Líquido de arrefecimento além da marca Máximo...

Antau

New member
Amigos meus queixam-se de que põem no depósito do líquido de arrefecimento do motor mais produto do que é necessário, excedendo portanto a marca de máximo.

Que importância isto pode ter para o correcto funcionamento do carro?

Cumprimentos.[:cool:]

Pressão a mais no circuito, originando fugas e até rebentamento do vaso de expansão (caso verídico, já vi acontecer).

Pelo menos no meu carro, o próprio deposito do refrigerante tem um sistema que mesmo que se ponha liquido a mais,manda fora o liquido em excesso e assim mantem sempre no máximo, [;)]

mais como assim?
Nos meus anda sempre 1 cm acima do máximo; não manda nada fora e mantm-se sempre ali; no verão tende a baixar um pouco e reponho 1 vez por ano.
Agora se andar com mto mais gera pressão

Pelo menos no meu carro, o próprio deposito do refrigerante tem um sistema que mesmo que se ponha liquido a mais,manda fora o liquido em excesso e assim mantem sempre no máximo, [;)]

Que eu saiba, todos os sistemas de refrigeração de circuito fechado (com vaso de expansão) tem uma mangueira no topo do vaso que faz expulsar o excesso de liquido que possa haver.

O meu Clio, com 20 anos funciona assim.

Mas claro, posso estar enganado.

Eles não põem, as oficinas é que começaram a pôr. E eles queixaram-se às oficinas no momento de levantarem os carros. E o que lhes disseram foi que 1 cm a mais não era relevante... Ora eu acho que as marcas estão impressas no vaso para serem respeitadas. Aconselhei os meus amigos, ele, já a ir para velho, ela recém-encartada) a comprarem uma seringa e a retirarem o excesso de líquido. Fiz bem?[:D]

Eles não põem, as oficinas é que começaram a pôr. E eles queixaram-se às oficinas no momento de levantarem os carros. E o que lhes disseram foi que 1 cm a mais não era relevante... Ora eu acho que as marcas estão impressas no vaso para serem respeitadas. Aconselhei os meus amigos, ele, já a ir para velho, ela recém-encartada) a comprarem uma seringa e a retirarem o excesso de líquido. Fiz bem?[:D]

Também não me parece que 1cm faça a diferença. Isso até com uma palhinha se tira [:D]

Isso é quase a mesma coisa em vez de meteres 4 litros de óleo metas 3.9 ou 4.1. Não é por aí que alguém morre.

Mas claro, se puderem respeitar o que lá está, melhor ainda.

off-topic: a quantidade de liquido de refrigeração deve estar no máximo ou no mínimo?devemos medir com o motor frio ou quente?

P.S: desculpem o off-topic mas como o assunto é relacionado..

Cumps

Last edited:
off-topic: a quantidade de liquido de refrigeração deve estar no máximo ou no mínimo?devemos medir com o motor frio ou quente?

P.S: desculpem o off-topic mas como o assunto é relacionado..

Cumps

se exise um máximo e o mínimo,a quantidade deve-se encontrar entre esses 2...eu pessoalmente ponho sempre o mais perto do máximo possivel.

para medir acho que é indiferente, agora para acertar o nível é que convém ser sempre com o motor frio,porque com o motor tempo o líquido está com maior temperatura,logo com mais pressão,ao abrires a tampa do depósito o circuito despressuriza e o líquido tem tendência a expandir...ah,e nunca fazer isso com o motor a trabalhar, obviamente [;)]

O nível deve ser visto com o carro frio, para fazer uma leitura correcta. Há quem diga que no meio é que está a virtude.

Penso não estar enganado, pelo menos foi assim que estudei, mas os sistemas de refrigeração têm que ter sempre um respirador para estes casos.

Existem circuitos abertos e fechados de refrigeração.
Cá em casa tenho ambos os exemplos:

Saxo 1.1 gasolina por mais liquido que coloques, com a pressão ele expulsa o excesso. Esse mecanismo situa-se na própria tampa do radiador que tem uma borracha que sobe com a pressão fazendo sair pelo respiro logo ao lado o liquido existente (ou ar) a mais no circuito.

Focus 1.8 TdCi não expulsa coisa nenhuma pelo que convém nao ultrapassar o limite maximo. As diferenças de nível com ele a frio e a quente no reservatório são cerca de 1cm.

Também existem diferentes tipos de liquido de refrigeração consoante seja o circuito aberto ou fechado, mas colocar por engano não é o fim do mundo.
Espero ter sido util.

Last edited:
Agradeço as respostas de todos a todos. De facto, há carros que resolvem sozinhos o problema de um excesso de líquido de arrefecimento, e há carros em que o cuidado deve ser nosso. De qualquer modo, penso que as oficinas devem garantir o cumprimento estrito das especificações da marca, sob pena de não estarem a fazer um bom trabalho. E, passe a generalização, cada vez se trabalha pior nas oficinas, seja porque há uma grande rotação de mão-de-obra seja porque este espírito do deixa-andar se instalou entre nós.

Back