[Acidente] Longarina danificada (edit: e chatices com o seguro)

Florestal

New member
Olá a todos,

Um familiar meu teve um acidente onde lhe bateram na traseira do carro. Ele circulava em AE, faixa da direita, a 120 km/h e foi abalroado por um indivíduo que "mergulhou" para essa faixa a alta velocidade. Long history short, ninguém se aleijou seriamente (ao menos isso), a traseira do carro ficou toda desfeita, uma das peritagens está condicional (devido ao valor da reparação) e ainda falta o auto da GNR (para atribuição de culpa, que, espero eu, será óbvia). O valor da reparação é elevado (na ordem dos 10000€, mais € menos €; oficina da marca), mas ainda assim inferior ao valor do carro.

Pergunta para quem realmente percebe do assunto: pelo menos uma das longarinas terá sido afectada pelo embate, logo o carro terá de ir ao "esticador" (provavelmente terá outro nome). O carro "volta a ser carro", ou nunca mais fica igual? É que toda a vida ouvi dizer que nunca mais fica a 100%.

Obrigado pela ajuda.

Última edição:
Se o artista for bom, fica em termos de dimensões/proporção igual ao que estava antes....agora o material devido à deformação terá as propriedades alteradas.

Para mim seria carro para despachar.

O carro "volta a ser carro", ou nunca mais fica igual? É que toda a vida ouvi dizer que nunca mais fica a 100%.

Eu acho que nao fica porque o carro nao passa de lata soldada em pontos especificos, que no todo dao lugar ao chassi e carroceria.
Num conserto há sempre peças a desempenar e outras em que se aplica "aparelho".

Exactamente isto.
Aqui despacham-se carros com quem troca de meias.

Por aqui responde-se com clareza e sem rodeios.

Se o carro fica igual dimensionalmente num bom bate chapas? Fica

Fica com as mesmas condições de segurança e quiça dinâmicas? Não

Ficaria com um carro assim? Não

E como bom e típico tuga com nítida falta de contexto, devolvo a pergunta. Qual é o teu salário médio? Não te chegam 10000€ para comprar um carro novo?

por aqui esse esticador chama-se mestra.

uma vez eu tive um toque a 30 ou 40km/h, à saía de um semáforo, meti a mala de um clio com 6 meses dentro. o meu carocha com 26 anos ou coisa parecida ficou com a mala a frente ao contrário e ficou bom de chapa, desamassou-se a mesma e só o friso central ficou com marcas. segundo caso, tive um pequeno acidente com esse carocha uma outra vez, teve que ir à mestra porque bati de esquina tentando evitar o acidente. ficou esticado, mas sempre que virava a direção ao máximo para um os lados, o carro parecia que subia qualquer coisa.

resumindo: mesmo ficando um bom trabalho, acho que nunca mais ficará o mesmo, nem que seja pelo que disseram acima, o material foi deformao e nunca será novamente igual a "novo/direito".

A resposta à pergunta depende essencialmente do tipo de dano na longarina e da qualidade de quem faz o trabalho.

pôr o carro com bom aspecto e dimensionalmente correcto, "qualquer um" faz.
Admito que a malta ache que "nunca volta ao mesmo" tenha como base reparações por sucateiros, que até podem ter a bata da marca vestida. são as mais frequentes...

Se o carro fica direito? Fica.

Se a rigidez ira ficar igual? Depende.

Depende de? Do sitio onde a longarina ficou danificada. Se foi em sitio onde tenha soldaduras de encaixe nao vai ficar igual.

Se for em outro ponto, a rigidez mantem mas convem ser reforçada de qualquer forma para evitar o pior. [;)]

Este tipo de trabalhos na marca, nem sempre sao a melhor soluçao. E preferivel falar com um chapeiro digno desse nome e de confiança que ele se estiver bem disposto faz o trabalho em condiçoes.

Hoje em dia uma viatura indo a uma banca de bate-chapas, mestra, ..., fica dimensionalmente como de fabrica, não permite uma diferença de 1mm, a única questão é a qualidade da reparação especialmente a forma como são refeitas as uniões das diferentes peças.
Se forem feitas por um chapeiro competente fica bom, se for feito por um desses pseudo-chapeiros que estão nos concessionarios que só sabem trocar peças novas que sejam aparafusadas ai o trabalho fica mal e depois de sair da banca vai sofrer ligeiras alterações.

Se o carro fica direito? Fica.

Se a rigidez ira ficar igual? Depende.

Depende de? Do sitio onde a longarina ficou danificada. Se foi em sitio onde tenha soldaduras de encaixe nao vai ficar igual.

Se for em outro ponto, a rigidez mantem mas convem ser reforçada de qualquer forma para evitar o pior. [;)]

Este tipo de trabalhos na marca, nem sempre sao a melhor soluçao. E preferivel falar com um chapeiro digno desse nome e de confiança que ele se estiver bem disposto faz o trabalho em condiçoes.

O veículo em causa faz 4 anos de idade daqui a 3 meses, ficando pago nessa altura também. Como é óbvio, os tempos estão difíceis para (quase) todos, por isso trocar de carro agora (com novo crédito) está fora de questão. Até porque este era um carro para manter alguns anos. Já agora, porque não referi, é um Honda Civic 1.4. Se fosse uma perda total, e pagassem o valor eurotax, naturalmente que teria de se comprar outro carro, provavelmente do segmento abaixo, para evitar despesas adicionais. Eu percebo o comentário do CHB, do ponto de vista monetário é complicado "despachar" um carro nestas condições. Fica é sempre a dúvida se o carro ficou mesmo a 100%, o que, pelos vistos, é improvável.

A reparação será ao abrigo do seguro e o carro já está desmontado numa oficina da marca, por isso agora só sai de lá arranjado (mas obrigado na mesma pela sugestão). Segundo informação da oficina, as longarinas não ficaram com problemas estruturais, apenas ficou danificada a zona de deformação programada das 2 longarinas (na traseira do carro). Existe um limite de "encolhimento" dessa zona, definido pela marca, para lá do qual a segurança futura fica afectada. Neste caso as longarinas portaram-se como programado e o limite não foi ultrapassado, portanto vai ao "esticador". Consoante o comportamento das mesmas no "esticador", poderão ou não ser substituídos componentes das longarinas (9000 a 11000€ de reparação, consoante tenham de substituir componentes...). Enfim, espero que fique o melhor possível e que não haja nenhum problema com a reparação.

Obrigado pelo feedback.

Voltar
Superior