Livros - O que andam a ler?

Real,
Sim? Porquê? Quais já leste?

Quase todos, com excepção do último que foi editado em PT e o outro das corridas, que comecei a ler, mas deixei a meio.

O Murakami gosta muito de incluir música nos seus livros, mas achei que no "Dança, Dança, Dança" isso foi levado a um extremo que nunca tinha sentido num livro. Adorei os ambientes sonoros do livro :)

Eu sou sempre um atraso de vida no que toca a estreias e filmes muito badalados. Só agora é que me lembrei de sacar A Vida de Pi. Mas antes de o ver, vou agora ler o livro, que é para depois apanhar a habitual desilusão. [:D]

Porque raio os livros são tão caros em Portugal?? :S
Pergunta interessante, tenho reflectido muito nesta questão até porque nos últimos dois meses parei de engrossar a minha coleção musical para encher a prateleira de livros.

A minha conclusão é que como se lê pouco em Portugal, não se pode ter tiragens monstruosas como as edições anglófonas. No reverso da medalha, as editoras vingam-se nos best sellers. Basta ver a moda de desdobrar livros em algumas coleções como "Cronicas de Gelo e Fogo", clássicos russos ou os calhamaços do Ken Follet. No meio disto disto encontramos aberrações como ter literatura portuguesa traduzida para inglês mais barata que o original e clássicos russos a custar no mínimo 10x mais (e não é exagero meu) que o seu equivalente em inglês.

Por outro lado, tenho notado algum investimento no mercado do livro de bolso e já há uma oferta, que não sendo espantosa, é salutar neste formato. Entre os 5€ e os 10€ já se encontram alguns clássicos e best sellers.

Ontem descobri que o Continente (com a marca book.it) está avançar com edições próprias, nessa faixa de preços, de alguns clássicos. Para já, nada de muito extraordinário, assim de cor vi Madame Bovary, Os Três Mosqueteiros, um par da Jane Austen, um par de Kafka... para quem não tem preconceitos com editoras de supermercado, comprar livros no supermercado ou livros de bolso, já há alguma oferta.

Eu sou sempre um atraso de vida no que toca a estreias e filmes muito badalados. Só agora é que me lembrei de sacar A Vida de Pi. Mas antes de o ver, vou agora ler o livro, que é para depois apanhar a habitual desilusão. [:D]

não acho que seja venha a ser desilusão. vi o filme e depois li o livro. não achei nenhum melhor do que outro. achei sim, bastante complementares(como que duas perspectivas da mesma história e não apenas a passagem à imagem de um livro como é costume). acabei por gostar de ambos.

Estou um pouco com ese sentimento em relação ao Gatsby... Tenho o livro em lista de espera e estou até curioso para ver o filme... e sinceramente não sei qual deles vou "ver primeiro"

não acho que seja venha a ser desilusão. vi o filme e depois li o livro. não achei nenhum melhor do que outro. achei sim, bastante complementares(como que duas perspectivas da mesma história e não apenas a passagem à imagem de um livro como é costume). acabei por gostar de ambos.

Estou um pouco com ese sentimento em relação ao Gatsby... Tenho o livro em lista de espera e estou até curioso para ver o filme... e sinceramente não sei qual deles vou "ver primeiro"

Entre um clássico americano e um filme do Baz Lhurrrrrrrrhmmmmmhhhhhhaaaaahhhhhnnnn, parece-me uma escolha bastante fácil [:D]

Pergunta interessante, tenho reflectido muito nesta questão até porque nos últimos dois meses parei de engrossar a minha coleção musical para encher a prateleira de livros.

A minha conclusão é que como se lê pouco em Portugal, não se pode ter tiragens monstruosas como as edições anglófonas. No reverso da medalha, as editoras vingam-se nos best sellers. Basta ver a moda de desdobrar livros em algumas coleções como "Cronicas de Gelo e Fogo", clássicos russos ou os calhamaços do Ken Follet. No meio disto disto encontramos aberrações como ter literatura portuguesa traduzida para inglês mais barata que o original e clássicos russos a custar no mínimo 10x mais (e não é exagero meu) que o seu equivalente em inglês.

Por outro lado, tenho notado algum investimento no mercado do livro de bolso e já há uma oferta, que não sendo espantosa, é salutar neste formato. Entre os 5€ e os 10€ já se encontram alguns clássicos e best sellers.

Ontem descobri que o Continente (com a marca book.it) está avançar com edições próprias, nessa faixa de preços, de alguns clássicos. Para já, nada de muito extraordinário, assim de cor vi Madame Bovary, Os Três Mosqueteiros, um par da Jane Austen, um par de Kafka... para quem não tem preconceitos com editoras de supermercado, comprar livros no supermercado ou livros de bolso, já há alguma oferta.

infelizmente praticamente tudo o que dizes é verdade :(

em relação às tiragens de edições, depende muito da editora. por exemplo as editoras do grupo PE/Bertrand facilmente metem 40-50 exemplares de um livro novo nas lojas enquanto que na Leya já metem pouquinhos.

Ontem vi uma mais ou menos nisto que me fez pensar um bocadinho sobre a falta de tacto da "indústria" da leitura em Portugal. Dan Brown, novo livro, Inferno... Ainda não saiu em português, mas o inglês já saiu à uns dias... Esta versão em inglês já é colocada nas livrarias (em destaque na loja) com pilhas de à vontade 20 livros... Esta edição custa cerca de 25€ (capa dura)

Ora bem, ok que se espera ser um best-seller e tal... mas não será estar a tentar vender qualquer coisa(versão inglês) em quantidade absurda a um público praticamente inexistente? epá... em 2 min de pesquisa no telemóvel, comprei o livro e poupei 25€....

os livros de bolso, há uns anos para cá deixei de dar tanto valor à edição normal e ver as tais de bolso (11/17, Biis, etc)... li a saga millennium em versão bolso e ficou facilmente a metade do preço

e já que falas em preços absurdos... olha o preço que pedem por ebooks... na generalidade menos 2€ que a versão em livro... completamente inadmissível e injustificável (na minha opinião). principalmente depois de pesquisar por sites ingleses e ver que muitas vezes não pedem nem metade do preço do livro por um ebook e chegam mesmo ao ponto de se a compra do livro é feita online ainda oferecem o ebook....

por cá a cultura é cara... apesar do iva "mais baixo"

Entre um clássico americano e um filme do Baz Lhurrrrrrrrhmmmmmhhhhhhaaaaahhhhhnnnn, parece-me uma escolha bastante fácil [:D]

pois, tenho noção disso... mas também gosto de encarar um novo filme ou livro com a cabeça limpa e talvez até um pouco de ingenuidade. bem ou mal, já tive desilusões, mas também algumas surpresas [:D]

Já nem vou pelo ebook, ebook em Português de Portugal é para esquecer, a estratégia de preços é ofensiva e raras são as pessoas que vão comprar um Kobo ou um leitor da Sony para andar a pagar loucuras por um ficheiro.

Já nem vou pelo ebook, ebook em Português de Portugal é para esquecer, a estratégia de preços é ofensiva e raras são as pessoas que vão comprar um Kobo ou um leitor da Sony para andar a pagar loucuras por um ficheiro.

em protuguês de Portugal é difícil encontrar até autores portugueses [:D]

a partir de agora vai passar a ser à base de inglês

e já que falas em preços absurdos... olha o preço que pedem por ebooks... na generalidade menos 2€ que a versão em livro... completamente inadmissível e injustificável (na minha opinião). principalmente depois de pesquisar por sites ingleses e ver que muitas vezes não pedem nem metade do preço do livro por um ebook e chegam mesmo ao ponto de se a compra do livro é feita online ainda oferecem o ebook....

por cá a cultura é cara... apesar do iva "mais baixo"

O caso dos ebooks tem dado pano para mangas... ha muita gente que nao compreende (incluindo eu) como é que um ebook fica quase ao mesmo preço que um livro de papel, sendo que os custos de produçao sao diferentes.

Eu ja nao me lembro da ultima vez que comprei um livro "a serio". Normalmente compro ediçoes de bolso, ou arranjo uma promoçao aqui e ali... e depois ha sempre os ebooks, que se arranjam facilmente na net...

Em tenho bastantes livros de bolso na minha colecção. Houve uma altura que fazia muitas viagens de comboio e o tamanho reduzido do livro dava muito jeito para andar sempre com ele atrás. Hoje em dia, prefiro dar mais uns trocos e ter a versão normal.
Ebooks, embora leia também no tablet, não me fascinam muito.

Harry Potter está prestes a começar o seu quinto ano na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. É, aliás, com ansiedade que aguarda o regresso às aulas para rever os seus amigos Ron e Hermione que, estranhamente, deram muito poucas notícias durante o Verão. Contudo, o que Harry vai descobrir neste novo ano em Hogwarts vai transformar radicalmente todo o seu mundo e a sua vida...Esta é mais uma apaixonante aventura de Harry Potter cheia de suspense, segredos e, claro, muita magia, escrita pela incomparável J. K. Rowling!

Harry Potter e a Ordem da Fénix de J. K. Rowling

9789896602390.jpg

Terminei a "Chave para Rebecca" do Ken Follet.

Estes livros da II Guerra Mundial deixam-me sempre um travo amargo no início da leitura, pois todos nós sabemos como aquilo terminou, o que torna o final dos livros previsível. Isso faz com que o início da leitura destes livros seja sempre lento... Parece que não consigo "entrar" na história.

Depois, aos poucos, a coisa normaliza e "esqueço" o final previsível.

Achei este livro bastante parecido com o "Eye of the Needle"... Espionagem, perseguição, elementos femininos preponderantes no desenrolar da história e um final em crescendo de intensidade.

Gostei do livro, mas acho que tão cedo não me meto em ficção da II Guerra Mundial :)

Em início de leitura, está o "Game of Thrones". Acho que tenho livros para uma boa temporada.

O livro não li, mas o filme é fantástico.
Aconselho a sacar com boa qualidade, pois o óscar da fotografia é mais que merecido, aliás o óscar de melhor filme também era merecido.

Grande desilusão apanhei quando vi o filme "Um dia, uma vida". O livro é bem melhor.

Voltar
Superior