Livros - O que andam a ler?

Vamos por partes (e haja alguém que alegre este tópico, conversando sobre livros, obrigado Patricinha[;)]):

Já tive oportunidade de aqui referir que a Stephenie Meyer não é particularmente dotada na escrita, por vezes é previsível e repetitiva. O que acontece é que ela é mestre em deixar algo em aberto no fim de cada livro e quando lês o primeiro não ficas bem se não leres o seguinte e por aí fora[8b] Portanto, o meu conselho é: não compres o "Crepúsculo" senão vais dar por ti a comprar os quatro da saga e a perguntar a ti própria se não tinhas onde gastar melhor o dinheiro .[:D]

O Stieg não é um escritor de sucesso porque morreu há 5 anos e só após a sua morte é que lhe chegou o sucesso, com um forte empurrãozinho de Hollywood que lhe adaptou um dos livros. Como ouvi falar muito bem do filme decidi comprar o livro.

O "Monte dos Vendavais" comprei-o (edição de bolso com letra minúscula, vou precisar de usar óculos quando o acabar) precisamente para colmatar a lacuna de não conhecer a obra que deu origem a "Wuthering Heights" de Kate Bush. Imperdoável, não é? Mas cumpro agora a penitência de bom grado, pois estou a gostar bastante.[;)]

Essa é mesmo a ideia pré-concebida que eu tinha dos livros dos vampiros. à velocidade a que as minhas miúdas devoram aquilo...só podia ser algo de viciante (é a maior loucura desde o Harry Potter).

O Stieg, pelos vistos, não chegou a conhecer o seu sucesso. É pena. Todavia aqueles títulos (rapariga que queria uma lata de gasolina e um fósforo. etc e tal), que mais parecem uma piscadela de olho ao leitor, não me são apelativos. Preconceito eu sei.

O Monte dos Vendavais anda na minha lista de clássicos que tenho mesmo de ler há anos e ainda não aconteceu.

Já vi que és fã do japonês insano (Murakami). Comprei recentemente a biografia dele (Auto-retrato do escritor) e está a ser uma boa surpresa. Fã confessa da sua escrita, sabia muito pouco sobre a sua vida, o que é de lamentar. Dele, destaco o Kafka à Beira Mar.

Também gostei do Travessuras da Menina Má do Vargas Llosa (que acho que já tinha dito aqui pelo tópico que andava a ler e esqueci-me de deixar o feedback).
Também adorei o Shalimar o Palhaço do Salman Rushdie. Depois do Fúria (que tem uma escrita algo difícil), este revelou-se uma excelente surpresa.

Já vi que és fã do japonês insano (Murakami). Comprei recentemente a biografia dele (Auto-retrato do escritor) e está a ser uma boa surpresa. Fã confessa da sua escrita, sabia muito pouco sobre a sua vida, o que é de lamentar. Dele, destaco o Kafka à Beira Mar.

Também gostei do Travessuras da Menina Má do Vargas Llosa (que acho que já tinha dito aqui pelo tópico que andava a ler e esqueci-me de deixar o feedback).
Também adorei o Shalimar o Palhaço do Salman Rushdie. Depois do Fúria (que tem uma escrita algo difícil), este revelou-se uma excelente surpresa.

Pois, o Murakami é mesmo o meu escritor preferido, já li tudo dele que foi traduzido para Português excepto "Underground" que não encontro. O auto-retrato é engraçado, mas só mesmo para die hard fans. O Kafka À Beira-Mar é sublime, bem como "Crónica do Pássaro de Corda" e "Dança, Dança, Dança" (se bem que este último "exige" a leitura de "Em Busca Do Carneiro Selvagem" primeiro).

Vargas Llosa e Rushdie ainda não li nada mas há-de chegar o dia, o primeiro porque gosto bastante de escritores sul-americanos, o segundo porque há muito que tenho curiosidade.

Pois, o Murakami é mesmo o meu escritor preferido, já li tudo dele que foi traduzido para Português excepto "Underground" que não encontro. O auto-retrato é engraçado, mas só mesmo para die hard fans. O Kafka À Beira-Mar é sublime, bem como "Crónica do Pássaro de Corda" e "Dança, Dança, Dança" (se bem que este último "exige" a leitura de "Em Busca Do Carneiro Selvagem" primeiro).

Vargas Llosa e Rushdie ainda não li nada mas há-de chegar o dia, o primeiro porque gosto bastante de escritores sul-americanos, o segundo porque há muito que tenho curiosidade.

O Underground é aquele sobre o tentado no Metro de Tokio? Já o vi à venda, mas não comprei. Ultimamente não o tenho visto.

O Underground é aquele sobre o tentado no Metro de Tokio? Já o vi à venda, mas não comprei. Ultimamente não o tenho visto.

É esse mesmo.

Ainda a propósito da loucura dos miúdos pela saga dos vampiros, pelo menos lêem, o que já é bom. Se calhar para muitos terá sido o primeiro livro de 500 páginas que leram e alguns poderão ter perdido o "medo" que eu vejo muita gente a ter quando agarra num calhamaço. E a partir daí desenvolver o gosto pela leitura, seja ela qual for (mesmo que só leiam Nora Roberts já é bom[:D]).

É esse mesmo.

Ainda a propósito da loucura dos miúdos pela saga dos vampiros, pelo menos lêem, o que já é bom. Se calhar para muitos terá sido o primeiro livro de 500 páginas que leram e alguns poderão ter perdido o "medo" que eu vejo muita gente a ter quando agarra num calhamaço. E a partir daí desenvolver o gosto pela leitura, seja ela qual for (mesmo que só leiam Nora Roberts já é bom[:D]).
Deve ter sido o 4º ou o 5º, porque devem ter lido a saga Harry Potter.[:p][:D]

Sim, é de facto muito positivo lerem nem que seja esse tipo de livros. Eu próprio, ultimamente tenho lido esse tipo de livros.

Acabei o HP 7, isto porque acompanhou-me na minha adolescência e tinha perdido o contacto... Ao ver o 6º filme (não li o livro 6 e deixei o 5 a meio...), deu-me vontade de conhecer o desfecho da história.

E estou a ler a saga Twilight em inglês. Penso serem bons livros para treinar a língua.
De resto, concordo com o que disseste da Stephenie Meyer.[;)]

Depois de todos estes elogios, qualquer dia compro Murakami.[;)]

PS - o dia em que eu ler 50 livros por ano ainda há-de chegar![:D] É preciso ter muita disciplina (e pouco sono[:blush:]).[;)]

É esse mesmo.

Eu tenho a certeza que já o vi à venda. Já foi há algum tempo. Mas está esgotado agora? Não vão reeditar?

Relativamente aos miúdos, não te deixes enganar. Nem todos lêem. O Harru Potter era mais transversal. Os crepúsculos e afins é mais a onda das meninas (acho que é uma história mais "amorosa" que o HP).

Ainda há "pior" que Nora Roberts. A minha mãe por exemplo quase só lê livros que tenham mulheres de Burka na capa. Eu e a minha irmã gozamos com ela e chamamos-lhe os livros das "desgraçadinhas do Iraque".

Ainda num segmento inferior temos os romances da Sabrina e da Julia. Tive uma colega que era viciada nisso.

Deve ter sido o 4º ou o 5º, porque devem ter lido a saga Harry Potter.[:p][:D]

Sim, é de facto muito positivo lerem nem que seja esse tipo de livros. Eu próprio, ultimamente tenho lido esse tipo de livros.

Acabei o HP 7, isto porque acompanhou-me na minha adolescência e tinha perdido o contacto... Ao ver o 6º filme (não li o livro 6 e deixei o 5 a meio...), deu-me vontade de conhecer o desfecho da história.

E estou a ler a saga Twilight em inglês. Penso serem bons livros para treinar a língua.
De resto, concordo com o que disseste da Stephenie Meyer.[;)]

Depois de todos estes elogios, qualquer dia compro Murakami.[;)]

PS - o dia em que eu ler 50 livros por ano ainda há-de chegar![:D] É preciso ter muita disciplina (e pouco sono[:blush:]).[;)]

Começa pelo Kafka à Beira Mar. É um dos livros da minha vida.

Mas aviso-te já que a literatura dele é muito onírica. É assim, quase literatura surrealista. Não sei bem explicar.

Patricinha, o "Kafka à Beira-Mar" não será logo tratamento de choque?[:D]

Talvez o "Em Busca do Carneiro Selvagem" ou o "Afterdark" para começar e ver se gosta daquela poesia lunática em forma de prosa.

Patricinha, o "Kafka à Beira-Mar" não será logo tratamento de choque?[:D]

Talvez o "Em Busca do Carneiro Selvagem" ou o "Afterdark" para começar e ver se gosta daquela poesia lunática em forma de prosa.

Foi o primeiro que li. Conheço pessoas que não gostam e começaram pelo Sputnick. Bem sei que há gostos diferentes e tudo isso, mas confesso que até hoje não li o Sputnick com "medo" de me desiludir.

Foi o primeiro que li. Conheço pessoas que não gostam e começaram pelo Sputnick. Bem sei que há gostos diferentes e tudo isso, mas confesso que até hoje não li o Sputnick com "medo" de me desiludir.

Também foi o primeiro que li, o "Kafka". Aliás comprei sem saber nada do homem, apenas pelo título, porque gosto bastante de Franz Kafka.

O "Sputnik, Meu Amor" adorei, é lindo, lindo. Mas eu sou suspeito, para mim Murakami é o deus da literatura. O gajo consegue arranjar ali um desconcertante triângulo amoroso entre mulheres mas o livro não é sobre o lesbianismo, assenta sim nos habituais pressupostos, a solidão, a alienação. Todas as personagens dele são assim, solitárias e meio alienadas. E parte engraçada do livro é tentar perceber o porquê do título, eu percebi e pensei... porra, genial!

Acabaste uns dias. E então, deve ser uma seca, não? Eu pelo menos não consigo perceber o fenómeno Dan Brown.

Na minha opinião o Dan Brown sabe o que faz, tem uma receita de sucesso e vai fazendo render o peixe. Há melhor, claro que há, mas há seguramente pior.

Eu gostei bastante do "Código Da Vinci", o único que li dele. Mas já ouvi dizer que este "Símbolo Perdido" é o pior livro dele. Mas está na minha lista de livros a ler em 2010.

Também foi o primeiro que li, o "Kafka". Aliás comprei sem saber nada do homem, apenas pelo título, porque gosto bastante de Franz Kafka.

O "Sputnik, Meu Amor" adorei, é lindo, lindo. Mas eu sou suspeito, para mim Murakami é o deus da literatura. O gajo consegue arranjar ali um desconcertante triângulo amoroso entre mulheres mas o livro não é sobre o lesbianismo, assenta sim nos habituais pressupostos, a solidão, a alienação. Todas as personagens dele são assim, solitárias e meio alienadas. E parte engraçada do livro é tentar perceber o porquê do título, eu percebi e pensei... porra, genial!

Com esta deixa vou ler certamente. Vou pedir ao Pai Natal. :)

Na minha opinião o Dan Brown sabe o que faz, tem uma receita de sucesso e vai fazendo render o peixe. Há melhor, claro que há, mas há seguramente pior.

Eu gostei bastante do "Código Da Vinci", o único que li dele. Mas já ouvi dizer que este "Símbolo Perdido" é o pior livro dele. Mas está na minha lista de livros a ler em 2010.

Eu li o Código, e até gostei. Também li os Anjos e Demónios. Também gostei assim-assim. Não são aqueles livros que nos enchem as medidas, isso não são, mas tudo tem um momento. Os Anjos e Demónios levei nas férias e li na praia. É a leitura ideal para quando temos: pais e filhos a jogar às raquetes e a deixar cair a bola para cima do nosso saco, crianças a encherem-nos a toalha de areia, grupos de amigos a jogar voley e famílias inteiras a brigar por causa de quem come a sandes de fiambre e quem come a de chouriço. Qualquer coisa que implicasse muita concentração iria certamente ficar pousada na areia, com o marcador na pág. 20.
Há momentos para ler Dostoiévsky como há para ler Dan Brown, Paulo Coelho ou até Norah Roberts.

A propósito desta última, tenho uma aluna que é viciada. Tem aí uns 350 livros desta autora (que exagero..). Ela diz que é tipo romance histórico e adora. Eu, a avaliar pelas capas que via nas livrarias (nunca me suscitou a vontade de ler a contracapa) achava que era mais comédia romântica:sh).

Os meus hábitos de leitura são, infelizmente, zero. Já paguei em livros por sugestão de uma ex-namorada e quando começava a ler gostava e ficava empolgado, mas depois havia alturas em que não podia ler e acabei sempre por desligar:sh)

Houve um livro que me marcou bastante, mas, inevitavelmente, acabei por me desligar. Não vi nenhuma referência aqui no tópico, mas aconselho a sua leitura: "As Brumas de Avalon" (4 volumes) de Marion Zimmer Bradley.

Se quiserem ler alguma referência ao livro, têm aqui, aqui e aqui (retiradas aleatoriamente e em português).

Última edição:
Pois e eu pouco leio... e do pouco que leio é do genero que tu les na praia, neste momento tou a ler Dan Brow, o Simbolo.[:D][:D]

Sempre é melhor que os de auto-ajuda. "Seja o condutor da sua vida". "Como ganhar 36745948 milhões de euros - o livro que lhe ensina passo a passo".

Chego a ter ataques de riso na livraria.

Sempre é melhor que os de auto-ajuda. "Seja o condutor da sua vida". "Como ganhar 36745948 milhões de euros - o livro que lhe ensina passo a passo".

Chego a ter ataques de riso na livraria.

Poix realmente ja "fazem" livros todas as maneiras e feitios.... mas confesso que nao sou muito adepto da leitura porque me desconcentro com muita facilidade, mal acabo de ler um paragrafo e a minha cabeça ja estar a pensar no que tenho pra fazer no trabalho, etc....

Voltar
Superior