Patricinha
New member
Vamos por partes (e haja alguém que alegre este tópico, conversando sobre livros, obrigado Patricinha[]):
Já tive oportunidade de aqui referir que a Stephenie Meyer não é particularmente dotada na escrita, por vezes é previsível e repetitiva. O que acontece é que ela é mestre em deixar algo em aberto no fim de cada livro e quando lês o primeiro não ficas bem se não leres o seguinte e por aí fora[8b] Portanto, o meu conselho é: não compres o "Crepúsculo" senão vais dar por ti a comprar os quatro da saga e a perguntar a ti própria se não tinhas onde gastar melhor o dinheiro .[]
O Stieg não é um escritor de sucesso porque morreu há 5 anos e só após a sua morte é que lhe chegou o sucesso, com um forte empurrãozinho de Hollywood que lhe adaptou um dos livros. Como ouvi falar muito bem do filme decidi comprar o livro.
O "Monte dos Vendavais" comprei-o (edição de bolso com letra minúscula, vou precisar de usar óculos quando o acabar) precisamente para colmatar a lacuna de não conhecer a obra que deu origem a "Wuthering Heights" de Kate Bush. Imperdoável, não é? Mas cumpro agora a penitência de bom grado, pois estou a gostar bastante.[]
Essa é mesmo a ideia pré-concebida que eu tinha dos livros dos vampiros. à velocidade a que as minhas miúdas devoram aquilo...só podia ser algo de viciante (é a maior loucura desde o Harry Potter).
O Stieg, pelos vistos, não chegou a conhecer o seu sucesso. É pena. Todavia aqueles títulos (rapariga que queria uma lata de gasolina e um fósforo. etc e tal), que mais parecem uma piscadela de olho ao leitor, não me são apelativos. Preconceito eu sei.
O Monte dos Vendavais anda na minha lista de clássicos que tenho mesmo de ler há anos e ainda não aconteceu.
Já vi que és fã do japonês insano (Murakami). Comprei recentemente a biografia dele (Auto-retrato do escritor) e está a ser uma boa surpresa. Fã confessa da sua escrita, sabia muito pouco sobre a sua vida, o que é de lamentar. Dele, destaco o Kafka à Beira Mar.
Também gostei do Travessuras da Menina Má do Vargas Llosa (que acho que já tinha dito aqui pelo tópico que andava a ler e esqueci-me de deixar o feedback).
Também adorei o Shalimar o Palhaço do Salman Rushdie. Depois do Fúria (que tem uma escrita algo difícil), este revelou-se uma excelente surpresa.