Lisboa: Estacionamento (pode) aumenta 80%

mjm

New member
Câmara de Lisboa
Tarifários para o estacionamento podem aumentar até 80%
A Câmara de Lisboa vai apreciar hoje um parecer, em Assembleia Municipal, apresentado pela vereadora para a Mobilidade, Marina Ferreira, e que se propõe a aumentar os tarifários para o estacionamento entre 30% a 80%.

A Câmara de Lisboa vai apreciar hoje um parecer, em Assembleia Municipal, apresentado pela vereadora para a Mobilidade, Marina Ferreira, e que se propõe a aumentar os tarifários para o estacionamento entre 30% a 80%.

A informação foi divulgada pela própria responsável, hoje de manhã, numa conferência organizada pela Transcité para discutir o financiamento do sistema de transportes.

Marina Ferreira explicou que este é um dos modos de financiar o sistema de transportes públicos na capital e de desencorajar a utilização do automóvel.

A vereadora anunciou ainda que foram realizados estudos comparativos entre os aumentos no estacionamento e nos transportes públicos, que concluíram que, "se a subida fosse proporcional, seria necessário aumentar o estacionamento cerca de 120%".

[:0]
Mas, estão os estacionamentos assim tão baratos?!

Têm bom remédio:

Não votem mais neles!!!

Como se diz na minha terra, votaram neles, agora aturem-os!

(esta Câmara de Lisboa é só ....)

[:0]

E números concretos dessas percentagens? 30% a 80% de que? Em que zonas se vão sentir os 80%?

De resto já tinham anunciado medidas para desencorajar o uso de automóveis em Lisboa, isto já era de esperar, vamos ver é se não começam a cobrar taxa para circular em Lisboa como fazem em Londres.

Então mas em Lisboa não estaciona toda a gente em cima do passeio...:D

Eles deviam era aumentar as multas em 500% para quem estaciona
em passeios e aplicá-las a sério.
Isto sim, ia reduzir em muito os carros em Lisboa.

Para desencorajar o uso de viaturas na cidade, sigam o exemplo da Câmara de Angra do Heroísmo, por assim é que deverá ser:

Existem parques na periferia da cidade e autocarros da câmara a fazer o transporte para dentro da cidade, que têm parquimetros. Resta frisar que tanto o parque, como o transporte, são gratuitos e só leva o carro para os parquimetros quem quer ou quem for tolo. Não é com aumentos que só servem para pagar aos "administradores e companhia" , que vão resolver os problemas, mas sim criando alternativas viáveis.

[|)]

Pois, mas o movimento de Angra e de Lisboa não é bem a mesma coisa, e se já encontras autocarros e metro a abarrotar com uma grande quantidade de pessoas a levar o automovel para Lisboa, imagine-se como não havia de ser tentar criar alternativas desse tipo. Os preços de bilhete disparavam, para suportar as novas viaturas

citação:Originalmente colocada por Suarez

Pois, mas o movimento de Angra e de Lisboa não é bem a mesma coisa, e se já encontras autocarros e metro a abarrotar com uma grande quantidade de pessoas a levar o automovel para Lisboa, imagine-se como não havia de ser tentar criar alternativas desse tipo. Os preços de bilhete disparavam, para suportar as novas viaturas

É exactamente esse o problema!

Mesmo que aumentem os tais 80%, o retorno nunca será aplicado em projectos de mobilidade, mas sim para proveito duma qualquer empresa camarária ou coisa do género (como é habito no nosso querido país..., basta ver aonde é que são aplicados os impostos que os carros pagam)!

[xx(]

ontem na conversa com uma amiga minha sueca, ela diziam me que estava contente porque em estocolmo vai começar a ser obrigatora o pagamento de uma taxa para entrar de veiculo na cidade!!!

e que o povo estava de acordo!porquÊ? porque existe uma rede de transportes via´vel e funcional, para além de que á noite por uma quantia tal como 2,5€ um taxi leva as pessoas a casa dentro da cidade.........

e ela viveu cá 1ano e meio, e dizia me que cá isso nao faria sentido, pois a nossa rede de transportes é pessima, os taxis caros......e ganhamos pouco!

dizia me ela, que lá numa semana a trabalhar numa loja, ganha o mesmo que cá a trabalhar como modelo!!!

aqui aumentam tudo, e depois dizem, que no resto da europa é mais carol.....e que temos que nos aproximar da europa!!!

eu quero é que eles metam os parquimetros na *****..........

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

ontem na conversa com uma amiga minha sueca, ela diziam me que estava contente porque em estocolmo vai começar a ser obrigatora o pagamento de uma taxa para entrar de veiculo na cidade!!!

e que o povo estava de acordo!porquÊ? porque existe uma rede de transportes via´vel e funcional, para além de que á noite por uma quantia tal como 2,5#8364; um taxi leva as pessoas a casa dentro da cidade.........

e ela viveu cá 1ano e meio, e dizia me que cá isso nao faria sentido, pois a nossa rede de transportes é pessima, os taxis caros......e ganhamos pouco!

dizia me ela, que lá numa semana a trabalhar numa loja, ganha o mesmo que cá a trabalhar como modelo!!!

aqui aumentam tudo, e depois dizem, que no resto da europa é mais carol.....e que temos que nos aproximar da europa!!!

Desculpa lá, Paulo, mas dessa conversa toda que para aí puseste, o único ponto que interessa é: tens uma amiga sueca cá a trabalhar como modelo? :D

Voltando ao assunto, acho engraçado o raciocínio. Aumentam o estacionamento para as pessoas não terem a tentação de levar o carro para a cidade, mas ao mesmo tempo é um esquema de auxílio de financiamento do sistema de transportes públicos.

Imaginem agora que as pessoas efectivamente deixavam de levar o carro para a cidade. Qual seria o método de financiamento seguinte? Sim, porque este ia com as couves...

claro... eu ontem fui em trabalho desde o cacem para o saldanha (lisboa). Estacionei o carro num parque coberto lá ao pé. 3 horas = 5,25euros.

Se aumentar, digamos, 30%... 3 horas = 6,85euros (sim, há que arredondar para cima).
Se aumentar 80%... 3 horas = 9,45euros...

Fantástico! Já não bastava sermos o povo mais taxado da Europa no que toca à posse e uso do automóvel, ainda me querem ir mais ao bolso. Eu não me admiro quando muitos portugueses dizem que não se importavam de ser espanhóis...

cumps

citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

e que o povo estava de acordo!porquÊ? porque existe uma rede de transportes via´vel e funcional, para além de que á noite por uma quantia tal como 2,5#8364; um taxi leva as pessoas a casa dentro da cidade.........

Desculpa lá, Paulo, mas dessa conversa toda que para aí puseste, o único ponto que interessa é: tens uma amiga sueca cá a trabalhar como modelo? :D

Voltando ao assunto, acho engraçado o raciocínio. Aumentam o estacionamento para as pessoas não terem a tentação de levar o carro para a cidade, mas ao mesmo tempo é um esquema de auxílio de financiamento do sistema de transportes públicos.

Imaginem agora que as pessoas efectivamente deixavam de levar o carro para a cidade. Qual seria o método de financiamento seguinte? Sim, porque este ia com as couves...

a amiga tenho.......mas ja nao tá na tuga! voltou pa suecia!

mas ainda virá![:p]

citação:Originalmente colocada por colin

claro... eu ontem fui em trabalho desde o cacem para o saldanha (lisboa). Estacionei o carro num parque coberto lá ao pé. 3 horas = 5,25euros.

Se aumentar, digamos, 30%... 3 horas = 6,85euros (sim, há que arredondar para cima).

Fantástico! Já não bastava sermos o povo mais taxado da Europa no que toca à posse e uso do automóvel, ainda me querem ir mais ao bolso. Eu não me admiro quando muitos portugueses dizem que não se importavam de ser espanhóis...

cumps

Cacém->Estação de CP mais perto.

Bilhete ida e volta CP + bilhete ida e volta Metro = 2.4 + 1.3 = 3.7€.

A viagem entre o Cacém e Entrecampos demora 25 minutos (nem mais nem menos) Saldanha fica a 2 paragens de Entrecampos (mais uns 10 minutos ou menos). Comboios não faltam (nas horas de ponta chegam a ser uns a seguir aos outros).

cumps

És o povo mais taxado quando o compras, mas quando o usas?O preço da nossa gasolina só é caro a comparar com espanha
As nossas AE, das que se pagam, sao de longe as mais baratas..Em Italia pagava 40 euros para 350km...
Os selos, a comparar com os impostos de circulaçao, sao ridiculos
(Conheço um gajo que pagava 1000contos por ano para ter um M3...)
Os estacionamentos em Lx sao dados a omparar com o que se paga nas outras capitais europeias
Até as nossas multas sao baratas...

ai aíi... vida de Lisboeta é dura, qualquer dia até um imposto especial só por ser a capital têm que pagar.

Mas até acho bem, é um bom método para financiar os transportes públicos que só dão prejuízo, desde que essas ideias peregrinas não saiam da capital, obviamente...

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

cumps

Cacém->Estação de CP mais perto.

Bilhete ida e volta CP + bilhete ida e volta Metro = 2.4 + 1.3 = 3.7€.

A viagem entre o Cacém e Entrecampos demora 25 minutos (nem mais nem menos) Saldanha fica a 2 paragens de Entrecampos (mais uns 10 minutos ou menos). Comboios não faltam (nas horas de ponta chegam a ser uns a seguir aos outros).

Quando eu estava a estudar, tinha lugar de estacionamento grátis na univ mas ia todos os dias de autocarro e outros dias a pé (era 7 km para cada lado). Carro, só de noite.

Agora, sinceramente n me dá jeito ir de S.Marcos (onde trabalho) até ao comboio no Cacém (3 ou 4km), apanhar comboio, ir para Lisboa, voltar para o Cacém, pegar no carro e ir a visitar outro cliente a setúbal ou viana do alentejo.

Nesse dia em particular, como moro em Lx, fui visitar o cliente ao fim do dia para não ter de voltar para o Cacém. Mesmo que não quisesse (e não gosto de andar à procura de estacionamento, enerva-me bastante e evito ao máximo ir para o centro de Lx de carro - só à noite), tinha de ir de carro para o levar para casa.

E não, não pondero a hipótese de ir de transportes para o trabalho porque:
- de minha casa ao comboio são 15-20 mins de autocarro, entre esperas e percurso a pé;
- comboio até ao cacém devem ser 20 mins mais uns minutinhos de espera;
- autocarro para s.marcos sei que há mas suspeito que não devem ser muito frequentes;

- de carro demoro 40 min no máximo e gasto 1 a 1.5 lts de gasóleo, nunca mais do que isto. Isto dá 3€ já incluindo despesas com seguros e revisoes ao fim de 1 ano e não sei que mais - ao fim de um ano estes 1,5+1,5€=3€ diários que pus a mais além do gasóleo dão coisa de 1000€. E eu não uso o carro só para ir para o trabalho, portanto também acho sustentável fazer as contas considerando um gasto total igual ao dobro do preço do gasóleo. Já dá para pagar o desgaste. Só não paga o carro mas se assim fosse, ninguém tinha carro mesmo...

Gosto muito de transportes públicos mas no meu caso hoje em dia, já não me satisfazem e com eles não pouparia muito dinheiro.

Sim, pq me aborreço seriamente no trânsito (e não apanho muito - coisa de 10 min de fila), já tinha pensado na hipótese dos transportes para o emprego. Mas não. Desta maneira, quanto a mim, não há hipótese.

cumps

EDIT: já agora, para esclarecer melhor as coisas. O gasóleo, graças a Deus (ou ao patrão) é de borla e os 5,25€ do parque vão-me ser devolvidos pela empresa, já que fui em trabalho. Mas isto não invalida que me sinta revoltado com esses supostos aumentos já que neste país, a única solução para as sucessivas "crises" é aumento de cargas fiscais. E para quê? Parece que o "buraco" é cada vez maior e todos os dias se descobrem casos de empresas publicas ou municipais cujos directores são vitalicios e ganham mais num mês do que a maioria dos tugas num ano...

Tenho família e amigos estrangeiros e, apesar de alguns ganharem mais do que ganhariam em Portugal, quando passaram por cá levaram a maior recordação que se pode ter de um país: segundo eles, não se pode viver cá. Como é que conseguem viver cá?

Aguenta, povo...

Voltar
Superior