Livros - O que andam a ler?

Só para dizer que acabei o primeiro da saga Millennium, e que agora me vou ausentar para começar a ler as segundas aventuras de Lisbeth Salander e Mikael Blomqvist.

Adorei o primeiro!

Só para dizer que acabei o primeiro da saga Millennium, e que agora me vou ausentar para começar a ler as segundas aventuras de Lisbeth Salander e Mikael Blomqvist.

Adorei o primeiro!

É uma reacção bastante comum, não te preocupes :). O pior é a ressaca, quando acabam os livros e não há mais.

É uma reacção bastante comum, não te preocupes :). O pior é a ressaca, quando acabam os livros e não há mais.

Confirmo. Termina-se o terceiro livro a pensar que se o homem não tivesse morrido prematuramente teriam sido dez, segundo o próprio!

Entretanto parece que a viúva do Larsson anda a tentar finalizar o quarto livro da saga que já estava bem adiantado. Esperemos que se arrependa e desista do projecto.

eu mantenho a minha opinião... face à espectativa e a tanta boa crítica dos leitores.... fiquei um pouco desiludido... gostei, mas está bem longe(na minha opinião) de ser uma grande trilogia...

demasiado novelesco, e chega ao ponto de "leitura mete nojo" do tipo, quando se pensava que já tinha acontecido tudo, eis que surge... torna a leitura um pouco cansativa e dava por mim a pensar algo do tipo "que raio é desta vez?"

para o meu gosto e começa a tornar-se previsível a partir do meio do segundo livro.

a fase do terceiro livro em que andam numa de contra-espionagem também fiquei um pouco naquela... "sim claro"...

______

ainda assim gostei o suficiente dos livros para não ter vontade de ver os filmes e não ficar ainda mais desmoralizado...

_____

quanto à quantidade de livros... sobre a salender acho que não há mais a "inventar" do que estes livros... a não ser que seguissem mesmo a millenium... mas já estava a fazer uma imagem da millenium como um correio da manhã... mais do que está escrito acho que era encher chouriço

Última edição:
A saga Millennium não é nenhuma obra-prima da literatura, evidentemente. Mas considerando que 90% do que é editado é lixo, acaba por suscitar algum interesse e "boas reviews".

por isso é que me deu a travadinha e li as obras todas do Saramago [:)]

Todas mesmo? Ah homem![:D]

Eu ainda só li cinco ou seis e curiosamente hoje terminei "Claraboia", o póstumo "livro esquecido" que ficou 50 anos numa gaveta. Gostei, é um Saramago bem diferente na forma daquele que conhecemos mas já com um conteúdo que deixava indícios do que viria a ser a sua obra.

Eu tenho a trilogia Millenium para ler, para além de um livro que fala sobre a trilogia e sobre o autor chamado "Os Segredos da Rapariga Tatuada".
Ando a ler um do Daniel Estulin chamado "Conspiração Octopus".

Saramago só li o Memorial, não faz parte dos meus gostos de leitura (nem sociais).

Todas mesmo? Ah homem![:D]

Eu ainda só li cinco ou seis e curiosamente hoje terminei "Claraboia", o póstumo "livro esquecido" que ficou 50 anos numa gaveta. Gostei, é um Saramago bem diferente na forma daquele que conhecemos mas já com um conteúdo que deixava indícios do que viria a ser a sua obra.

Li mesmo lol
Sem contar as peças e obras infantis.

A claraboia foi o segundo que ele escreveu mas a editora não gostou na altura e não publicou(caso semelhante com a terra do pecado que era para se chamar A Viúva mas que ficou como se sabe por imposição da editora). Mais tarde pediram lhe para publicar e claro que não deixou. Depois da sua morte a Pilar lá permitiu a edição dele. O livro é todo ele saramago em termos de história e divagacao apenas com a diferença da escrita que é mais natural para o leitor comum. Depois veio o manual de pintura e caligrafia que mudou isso tudo.

De todos sou capaz de dizer que o memorial é o menos bom. Aquele homem era mesmo um génio. Tenho pena que não tenha escrito mais

Terminei hoje o " Ùltimo Segredo" do José Rodrigues dos Santos. Achei bastante interessante, mas como já tinha dito, achei-o muito colado ao estilo do Dan Brown. Não que isso seja mau, mas...
Entretanto, vou começar " O Trono do Altíssimo", do João Aguiar:

" No Século IV da nossa era, a cidade de Braga foi dominada por uma heresia.
O Priscilianismo, doutrina a que foi atribuída uma filiação gnóstica, talvez de origem egípcia, conquistou a província romana da Galécia — de que Braga era a capital —, avançou pela Lusitânia, estendeu-se à Bética, atingiu a Gália.
Prisciliano, o chefe espiritual do movimento, teve de enfrentar uma viva oposição por parte da hierarquia eclesiástica e do poder temporal. No entanto, a sua doutrina sobreviveu durante cerca de duzentos anos, pois resistiu à queda do Império, às invasões bárbaras e ao estabelecimento do reino suevo.
É este o cenário de O Trono do Altíssimo, romance histórico que, após A Voz dos Deuses, impôs João Aguiar entre os nomes mais representativos da actual literatura portuguesa."

Eu acho o homem absolutamente brilhante e tenho devorado tudo o que encontro dele.
Pena que se lhe tenha dado tão pouca atenção e mérito, mas estamos em Portugal.

Já batia na mesma tecla que alinho eu hoje, e tão poucas coisas mudaram, se, no meu entender, pior que isso não ouve um retrocesso.

Carlos Palma,
faleceu em 2008. Não conheço a causa ou se foi implicada pela doença.

Hoje terminei o "Life" do Keith Richards. Só posso dizer que foi uma leitura enriquecedora a todos os níveis. Fiquei a conhecer a história de uma das maiores bandas do mundo (goste-se ou não). Fiquei a conhecer parte da sua discografia (o que foi bastante bom). E o Keith Richards surpreendeu-me pela forma como escreve e pela forma como encarou a vida ao longo de todos estes anos.

Gostei mesmo muito do livro.

Agora estou indeciso sobre a próxima aquisição.... Ou vou para o 1Q84 do Murakami ou entro na saga do Game of thrones. Alguém quer falar sobre um ou outro?

Real, não avances para o "1Q84" sem estarem os três volumes cá fora, a não ser que decidas ler em inglês ou espanhol em que meteram tudo num só volume (e até acaba por ficar mais barato).

Eu li o 1º volume em Novembro creio, e o 2º só vai sair para a semana que vem, três meses depois! E o 3º se calhar também só sai daqui a 3 meses. É uma estupidez editorial e chico-esperteza tipicamente portuguesa, em que dividem uma só história em três livros (€€€) ao invés de meterem tudo dentro de um só calhamaço. Resultado: vou ter de reler o 1º volume antes de iniciar o 2º e o 3º, e não é tão pequeno assim.

Ainda na senda de João Aguiar:

"Diálogo das Compensadas"

"Num ponto qualquer do futuro distante, certo autor decide-se a narrar um caso de proveito e exemplo ocorrido nos recuados princípios do século XXI. Como base de trabalho, ele possui fragmentos de um livro publicado nessa mesma época – escrito, portanto, em Português decadente, talvez já contaminado pelo novo idioma que viria a substituí-lo, o Yeah-Yeah-Man.
Negando-se a recuar perante a dificuldade, o nosso autor aproveita as partes mais legíveis do texto original e completa-as na boa e clara linguagem do Português Ressuscitado. Assim surge o Diálogo das Compensadas, cujas principais figuras são um jovem da geração reality-show e uma abadessa não isenta de mistérios e segredos."

Ao estilo de João Aguiar, e á semelhança de outras obras do mesmo, contém uma critica feroz á sociedade em que vivemos.

E o 3? É que assim ficas com a história a meio. A dois terços, vá.

Também já está disponível, por $16.33

Mas acho que vou adiar as aquisições. Lembrei-me que tinha feito o download gratuito de um clássico de Júlio Verne, "A Ilha Misteriosa" que é um dos meus livros preferidos e que vou aproveitar para reler. Já tenho saudades dos livros de Júlio Verne :)

Voltar
Superior