Também já tive um cão de gado transmontano, adoro a raça e ando com ideias de voltar a ter outro. Mas infelizmente já sobre do mesmo mal de outras raças de cães de rebanho.
De momento só tenho um Serra de pêlo curto, a caminhar para velho.
Por acaso a minha aldeia deve ser das poucas de Trás-os-montes onde não há grandes registos de presença de lobos nos últimos anos, e também há poucos rebanhos.
O lobo é um animal extremamente inteligente que não se vai colocar em perigo por estupidez, por isso não deve ser muito fácil avistá-los.
A parte das histórias é verdade, mas isso acontece um pouco por todo o lado, basta ver a verdadeira história do capuchinho vermelho e dos 3 porquinhos [

].
A minha avó há muitas décadas atrás chegou a ser perseguida por 2 lobo quando ia a cavalo na burra entre aldeias, mas não atacaram. Por lá até é comum dizer que, caso ela passasse para aldeia seguinte que aí sim iam atacar.
Mais recentemente há relatos de ataques a burras, mas não posso confirmar se são totalmente verdade ou não.
Também têm aumentado as matilhas de cães vadios, grande parte perdidos ou abandonados pelos caçadores.