Lucros de Restaurantes

Acho que esse exemplos desvirtuam um pouco a ideia.

Todos sabemos que a maioria dos restaurantes não dão grande lucro. Dão para pagar um razoável ordenado ao dono e pouco mais.

É evidente q existem excepções mas no geral não são grandes negócios na medida em que exigem muita dedicação.

Um bom negócio para mim é ganhar dinheiro eqt estou a dormir [:D]. Isto é, todo o negócio q não envolve esforço do seu proprietário é um negócio perfeito. Restaurantes estão no oposto desta minha teoria muito pessoal e por esse motivo nunca me iria meter numa coisa destas.

Isto é a verdade.

Quanto a isto:
enho um familiar com um restaurante na Amadora que em dias maus factura perto de 6000€ dia.

Perto de 60% é lucro da facturação, mas do lucro tem de retirar ordenados, contas correntes ( agua, luz, impostos etc ).

Ele tira perto de 80/90k por mês do restaurante.

Uns 20% são para custos ... agora é so fazer as contas.

Comes e bebes dá muito guito.

Só o que é facturado por fora é uma barbaridade.

Que restaurante é esse? 6000€/dia com refeições a 15€ dá 400 refeições...200 ao almoço e 200 ao jantar...contando com 3 horas de funcionamento em cada periodo, 400 refeições / 6 horas dá 67 refeições por hora...quantas mesas tem esse restaurante, quantos empregados, quantos cozinheiros...de que tamanho é que é o espaço...?

Qual é o restaurante?

Qual é o restaurante?

Não iria tão longe. [:D]
Mas acho que não é questão que se faça aqui...

Mas que faz confusão: lá isso faz. Gera mais lucros que uma empresa farmacêutica ou de software![:)]

O do meu familiar é uma máquina de fazer dinheiro.

Tem o restaurante desde 1970 .... já lhe ofereceram 200.000 Contos ( 1 milhão de € ) e ele não o vende.

Será uma pena, mas quando ele acabar os filhos nem querem saber do local.

Patalogika, ou estás a fazer mal as contas ou é mais que lógico que não venda por 1M€. Com essa facturação, só vendia por esse valor se estivesse maluco ou com a corda no pescoço...

Quanto à segunda parte, se confirmas que os filhos não querem saber daquilo, agradeço PM com detalhes que posso estar interessado em continuar o negócio[:cool:]

Esta gente ....

Claro que não digo o nome do restaurante.

Mas passem pela Buraca e parem á porta do David da Buraca ou do Panças e contem quantas pessoas lá entram para comer.

Basta lá ficar um dia normal de semana.

O restuarante não é nenhum destes.

Donos de restaurantes nos subúrbios pobres a ganharem 1 milhão de euros por ano?

Tão estranho que nenhum conste da lista dos mais ricos de Portugal, ou dos melhores ordenados :rolleyes:

Donos de restaurantes nos subúrbios pobres a ganharem 1 milhão de euros por ano?

Tão estranho que nenhum conste da lista dos mais ricos de Portugal, ou dos melhores ordenados :rolleyes:

Amadora é um suburbio pobre ??? [:D]

Vives em que mundo ?

.... Cuidado na IC19, nunca vires em nenhuma saida, podes ser apanhado por um pobre.

Eu vivo no meu mundo e gosto bastante dele.

Uma das minhas actividades é o imobiliário, portanto sei bem onde é que as casas interessam e não interessam [;)]

Não costumo sair do IC19, normalmente sigo em frente até Ranholas.

Não façam o erro de olhar à facturação/ movimento e pensar que é tudo lucro, como é muito comum!

O do meu familiar é uma máquina de fazer dinheiro.

Tem o restaurante desde 1970 .... já lhe ofereceram 200.000 Contos ( 1 milhão de € ) e ele não o vende.

Será uma pena, mas quando ele acabar os filhos nem querem saber do local.

Por 1milhão de € não venderia um restaurante que facturasse mais de 500mil €/ano.

Eu vivo no meu mundo e gosto bastante dele.

Uma das minhas actividades é o imobiliário, portanto sei bem onde é que as casas interessam e não interessam [;)]

Não costumo sair do IC19, normalmente sigo em frente até Ranholas.

Fazes mal ... se saisses naquele bairro pobre que chamam Damaia conhecias o que é ser "suburbio pobre".

Nem custa muito ... sais logo ao EMFA. Mas quem sou eu para te estar a dizer isto, se conheces o mercado também sabes que na Serra das Brancas só vivem pobres, no Neudel também, and so on.

Esta gente ....

Claro que não digo o nome do restaurante.

Mas passem pela Buraca e parem á porta do David da Buraca ou do Panças e contem quantas pessoas lá entram para comer.

Basta lá ficar um dia normal de semana.

O restuarante não é nenhum destes.

Isso eu confirmo, aquilo está sempre apinhado de gente...

Restaurantes com almoços a 5~10€ não dão dinheiro, dão trabalho...
Nos casos que conheço e que citei um almoço não fica por menos de 60€ e um jantar é ainda muito mais caro... em média 150€.

Não é facil gerir um sítio desses e todos os funcionários são profissionais de primeira linha, com muita formação e mais ou menos experiência.
Raramente fica uma mesa vazia.

Um restaurante que factura 2M€ / ano que rende meio milhão de Euros de lucro ao ano... Não é um restaurante. É uma empresa farmaceutica ( no mínimo)!

vê lá bem esses valores![:D][;)]

O restaurante da empresa onde trabalho factura em média 7000€/dia. Não é assim tão dificil!

Acho que muitos confundem o facturar com lucro ...

Pois, como tinha dito ao início acho que não se devem separar esses dois valores. O mais simples para mim é considerar facturação e margem de lucro, onde a margem é algo bem mais complexo, inclui custos de matéria-prima, produção, marketing, distribuição, juros, estruturas e o que mais tiver de entrar em cada caso.

Não façam o erro de olhar à facturação/ movimento e pensar que é tudo lucro, como é muito comum!

Exactamente, mas a Patologika referiu isso mesmo, o restaurante faz 6000€ de facturação, a isso tem que retirar os gastos... e ainda pensam que sao valores altos... até são, mas não são impossíveis de serem atingidos valores como estes. Na ikea de alfragide, o restaurante faz valores deste género por exemplo!

Mas está acoplado a uma grande superfície comercial (se é o uqe eu estou a pensar)...

E pensas bem, daí eu achar que não é assim tão dificil facturar assim.. Ali só vão pessoas que pensam comprar nessa grande superfície, nos restaurantes "normais", ou seja, independentes, as pessoas vão lá com um único propósito, daí achar que estes valores sejam facilmente ultrapassáveis. Mas o que acho é que como o air disse, está-se a esquecer de separar "facturação" de "lucro"

Back