jovem), aqui no Reino Unido faço o mesmo trabalho (IT) e estou constantemente a ser abordado por recruiters e afins no Linkedin, são mesmo muitos pedidos por mês. Uso isto basicamente como base de dados de emprego, raramente lá vou mas recebo as mensagens pessoais no email, se algum dia quiser procurar alternativas vou primeiro ao Linkedin...

Já vi que serve também para meter "pressão" no teu actual empregador, pelo menos aqui. Já soube que os recursos humanos da empresa onde estou já tiveram conversas com o meu chefe sobre eu ter muitos contactos com recrutadores no Linkedin [:)], já cá estou há quase 2 anos e não penso sair, mas gosto de ter opções e o Linkedin nisso ajuda muito...

Eu não conheço mais de metade da minha lista de contactos... Mas aquilo +ara mim não é um Facebook, quero lá saber quem tenho na lista, pode estar ali uma boa oportunidade profissional. A maioria são recrutadores, colegas e ex colegas, alguns perdidos...

Que diferença de cá. :(

Ah, e outra coisa:

Os convites devem ser enviados apenas às pessoas que você conhece pessoalmente.

O LinkedIn valoriza a privacidade de seus usuários e responde às reclamações de convites indesejados.

Última edição:
Não duvido, principalmente comerciais. Mas claro que se eu fosse adicionar cada pessoa que me contacta a tentar vender isto ou aquilo e a marcar reuniões para apresentar o serviço da de uma empresa, pessoas essas com as quais não é estabelecida uma relação profissional, não me chegavam 500 nem 1000... é uma questão de equilíbrio.

Nao sao comerciais. Facilmente arranjas umas centenas de contactos. Claro que se estiveres sempre a trabalhar no mesmo lugar a rede dificilmente vai aumentar muito.

Boas, criei o meu perfil de LinkedIn aqui há dias e ainda estou a descobrir como usar a plataforma.
Imaginemos que eu quero ter alguma informação de uma determinada empresa... há alguma maneira de mandar mensagem para lá?

Voltar
Superior