Liquidação de crédito automóvel

mrtins839l

New member
Olá,

Fiz recentemente a liquidação total do meu crédito automóvel.
Sei que a entidade de crédito consta no livrete. Existe mais alguma situação com que tenha de me preocupar e pedir para passar para meu nome?

Tens que pedir a extinção da reserva de propriedade e penso que há um valor a pagar, por norma está no contrato

Olá,

Fiz recentemente a liquidação total do meu crédito automóvel.
Sei que a entidade de crédito consta no livrete. Existe mais alguma situação com que tenha de me preocupar e pedir para passar para meu nome?

Tens que aguardar que a credora te mande a documentação para poderes mudar o registo. Tens que pagar novo registo.

Tens que aguardar que a credora te mande a documentação para poderes mudar o registo. Tens que pagar novo registo.
Não tenho a certeza mas penso que a financeira por si só não toma a iniciativa, a extinção tem de ser pedida pelo menos foi o que me disseram
Mas é ligar para lá e perguntar eles melhor que ninguém sabem

Pois, também não sei se a financeira toma a iniciativa.
Por isso, já enviei comprovativo de pagamento e pedi para me indicarem como proceder para extinguir a reserva de propriedade.

Last edited:

Qual o custo?

Segundo o primeiro link relevante que encontrei (Deco) online será de 55,30 euros.

55€ por um papel...

Qual o custo?

Segundo o primeiro link relevante que encontrei (Deco) online será de 55,30 euros.

55€ por um papel...
Eu paguei um há uns 2 anos, e sim o novo registo custa valores dessa ordem.
Eu fui a uma loja do cidadão. Sei que também achei caro.

Estou nesse processo também. Liquidei o que faltava e agora tenho de receber um papel a comprovar que o carro está pago e de seguida receber outro papel para mudar o DUA para o meu nome. Só pago mesmo a mudança do nome do DUA. Pouco menos de 30 euros.

Encontrei agora isto. Se for assim torna-se chato. Não conheço nenhum advogado, notário ou solicitador, pelo trabalho e custo, se calhar fica melhor ir a uma conservatória.

Pode alterar os documentos quando se extingue a reserva de propriedade

Para alterar o DUA/certificado de matrícula devido à extinção da reserva de propriedade sobre o veículo, precisa de apresentar o documento da entidade de crédito que comprova a extinção da reserva.

Se este pedido for feito através da internet, os documentos digitalizados têm de ser depositados por um advogado, um notário ou um solicitador. No entanto, se a pessoa que faz o pedido for a mesma que tem a reserva de propriedade, não é preciso digitalizar nem apresentar o documento que comprova a extinção da reserva.

Agora encontrei este preço:
O custo do pedido de alteração dos dados do DUA é de 29,80 euros caso seja feito online e de 35 euros se optar por pedir presencialmente.

Pode ainda ter de pagar pela emissão do documento do banco que comprova a extinção da reserva de propriedade automóvel, sendo que o montante cobrado dependerá da instituição financeira em questão.

Last edited:
Bem, encontrei aqui no fórum a resposta... e acho que é o que vou fazer

https://forum.motorguia.net/forum-geral/134997-extincao-de-reserva-de-veiculo-automovel.html

[h=2][/h]
Só precisas do Modelo Único preenchido (pelo banco/financeira) e 32,5€ e ires a qualquer Loja do Cidadão ou Conservatória do Registo Automóvel (com os teus documentos e os do carro).

E ainda à 2 meses o fiz e não paguei absolutamente nada à financeira, só tive foi que esperar 1,5 meses para chegar o papel a casa.​

Bem, encontrei aqui no fórum a resposta... e acho que é o que vou fazer

https://forum.motorguia.net/forum-geral/134997-extincao-de-reserva-de-veiculo-automovel.html
Não há uma regra escrita penso eu para estas situações, varia muito de financeira para financeira
A Maria ainda há pouco tempo comprou carro e no contrato vem lá que tem de pagar no final do crédito a volta de 100€ para a extinção de reserva de propriedade
E aquilo que informaram foi que tem de ser pedida, mas como disse podem não ser todas iguais

Não há uma regra escrita penso eu para estas situações, varia muito de financeira para financeira
A Maria ainda há pouco tempo comprou carro e no contrato vem lá que tem de pagar no final do crédito a volta de 100€ para a extinção de reserva de propriedade
E aquilo que informaram foi que tem de ser pedida, mas como disse podem não ser todas iguais

Sim mas o que vi segundo esse tópico:

Eles fornecem um serviço em que tratam da extinção da reserva, esses 100€, ou então simplesmente enviam o documento para ti e depois tu tratas, que não tem custos o envio, e alterares são 0s 35€ que pus acima.
Mas vamos ver, ainda vai demorar umas semanas pelo que estou a ver a chegar o documento.

Bem, finalmente recebi o documento de extinção da reserva. Pela módica quantia de 250€ a financeira faz-me isso :confused:

Alguém sabe como está a situação das conservatórias? Já se consegue marcar? Aparentemente só temos 60 dias e a data do documento é de à quase 45 dias...

Se não conseguires marcar... vê com um advogado ou mesmo solicitador, que te fazem isso na hora.

Eles estão a aceitar marcações, podes é não conseguir em tempo útil devido a data do documento, mas faz como diz o nto se não conseguires um advogado ou solicitador trata disso

250? olha, há cerca de 15 anos, inocente ainda como era, paguei 150 também. nunca mais me apanham noutra... [:p]

se foi há 45 dias, não conta depois a data em que deu entrada o processo de mudança de registo? deve contar, pois o papel para chegar a casa terá tempo e deverá contar a data em que te deslocaste para fazer esse serviço, não quando recebes.

Mas eu não entendo também necessito de fazer a marcação mas alguém me sabe dizer onde e como posso marcar? É que só vejo opções sobre agendamento de cartões de cidadão e cartas de condução.

Eles estão a aceitar marcações, podes é não conseguir em tempo útil devido a data do documento, mas faz como diz o nto se não conseguires um advogado ou solicitador trata disso

Vi ontem o site, dizia que não dava para fazer marcações. E o serviço público é uma nódoa, tive de fazer uima marcação à uns dias para cartão de cidadão, uns não atendem, outros marcam para uma hora, mas não chegam a horas, enfim... De qualquer maneira já resolvi, falei com uma pessoa conhecida, que me indicou não sei se são solicitadores, o que são. Paguei 15€ a mais e está resolvido.

250? olha, há cerca de 15 anos, inocente ainda como era, paguei 150 também. nunca mais me apanham noutra... [:p]

se foi há 45 dias, não conta depois a data em que deu entrada o processo de mudança de registo? deve contar, pois o papel para chegar a casa terá tempo e deverá contar a data em que te deslocaste para fazer esse serviço, não quando recebes.

E tem de ser por carta e cheque lol nunca usei um cheque na minha vida. Não pode ser quando me desloquei para fazer o serviço porque agora não tenho de fazer mais nada, acho eu, ou tenho? Podia ser era de quando recebi mas eles sabem lá quando eu recebi.

Podes ir a https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnlineProd/ , que é a plataforma criada especificamente para tratar de assuntos relacionados com registos de propriedade automóvel.
Precisas:
Leitor de cartões (15-20€ na worten)
CC e carta com os codigos do CC
Plugin Autenticação.gov.pt instalado no computador

Não sei se dá para fazer a extinção de reserva de propriedade, eu fui lá para fazer um contrato verbal de compra e venda, é uma questão de ir lá ver, já faço update aqui ao post a dizer se dá ou não.
se der basicamente vais lá, inseres os dados que te forem pedidos, anexas a digitalização desses documentos que dizem que o carro tá pago, pagas os 29.80€ e depois é só esperar que algum IRN do país pegue no processo.

edit: O site permite realizar a extinção de reserva de propriedade, acabei de verificar.

Last edited:
Back