Livros - O que andam a ler?

De momento, isto:

As Origens da Democracia Cristã e o Salazarismo

cruz_02.jpg

Por acaso o livro é muito bom de se ler. E dá uma visão geral da coisa sem ser o tradicional

Como habitualmente faço aqui o meu balanço dos livros que li no ano que findou:

SOUSA TAVARES, MIGUEL – Rio das Flores
TOLSTOI, LEV – Ressurreição
SARAMAGO, JOSÉ – Clarabóia
STEINBECK, JOHN – A Leste do Paraíso
BLIKEN, KAREN – África Minha
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Tratado das Paixões da Alma
DOS PASSOS, JOHN – Paralelo 42
KAWABATA, YASUNARI – Terra de Neve
CAMUS, ALBERT – O Estrangeiro
SARAMAGO, JOSÉ – A Caverna
MILLER, HENRY – Trópico de Cancer
HUGO MÃE, VALTER – O Apocalipse dos Trabalhadores
TOLSTOI, LEV – A Morte de Ivan Ilitch
GARCIA MARQUEZ, GABRIEL – A Revoada
AMADO, JORGE – O País do Carnaval
SEPÚLVEDA, LUIS – Nome de Toureiro
QUEIRÓS, EÇA DE – O Mandarim
DOSTOIEVSKI, FIÓDOR – O Idiota
SARAMAGO, JOSÉ – Ensaio Sobre a Lucidez
VERNE, JULIO – Da Terra à Lua
GREENE, GRAHAM – O Americano Tranquilo
MAUGHAM, SOMERSET – Catalina
ZAFON, CARLOS RUIZ – O Prisioneiro do Céu
BROWN, DAN – Anjos e Demónios
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Conhecimento do Inferno
CARRISI, DONATO – O Sopro do Mal
PEIXOTO, JOSÉ LUIS – Nenhum Olhar
MURAKAMI, HARUKI - 1Q84
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Explicação dos Pássaros
SARAMAGO, JOSÉ – Jangada de Pedra
ORWELL, GEORGE – 1984

A ordem é a de leitura e meti a bold aqueles que mais gostei. Com o 1984 à cabeça, que livro brutal, saltou para os meus favoritos de sempre.

A ver se começo a ler a carrada de livros que tenho ali na estante à espera Se não estou em erro são 8 :sh)

8 é uma carrada?[:D] Eu tenho ali 60 e tal à espera, sou um comprador de livros compulsivo, principalmente clássicos da literatura. Vou é aproveitando sempre as promoções e os alfarrabistas, já lá vai o tempo de dar 20 e tal euros por um livro. Com paciência acaba-se sempre por arranjar o que queremos a um bom preço desde que não nos importemos de esperar.[;)]

O meu primeiro livro de 2013 é um que já ali estava há uns 3 anos à espera de ser lido, "Anna Karenina" do Lev Tolstoi.

Como habitualmente faço aqui o meu balanço dos livros que li no ano que findou:

SOUSA TAVARES, MIGUEL – Rio das Flores
TOLSTOI, LEV – Ressurreição
SARAMAGO, JOSÉ – Clarabóia
STEINBECK, JOHN – A Leste do Paraíso
BLIKEN, KAREN – África Minha
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Tratado das Paixões da Alma
DOS PASSOS, JOHN – Paralelo 42
KAWABATA, YASUNARI – Terra de Neve
CAMUS, ALBERT – O Estrangeiro
SARAMAGO, JOSÉ – A Caverna
MILLER, HENRY – Trópico de Cancer
HUGO MÃE, VALTER – O Apocalipse dos Trabalhadores
TOLSTOI, LEV – A Morte de Ivan Ilitch
GARCIA MARQUEZ, GABRIEL – A Revoada
AMADO, JORGE – O País do Carnaval
SEPÚLVEDA, LUIS – Nome de Toureiro
QUEIRÓS, EÇA DE – O Mandarim
DOSTOIEVSKI, FIÓDOR – O Idiota
SARAMAGO, JOSÉ – Ensaio Sobre a Lucidez
VERNE, JULIO – Da Terra à Lua
GREENE, GRAHAM – O Americano Tranquilo
MAUGHAM, SOMERSET – Catalina
ZAFON, CARLOS RUIZ – O Prisioneiro do Céu
BROWN, DAN – Anjos e Demónios
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Conhecimento do Inferno
CARRISI, DONATO – O Sopro do Mal
PEIXOTO, JOSÉ LUIS – Nenhum Olhar
MURAKAMI, HARUKI - 1Q84
LOBO ANTUNES, ANTÓNIO – Explicação dos Pássaros
SARAMAGO, JOSÉ – Jangada de Pedra
ORWELL, GEORGE – 1984

A ordem é a de leitura e meti a bold aqueles que mais gostei. Com o 1984 à cabeça, que livro brutal, saltou para os meus favoritos de sempre.

É impressão minha ou este ano foi um ano fraco em relação à quantidade? [:D] Tenho ideia de tu num ano teres lido muitos mais.

8 é uma carrada?[:D] Eu tenho ali 60 e tal à espera, sou um comprador de livros compulsivo, principalmente clássicos da literatura. Vou é aproveitando sempre as promoções e os alfarrabistas, já lá vai o tempo de dar 20 e tal euros por um livro. Com paciência acaba-se sempre por arranjar o que queremos a um bom preço desde que não nos importemos de esperar.[;)]

O meu primeiro livro de 2013 é um que já ali estava há uns 3 anos à espera de ser lido, "Anna Karenina" do Lev Tolstoi.

Já o li há uns anos valentes. Lembro-me de na altura ter gostado muito mas confesso que acho que tenho que lhe fazer um refresh.[:D] Tenho curiosidade para ver o filme.

É impressão minha ou este ano foi um ano fraco em relação à quantidade? [:D] Tenho ideia de tu num ano teres lido muitos mais.

Desde que faço esta contabilidade:

2010 - 50 livros
2011 - 36 livros
2012 - 31 livros

Há de facto aqui uma tendência mas repara que este ano estão ali vários respeitáveis calhamaços entre 600 e 800 páginas (creio que o A Leste do Paraíso até tem mais) e para além disso o 1984 do Murakami são 3 livros e eu só contabilizei um.

Mas sim, tenho lido menos de ano para ano. Mesmo assim creio que leio numa quantidade razoável, e o que importa acima de tudo é o prazer da leitura, quer se leia 10 páginas por dia ou 100.[;)]

Actualmente estou a ler os Pilares da Terra do Ken Follett. Vou no segundo volume, e mesmo ainda não tendo acabado o livro, recomendo!apr:)

(Faz-me lembrar a o Memorial do Convento![:D])

Excelente contabilidade, Raista! Eu não não devo passar os 10 livros por ano...:sh) Leio pouco, praticamente só nas viagens de autocarro (30 páginas?).
Este ano, daquilo que li, destaco "Millennium", "1Q84" e "Os Pilares da Terra" (curiosamente, todos eles com calhamaços jeitosos).

Nos próximos tempos, vou acabar "O Remorso de Baltasar Serapião" (quem diz que Saramago é leitura complicada, que se aventura no Valter Hugo Mãe
[:D]) e dedicar-me a alguns clássicos da literatura portuguesa e mundial. Deixei de comprar livros, inscrevi-me há pouco na biblioteca municipal lá do sítio e assim deixo de gastar dinheiro em livros e... em estantes (que já estão a abarrotar). Assim o espero, que ainda não vi o "reportório" de livros.

Última edição:
Os Pilares da Terra é um dos livros que tenho na estante à espera. E acabar de ler a Sombra do Vento e ler o jogo do Anjo do Zafón. Estes últimos serão os próximos a ser lidos.

Excelente contabilidade, Raista! Eu não não devo passar os 10 livros por ano...:sh) Leio pouco, praticamente só nas viagens de autocarro (30 páginas?).
Este ano, daquilo que li, destaco "Millennium", "1Q84" e "Os Pilares da Terra" (curiosamente, todos eles com calhamaços jeitosos).

Nos próximos tempos, vou acabar "O Remorso de Baltasar Serapião" (quem diz que Saramago é leitura complicada, que se aventura no Valter Hugo Mãe
[:D]) e dedicar-me a alguns clássicos da literatura portuguesa e mundial. Deixei de comprar livros, inscrevi-me há pouco na biblioteca municipal lá do sítio e assim deixo de gastar dinheiro em livros e... em estantes (que já estão a abarrotar). Assim o espero, que ainda não vi o "reportório" de livros.

Já o fiz há uns anos e parece-me que é um serviço que os cidadãos deviam utilizar com mais assiduidade. E não me chocava que colocassem um valor simbólico nos empréstimos - 1€ por exemplo - para que a biblioteca ter mais condições de manter e aumentar o seu espólio.

Desde que faço esta contabilidade:

2010 - 50 livros
2011 - 36 livros
2012 - 31 livros

Há de facto aqui uma tendência mas repara que este ano estão ali vários respeitáveis calhamaços entre 600 e 800 páginas (creio que o A Leste do Paraíso até tem mais) e para além disso o 1984 do Murakami são 3 livros e eu só contabilizei um.

Mas sim, tenho lido menos de ano para ano. Mesmo assim creio que leio numa quantidade razoável, e o que importa acima de tudo é o prazer da leitura, quer se leia 10 páginas por dia ou 100.[;)]

Claro que tens razão, estava só a meter-me contigo. Lembro-me do ano de 2010, quando vi que eram 50 livros até fiquei de boca aberta. É muito livro para 12 meses...[:D]

Em 2012 voltei a ler e ainda bem que o fiz. Inscrevi-me na biblioteca municipal e agora não me faltam livros para ler.

A lista do ano passado fica assim (comecei em Agosto):
Bret Easton Ellis - Menos que zero.
José Luís Peixoto - Nenhum olhar.
Luis Sepúlveda - As rosas de Atacama.
Luis Sepúlveda - O velho que lia romances de amor.
Haruki Murakami - Sputnik, meu amor.
Haruki Murakami - Em busca do carneiro selvagem.
Haruki Murakami - Dança, dança, dança.
Haruki Murakami - Kafka à beira mar.

Neste ano espero ler muito mais, e para começar estou a ler o "Crónica do pássaro de corda" do Murakami.

Há uns tempos atrás, andava na Amazon à procura da próxima leitura. Não sei a que propósito, apareceram-me uns livros de uma saga "Wool", de Hugh Howey (Hugh C. Howey. Não sabia nada acerca deles, mas as avaliações eram muito boas e os primeiros 5 livros da saga estavam a um preço bastante baixo e decidi arriscar.

E em boa hora o fiz. A acção passa-se num futuro não muito distante, em que por diversas razões, a humanidade foi obrigada a viver em silos debaixo da terra e sem contacto com o exterior, devido à atmosfera irrespirável. Cada silo desconhece a existência dos restantes. Os primeiros 5 livros contam uma história principalmente no silo 17 (e parte no silo 18). Os livros 6 e 7 (estou a ler este último) são uma espécie de prequela, mas feitos para serem lidos após a leitura dos primeiros 5.

Comecei muito recentemente o 7º e acho que ainda não há 8º, mas estou muito curioso para saber como é que isto vai terminar :)

Eu frequentava muito as bibliotecas na minha adolescência em Lisboa, mas agora como vivo numa terra pequena com biblioteca pequena também perdi esse hábito, felizmente agora também posso comprar e coleccionar livros, algo que com 15 anos era complicado (até porque nessa altura gastava quase tudo o que tinha em música).

E se tenho para aqui algumas coisas das quais não me importava de livrar, acho que não seria capaz de ir devolver à biblioteca alguns dos grandes livros que tenho lido. É sempre bom poder pegar neles quando me apetece, nem que seja só para olhar para eles e também cheirá-los, que é outra panca minha[:D]

Acabei de ler à bocado a Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón e recomendo. Muito bom o livro.

O próximo deverá ser o Jogo do Anjo também do Zafón.

Livros de 2013:

.A Voz do Silêncio - Helena P. Blavatsky
.A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

E lá terminei o 7º livro da saga WOOL e aguardo ansiosamente o 8º, que já está a 100%, mas ainda não foi publicado. Move it, Hugh Howey!

Entretanto comecei a ler o "Life of Pi". Tem um início um pouco lento, vamos a ver no que dá.

A sombra do vento é um livro muito bom. É bonito, o que é um pouco estranho para descrever um livro. O jogo do anjo não achei tão bom - sem ser mau, longe disso.

A sombra do vento é um livro muito bom. É bonito, o que é um pouco estranho para descrever um livro. O jogo do anjo não achei tão bom - sem ser mau, longe disso.

O Jogo do Anjo já o tenho na estante há bastante tempo. Comprei no mesmo dia que comprei a Sombra do Vento. Foi numa das promoções da FNAC em que estavam com 40% desconto. Também já tinha lido que não é tão bom como a Sombra do Vento.
O Prisioneiro do Céu do Zafón alguém já leu?
Também tenho ali os Pilares da Terra de Ken Follet mas esses vão esperar.

Voltar
Superior