Lotus Elan M100 VS Toyota MR-2

Lotus, tem um optimo comportamento, motor bem vivo para 160cv e um peso bastante baixo perto dos 1000kilos.

Ainda assim para a altura sempre preferia isto.

z1.jpg

Porque para mim os verdadeiros cabrios sao rwd.

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

Continuavam a preferir o Elan se fosse este da foto?

Esse é um KIA Elan com um motor Kia 1.8 de 151cv e foi vendido entre 1996 a 1997.

Se preferia esse ao Lotus?

O Lotus tem outra "alma" e outro handling;)

não queria nenhum e Lotus está só no Top 5 das minhas marcas de eleição.... O Colin Chapman teria ficado triste com esse modelo. No entanto, prefiro claramente o Lotus(apesar de não gostar dele) mesmo tendo divertimento inferior...porque esses Toyotas estão associados a grunhos e xuning e o Lotus continua a ser um carro carismático e distinto. Cump.

São carros muito diferentes.

O Elan foi considerado "tecnicamente perfeito" quando foi lançado, é simplesmente lindo, ostenta o simbolo lotus e a nivel mecânico está bem servido pela isuzu. O unico pecado deste roadster foi ser fwd.

O toyota tem a vantagem de ter uma maior qualidade de construção e ser rwd, mas é um carro banal.

Conclusão:
Não são comparaveis.

citação:Originalmente colocada por RedPower

Esse é um KIA Elan com um motor Kia 1.8 de 151cv e foi vendido entre 1996 a 1997.

Não consigo achar provas que o carro era diferente... Estive no Club Lotus francês e pelo que parece isso ficou bem calado entre eles (Lotus e Kia). E um user noutro fórum disse que o que a Kia fez, foi aproveitar as peças já montadas pela Lotus e por a venda (por isso foi um numero limitado de Kia Elan). E pelo que parece a base do Elan é made in Isuzu (modelo Geo??).

Mas imaginemos que são iguais? Abdicavam do símbolo da Lotus por um da Kia?

Não consigo achar provas que o carro era diferente... Estive no Club Lotus francês e pelo que parece isso ficou bem calado entre eles (Lotus e Kia). E um user noutro fórum disse que o que a Kia fez, foi aproveitar as peças já montadas pela Lotus e por a venda (por isso foi um numero limitado de Kia Elan). E pelo que parece a base do Elan é made in Isuzu (modelo Geo??).

Mas imaginemos que são iguais? Abdicavam do símbolo da Lotus por um da Kia?

O Lotus Elan usa a base GEO-Storm (Isuzu), assim como todos os elementos mecanicos.

O Isuzu Gemini Coupé detem dos alguns elementos estecticos do Elan (ex: puxadores, chassi, mecanica).

2006112023563_8a.jpg

O Kia segundo as minhas fontes não tem o handling Lotus, mas posso estar errado! Nunca vi nenhum ao vivo!

expliquem-me la essa ideia do "lotus é lotus".....

citação:Vou corrigir: os defeitos do Elan não se resumiam só ao facto de ser FWD. O carro era muito pesado para um roadster Lotus...
se o defeito do Elan é tão so ser o melhor FWD até ao aparecimento do Mitsubishi FTO, se calhar a ambiçao de TODAS AS MARCAS no que toca a dinamica é ser tao defeituoso como o Lotus, nao?:D

pior ainda...o Colin Chapman era tao contra este tipo de carro que o projecto foi inteiramente da epoca dele e chefiado por ele[}:)]

alias, até o Elise tem ainda a "unha" dele, vê lá o quao avançados eram os planos...

O Kia segundo as minhas fontes não tem o handling Lotus, mas posso estar errado! Nunca vi nenhum ao vivo!

Agora fiquei curioso! [8)]. Também não sei a diferença de peso entre os motores (porque o Kia teve motor próprio).

Agora fiquei curioso! [8)]. Também não sei a diferença de peso entre os motores (porque o Kia teve motor próprio).

O Kia é uma cópia feita por licença do Lotus Elan.
Depois do fim da produção deste, a Kia pediu autorização à Lotus para produzir um automóvel ESTETICAMENTE similar ao Elan.
De resto, era tudo KIa.

Sendo eu fascinado pelo Elan original, acabei por comprar um MX-5 da 1ª série por saber que era a forma mais barata de "imitar" sensação do Lotus.
No entanto, tinha muita curiosidade em saber como era o Elan M100, uma vez que estava mais ou menos no mesmo segmento do MX-5. Há coisa de mês e meio, um amigo meu andou com um durante uns dias e lá fui experimentar. Era de 92 e em BRG. A primeira coisa que se nota é um conforto muito acima do esperado. Nos caminhos onde o MX-5 faz barulhos e treme por todo o lado, o Elan é confortável e silencioso como um carro moderno. É muito prático de utilizar, como um qualquer citadino, à excepção da visibilidade para fora que é terrível para qualquer ângulo. Mas isso é uma questão de hábito.
A primeira desilusão por comparação com o Mazda é a caixa... Curso muito longo e tacto desagradável, apesar de corresponder bem quando se passa de caixa muito rápido. A direcção é muito mais filtrada que a do Mazda, mas agradável, ainda que pesada demais. Os travões pareceram-me satisfatórios. A aceleração, muito forte e linear, faz o MX-5 parecer uma lesma. É também muito estável a alta velocidade. Mas o que interessa são as curvas e, mesmo aí, o Elan continua a ser imensamente mais eficaz. Ao fim das duas ou três primeiras curvas fica-se logo com a noção de que nunca se vai chegar ao limite do carro, por uma questão de coragem! É que a curvar já muito depressa, nota-se que o carro ainda tem muito para dar. Comportamento extremamente seguro e linear, mas em última análise, aborrecido. Ou seja, assim que a eficácia deixa de surpreender, já não há muito a descobrir. Ao contrário do que acontece nos RWD, em que podemos descrever a mesma curva de várias maneiras diferentes e divertidas.
Não quero com isto dizer que, por ser FWD é logo pior. Simplesmente, neste caso concreto, não é um carro tão solto e divertido como um Clio 16V, por exemplo.
Nunca guiei um MR2, mas sei que os carros de motor central costumam ser eficazes mas delicados de guiar. No entanto, na minha opinião, só um RWD mesmo bom é que é preferível ao Elan. Até porque no capítulo estético, o Elan agrada-me muito.

Voltar
Superior