Livros - O que andam a ler?

o mês passado li o "Segredos e Corrupção, o negócio de armas em Portugal".
Recomendo vivamente. Livro muito bom e muito bem escrito.

Este mês estou a ler "As razões de Salazar para a guerra colonial". Também estou a gostar...

“A Regra de Quatro” – Ian Caldwell e Dustin Thomason

“Hypnerotomachia Poliphili” é o complexo nome de um ainda mais complexo livro que apareceu em finais do século XV, cuja autoria é atribuída, mas sem muitas certezas, a um monge italiano chamado Francesco Colonna. Escrito em 1467, foi impresso trinta anos mais tarde por um reputado veneziano, sendo considerado um dos mais belos livros do mundo. É igualmente um dos mais misteriosos, pois aparentemente encerra diversos segredos que ao longo de 500 anos ninguém conseguiu desvendar.
Mas não é esse livro que está aqui a ser analisado, obviamente, mas sim o cativante “A Regra de Quatro”, thriller intelectual que tem feito bastante sucesso, nomeadamente em Portugal, onde foi editado pela Presença.
Injustamente comparado a “O Código da Vinci”, “A Regra de Quatro”, escrito a quatro mãos pelos jovens Ian Caldwell e Dustin Thomason, tem vida própria. A história decorre na Universidade de Princeton, onde quatro finalistas desvendam alguns dos segredos do livro misterioso. Dois deles, o narrador,
Tom, e o seu amigo Paul, ficam de tal modo embrenhados na obra que praticamente abdicam da própria vida. Percebem que estão prestes a descobrir um segredo de um valor incalculável e que há quem esteja disposto a matar para se apoderar de tais informações. O livro, que nas cem primeiras páginas ambienta o leitor ao universo de Princeton, ganha um novo ritmo a partir daí, levando-nos em crescendo até um desfecho trepidante, onde mistura investigação, traição e crime.
Sem sair do espaço de Princeton, os autores conseguem criar, mesmo assim, uma obra aberta através de referências a outras épocas e locais, nomeadamente uma viagem na história até à Florença do século XV.
“A Regra de Quatro” não se limita a ser um thriller sustentado apenas no objecto, o “Hypnerotomachia”, já que os autores também nos mostram a vida e os problemas pessoais das personagens, sem que por isso seja quebrado o ritmo da narrativa. Estudantes normais como quaisquer outros, têm vidas por resolver, escolhas a fazer, assuntos a resolver.

é um bocadito chato, mas interessante.

Mein Kampf do famoso( pelas piores razões) Adolf Hitler.
versão brasileira, o que torna cansativa a sua leitura, dado que se tem de estar a adaptar o que se lê, ao nosso português.

recomendo para quem critica sem ler, ressalvando que tem de ser lido com a mente aberta, sem partir de pressupostos, etc.

como contraponto ao anterior, Assim foi temperado o aço de Nikolai Ostrovski.
a nível de recomendações, Richard Bach, A Um Deus Desconhecido - John Steinbeck, e para quem gosta de ficção cientifica: Um estranho numa terra estranha de Robert A. Heinlein.

Desde o último post que fiz neste tópico, há 5 semanas atrás, li estes:

- "Lua Nova" de Stephenie Meyer.

Continuação de "Crepusculo", leitura soft sem grandes pretensões literárias mas que entretém. Os vampiros dão lugar aos lobisomens.

- "Em Busca do Carneiro Selvagem" de Haruki Murakami.

Os mais atentos já saberão que Murakami é o meu autor favorito. Neste livro, anda perto do seu melhor mas sem lá chegar. Mais uma vez a fantasia mistura-se com a realidade num surrealismo poético, a escrita de Murakami é simplesmente encantadora.

- "Dança, Dança, Dança" de Haruki Murakami.

É a continuação do "Carneiro...", apesar de ambos os livros poderem ser lidos sem se ler o outro, pois as histórias, apesar de um elo comum, são substancialmente diferentes. Excelente tal como o anterior e tal como toda a bibliografia deste genial escritor.

- "O Caçador de Almas" de John Darnton.

Interessante romance que na sua trama aborda profundezas do cérebro, a separaçao mente/alma, as potencialidades da inteligência artificial e os avanços da neurocirurgia. Não é obra-prima nenhuma, mas aconselha-se vivamente.

- "O Processo" de Franz Kafka.

Estranho, ou não fosse Kafka. Por vezes, desconcertante, aqui e ali desesperante, como sempre fascinante. Um processo de julgamento de um crime que não se sabe qual é, numa viagem ao non-sense tão típico de Kafka.

- "O Crime do Lorde Arthur Saville" de Oscar Wilde.

Pequeno conto do mestre irlandês, contado com os seus habituais floreados, tem o seu quê de policial e um final surpreendente. Não é um "Retrato de Dorian Gray" nem o aspirava a sê-lo, mas é uma óptima leitura.

- "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde" de Robert Louis Stephenson.

Velho clássico que decidi ler pela primeira vez apesar de já muito ter ouvido falar dele e da sua abordagem à dupla personalidade e ao eterno jogo entre o Bem e o Mal com que nós, humanos, nos deparamos.

Entretanto, hoje comecei "O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafón.

livro_575.jpg

Um livro que me deixou inúmeras vezes boquiaberta!

saberperder.jpg

Ando numa de matar a cabeça a ler em línguas estrangeiras [:D]

Última edição:
Desde o meu último post já li:

• [FONT=&quot] [/FONT]“Crónica do Pássaro de Corda” - Haruki Murakami
  • [FONT=&quot][/FONT]“O Deus das Moscas” – William Golding
  • [FONT=&quot][/FONT]“O Jogo do Anjo” - Carlos Ruiz Zafón
  • [FONT=&quot][/FONT]“O Retrato de Dorian Gray” – Oscar Wilde
  • [FONT=&quot][/FONT]“Em Busca do Carneiro Selvagem” - Haruki Murakami

Vou iniciar o "Dança Dança Dança" - Haruki Murakami

Tenho dois na mesa de cabeceira:

- A Mensageira de Daniel silva;
- Mcnomics.

Comecei a ler a mensageira quando fui passar um fim de semana fora no avião e a coisa correu mal. Raios partam as hospedeiras a andar de uma lado para o outro. [:D]

De regresso trouxe comigo o Mcnomics que tinha oferecido a uma amiga licenciada em economia e ela emprestou-me-o e de facto a leitura é interessante. A Mensageira fica pra depois.

Nos últimos dias li "O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafon e "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marquez.

O primeiro é quase tão bom como "A Sombra do Vento" do mesmo autor, tendo algumas personagens em comum. É mais um livro sobre livros, brilhantemente escrito por Zafon com o seu fabuloso sentido de humor e escrita apurada. Conta a história de um jovem escritor que tem de escrever um livro por encomenda, um livro que nunca existiu e que vai mudar a sua vida de uma maneira inimaginável. Muito crime, muitas mortes, muito humor, mais um excelente livro de Zafon.

O segundo é um clássico da literatura, um dos livros mais lidos no mundo e traduzido em todas as línguas (!), conta a história de uma cidade, Macondo, fundada por uma estirpe condenada a desaparecer da face da terra e devassada pela solidão, os Buendía. Ao longo de sete gerações, sucedem-se as peripécias, os amores, desamores, humores e tragédias daquela família de loucos. Não é um livro fácil de ler porque Garcia Marquez não é adepto dos parágrafos e muito menos dos diálogos, sendo uma espécie de narrativa, mais do que um romance. Mas é magistralmente escrito e uma obra essencial.

Agora vou começar mais um clássico, "Pela Estrada Fora" de Jack Kerouac.

O último que li foi o the Host da Stephenie Meyer, depois de já ter lido todos da saga luz e escuridão(incluindo o Breaking Dawn em inglês) achei-o muito mais completo como livro mas com tiques tipicos da escritora.
O próximo há-de ser o Breaking Dawn mas desta vez na nossa lingua porque gosto de ver como resultam as traduções e porque achei este "ultimo" livro da saga o melhor deles todos.

Esse é muito bom! Muito mesmo.

Sim, realmente este livro está demais! Gostei mesmo muito!!! Viciante até dizer chega! [;)]

Segue-se "O crime de Lorde Arthur Savile" de Oscar Wilde. Visto que é uma história pequenina muito em breve vou iniciar também "Navegador Solitário" de João Aguiar. Um pouco de literatura portuguesa também faz bem! [:D]

Já comecei este que me foi oferecido nos meus anos: "Os pilares da Terra" de Ken Follet
image

Ando a reler porque vai estrear no cinema e sou fã da série: "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" da J.K. Rowlings
image

E vou começar este: "Bel-Ami" de Guy de Maupassant
image

Na lista de espera estão:

"Persuasão" de Jane Austen
"Mansfield Park" de Jane Austen
"Northanger Abbey" de Jane Austen

Última edição:
Já comecei este que me foi oferecido nos meus anos: "Os pilares da Terra" de Ken Follet
image

Tenho esse aqui comigo para ler quando terminar o que estou a ler de momento - "Pela Estrada Fora" de Jack Kerouac e o seguinte "Capitães da Areia" de Jorge Amado.

Já tens os dois volumes? É que eu comprei o primeiro sem reparar que o livro tem dois volumes.:sh) Por isso só vou comprar o segundo se gostar do primeiro.

Voltar
Superior