[Sociedade] Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica

Isso é a visão utópica das coisas que não tem nenhuma solução directa nem rápida.
Isso todos sabem, o ideal era menos carros a ir para "Lisboa". Simples.
Agora e resolver isso?
Porque não é só uma questão de transportes, é uma questão de habitação, de escola, de hospitais, está tudo interligado.

A Margem sul um pouco por causa do estigma da ponte e do trânsito, ainda é um local onde se compram casas a um preço relativamente mais justo. Na margem norte é preciso ir quase para o Cartaxo para ter preços semelhantes. Isso empurrou muita gente para o outro lado do rio, mas a grande maioria dos empregos continuam a ser na margem norte, pelo que essas pessoas todas têm de se deslocar.
E a ideia antiga de que um gajo trabalhava na mesma empresa a vida toda, e morada na mesma casa a vida toda e que havia escola "à porta de casa", já acabou há muito... As empresas mudam muito, os empregos mudam muito e as vidas mudam muito, com isso há cada vez mais trajectos a fazer no dia a dia, que muitas vezes não se coadunam com transportes públicos.
Claro que também há comodismo, sem dúvida, eu mesmo assumo isso. Mas parece que esse é o mal de todo o mundo, quando é uma parte mínima do problema.

Poderá haver algum comodismo sim.

Mas há um principio em economia ( nao me recordo do nome mas ouvi no Podcast sobre carris ) em que se houver boa oferta, haverá procura para ocupar essa oferta.

Agora enquanto tivermos uma cidade entupida, a atrasar os autocarros, enquanto tivermos linha de cascais completamente podres, linha de sintra ainda pior, metro a avariar constantemente, greves aqui e ali, comboio da ponte que anda pela hora da morte, tudo isto desincentiva o uso de transporte publico.

Se eles forem bem melhores, haverá mais gente a deixar o carro em casa. Coisa que acontece noutros países sem nada de inventar a roda.

[:)], Porque é que não te candidatas? Resolvias tudo em 5 anos??
Achas que alguma empresa quer ir para o interior mesmo sem IRC? Para estar longe de fornecedores, funcionários, oferta de mão de obra, etc etc?
Há algumas empresas nacionais de grandes dimensões fora de centros urbanos e no interior, essas empresas passam terrores para resolver o problema de mão de obra, tÊm de pagar bem acima do valor de mercado e têm imensas dificuldades em captar pessoas com capacidades.

Resolveu sim, o transito do ic20 para almada agora flui bem, o transito de lisboa para almada já não cruza nignuém e flui bem. As duas vias do ic20 para a ponte limitam e muito os espertos. O acesso de Almada para Sul está finalmente desempedido. Etc etc.
Qual golpe é que intitucionalizaram??
Está bem pior? [:D] Só está mau para os espertos que se iam meter lá à frente e agora não conseguem. [:)][:)]

Não, isso é injusto. Concordo que melhorou muito para todos os outros, mas piorou muito para quem vai para Lisboa, chico esperto ou não chico esperto.
O facto de teres duas faixas que se transformam apenas em uma e que, ainda por cima, funde-se com a que vem de Almada e com a que vem da A2 faz com que a entrada da IC20 seja, descaradamente, a pior entrada na ponte de todas as possíveis.

Em hora de ponta é-me mais rápido, hoje, pagar todas as portagens da A33 até ao fogueteiro e entrar na A2 no fogueteiro, pagar para fazer mais 16km em Auto-estrada (combustível, seja ele qual for) e ir apanhar a A2 ao seixal, do que ir à IC20.

Quem vem da A2 na zona da saída para a IC20, tem apenas 2 faixas.
Porque é que essas duas faixas não se mantêm únicas para quem vem da A2, de um modo geral, como era dantes, de modo a libertar mais uma faixa para quem vem da IC20???? Para mim seria lógico que assim fosse, e, aliás, não vejo rigorosamente razão nenhuma para terem feito como fizeram.
Nos dias mais complicados até dou por mim a pensar que fizeram-no deliberadamente para dificultar a vida de todos os que usavam a entrada da IC20.

É preciso descentralizar e tirar empresas de Lisboa. Nenhuma outra política resolverá os problemas de trânsito e entrada em Lisboa. É preciso diminuir a necessidade de se entrar em Lisboa

Óbvio que decisores politicos e empresários nunca irão defender esta solução. A especulação imobiliária na capital dá para ganhar muito dinheiro.

Acabar com benefícios fiscsis para automóveis para directores e outros pedantes.

Acabar com a promoçãp do transporte individual que os TVDE proporcionam. Uma licença de caca dá para milhares de viaturas.

Licenças de animaçãp turística que permite ter frotas enormes de veículos a fazer transporte individual.

Opá, há tanto por onde pegar mas o que é certo é que até convém ter automóveis a circular, essa fonte tão proveitosa de rendimentos. Oh oh...

Ontem às 21h estavam as 4 faixas do IC20 paradas no nó do hospital...
Ou o túnel e a rotunda estavam entupidos, ou havia malta a tentar passar pelos pinos para ir para Lisboa. Segundo consta, a malta já perdeu o medo/vergonha.

Mas há um principio em economia ( nao me recordo do nome mas ouvi no Podcast sobre carris ) em que se houver boa oferta, haverá procura para ocupar essa oferta.

Agora enquanto tivermos uma cidade entupida, a atrasar os autocarros, enquanto tivermos linha de cascais completamente podres, linha de sintra ainda pior, metro a avariar constantemente, greves aqui e ali, comboio da ponte que anda pela hora da morte, tudo isto desincentiva o uso de transporte publico.

Se eles forem bem melhores, haverá mais gente a deixar o carro em casa. Coisa que acontece noutros países sem nada de inventar a roda.

Lei de Say? A oferta cria sua pópria procura.

Não é um lei universal que se aplique a tudo na vida, mas no caso dos transportes parece-me evidente que se aplica.

Por volta das 20:15 precisei de ir à margem norte, o waze mandou-me em frente pelo tunel do centro sul e entrar pelo acesso de Almada, indica que poupou 17m com isto.
Nessa altura estavam as 2 vias do ic20 para Almada livres.

Ontem às 21h estavam as 4 faixas do IC20 paradas no nó do hospital...
Ou o túnel e a rotunda estavam entupidos, ou havia malta a tentar passar pelos pinos para ir para Lisboa. Segundo consta, a malta já perdeu o medo/vergonha.

Epá.

Mas a câmara de Almada bate bem?

O que é que fizeram ali no acesso IC20 -> 25 de abril?

Está uma autêntica aberração.

Eu ontem a voltar da costa vi aquela fila interminável, resolvi ir até à rotunda da espiral do tempo ou que é aquilo, para entrar pelo outro lado.. e realmente parece que entrei numa espiral do tempo literalmente, nunca mais de lá saia. O que é aquilo?? Digno de país do terceiro mundo.

Vão mesmo deixar aqueles acessos à ponte assim como estão agora? Inqualificável... :sh) [8b] :sh) [8b]

Tentaram resolver um problema e criaram vários.

O principal problema é na praça das portagens. Sou da opinião que deviam dividir o trânsito da A2 e o que vem de Almada/IC20 até às portagens em vias separadas.
Depois das portagens era mais fácil o trânsito (sobretudo dos pesados) fluir no garrafão com as entradas alternadas.

Diria que com o calor que esteve este fim de semana ir para as praias à volta de Lisboa e esperar não passar horas em filas de trânsito é de um otimismo inqualificável.​ Lamentável, mas previsível.

Epá.

Mas a câmara de Almada bate bem?

O que é que fizeram ali no acesso IC20 -> 25 de abril?

Está uma autêntica aberração.

Eu ontem a voltar da costa vi aquela fila interminável, resolvi ir até à rotunda da espiral do tempo ou que é aquilo, para entrar pelo outro lado.. e realmente parece que entrei numa espiral do tempo literalmente, nunca mais de lá saia. O que é aquilo?? Digno de país do terceiro mundo.

Vão mesmo deixar aqueles acessos à ponte assim como estão agora? Inqualificável... :sh) [8b] :sh) [8b]

Mas qual Câmara de Almada, as obras são das Infraestruras de Portugal, o munícipio não teve qualquer intervenção.

Last edited:
Diria que com o calor que esteve este fim de semana ir para as praias à volta de Lisboa e esperar não passar horas em filas de trânsito é de um otimismo inqualificável.​ Lamentável, mas previsível.

Eu tenho casa a 2 km da praia da Fonte da Telha, ontem levantei-me cedo para chegar cedo à praia e sair cedo, cheguei ao fundo da rua, e voltei para casa, ainda não eram 08h 30m.

Há 25 anos, ia muitas vezes a pé, agora os anos já pesam.

Como hoje a PM decidiu colocar um agente de plantão na Praça do Comércio, os energúmenos donos da cidade, decidiram ocupar os passeios das ruas limítrofes.

Eu tenho casa a 2 km da praia da Fonte da Telha, ontem levantei-me cedo para chegar cedo à praia e sair cedo, cheguei ao fundo da rua, e voltei para casa, ainda não eram 08h 30m.

Há 25 anos, ia muitas vezes a pé, agora os anos já pesam.

Agora é muito mais importante ires a pé do que dantes.

Eu proibia a construção de casas novas na margem sul até haver nova travessia.

Não faz sentido continuarem a construir.

[:)][:)] certo, porque todas as pessoas que moram na margem sul trabalham em Lisboa e vão para Lisboa todos os dias [:)]

Já agora proiba-se também construção em Oeiras, Cascais, Odivelas e Amadora, porque a A5 e IC19 fica tudo empacado em hora de ponta.
Quem quiser construir só de Mafra para norte :sh)

Os autocarros e tudo o que é TP está feito pra ser do mais rasca que for possível, que é pra obrigar o pessoal a torrar o guito em carros, combustíveis, seruros, estacionamento e portagens caríssimos, de onde se enchem os bolsos das ACAPs, Apetros e outros predadores cá do sítio. Imagina agora que o pessoal ia ficar todo satisfeito com o TP e deixava de pingar o gravete pra esses todos, achas que não iam logo reclamar ao montenegro? E que o gajo não se desfazia logo em desculpas, "queira desculpar, senhor capitalista, vamos fazer já tudo pra os vossos negócios florescerem e perfumarem com escapes o ar de Lisboa"?

Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post

[:)]
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==
​[:)]
​ certo, porque todas as pessoas que moram na margem sul trabalham em Lisboa e vão para Lisboa todos os dias [:)]

Já agora proiba-se também construção em Oeiras, Cascais, Odivelas e Amadora, porque a A5 e IC19 fica tudo empacado em hora de ponta.
Quem quiser construir só de Mafra para norte :sh)
A construção nova que se faz pra essas está toda em cima de leito de cheia, fora o problema da impermeabilização dos solos, que vai deixar o pessoal todo a nadar em cima das enxurradas todos os anos e por mais de uma vez.
Depois dizem que são os activistas da climáximo os malandros, mas desconfio que faltam poucos anos pra eles serem glorificados como heróis e os que os perseguem enlameados como crápulas.

Back