Lisboa-Aveiro A1 ou A8?

nrsalves

New member
Boa tarde, devido a estar a trabalhar em Lisboa, ultimamente faço muitas vezes este percurso Lisboa-Aveiro e vice-versa. A minha duvida é qual das duas Auto-estradas é a melhor solução para fazer a viagem? Tanto em termos de custo como em tempo de viagem?

Em termos de custos e tempos não sei responder, mas a A8 é uma AE péssima, cheia de curvas, inclinações e principalmente mau piso.

Nem deveria ser paga :(

Acho a A8 mais cómoda, larga e com menos carros. E não tem o carrossel de 3-2-3-2-3 faixas.

Correcção: desculpa, li mal. Isto era a A8/A17.

O início da A8 é como o V7 diz.

Pois eu nem sei como ainda há quem use e pague a A1 com as suas infindáveis obras e excesso de trânsito.

A8 - A17 - A25 até Aveiro (depois lá terá de ser a A1 com as suas obras na Feira...)

Além de a A8-A17 não ter trânsito e ser um nico menos cara que a velha A1 dos camiões.

Atenção que há uma zona com cerca de 130 km sem estações de serviço.

À excepção dos primeiros/últimos quilómetros da A8, até à zona de Torres Vedras, a viagem é bem melhor pela A8+A17 até Aveiro. Como foi dito, há um troço de 130km sem estações de serviço, mas sendo uma AE com muito pouco movimento e bom piso pode manter-se velocidade estável durante muito tempo. Para quem tem Via Verde é ainda melhor, pois nem é preciso abrandar... para os fanáticos do cronómetro é uma maravilha... Penso ser ligeiramente mais cara do que o mesmo trajecto pela A1, mas o descanso da viagem, compensa largamente.

Been there, done that. :)

Os primeiros 50 ou 60Km da A8 são a miséria que sabemos, o resto é um descanso. Troços de 3 vias vazios compensam largamente a parte má da A8 ...e a transição para a A17 é directa, bem como para a A25 ...só sais da AE quando chegares a Aveiro ...se não saires, cruzas com a A1 e vais ter a Viseu.

As portagens na A17 ainda têm a vantagem de não ser preciso parar/desacelerar para quem tiver via verde.

Michael

Tal como já foi dito, á excepção dos primeiros ~50kms até á Lourinhã, o piso da A8 está bastante bom. A partir das Caldas da Rainha, onde passa a 3 filas em cada sentido até á Marinha Grande, passa de bom a excelente e a A17 idem.

O único defeito que aponto a essas AE's é a monotonia, tal a escassez de trânsito.[:cool:]

Tal como já foi dito, á excepção dos primeiros ~50kms até á Lourinhã, o piso da A8 está bastante bom. A partir das Caldas da Rainha, onde passa a 3 filas em cada sentido até á Marinha Grande, passa de bom a excelente e a A17 idem.

O único defeito que aponto a essas AE's é a monotonia, tal a escassez de trânsito.[:cool:]

Experimenta fazer a A6 que liga a zona da Marateca até Elvas para veres o que é monotonia... são quase 200 km que fazes a fundo para "despachares" essa travessia [:cool:]

É verdade Romão, fazer aquilo a 120 é extremamente desgastante![;)]

Pois é mas eu mesmo quando vou numa A4 Avant de 130cv vou a 120km/h a ouvir um som e faz-se.

E já apanhei aí pessoal a ser multado pela BT, foi só uma vez, mas nunca se sabe.

Mas ainda bem que andam sempre aí a abrir..

Depois não se esqueçam de ir para o Tópico do Preço dos Combustíveis chamar de chulos a empresa x e a senhor y..

Experimenta fazer a A6 que liga a zona da Marateca até Elvas para veres o que é monotonia... são quase 200 km que fazes a fundo para "despachares" essa travessia [:cool:]

Já experimentei várias vezes.[:D] Normalmente é ai que testo a velocidade máxima dos meus carros.[:p][;)]

A8 só tem um bocado mau primeiro 60KM. Não é péssimo mas poderia ser melhor.

Daí para cima é o paraiso.

Brigada free
Camions free
Obras free.

um sonho.[:D]

Voltar
Superior