Lx - Algarve: 320d Touring (E39) e Captiva (Seven)

Onyros

New member
Este fim-de-semana fui queimar os últimos cartuchos de férias, e segui viagem para uns diazinhos no Algarve, em "carreirinha" com os meus sogros.

Na primeira fase da viagem, desde atestar (em Lisboa) até chegar a Tavira, completando exactamente 300 km, o consumo da minha 520d acusava 5.9 litros aos 100... no computador de bordo.

O meu sogro com a Captiva marcava uns mais pesadinhos 8.2 l/100km. Os carros iam sensivelmente com a mesma carga, mas já se esperava que a Captiva gastasse um bocadinho mais.

O andamento, como é óbvio, não foi muito acelerado. Sempre entre os 120 e os 140 km/h, raramente passando disso, mas sempre por aí. Enquanto o meu sogro ditou o andamento, o CB marcava à volta de 6.2 l/100 km. Após uma paragem em Aljustrel, já depois de eu ter passado para a frente, apesar de manter uma velocidade mais estável à volta dos 140 km/h o consumo baixou para 5.8 l/ 100 km, chegando ao destino com 5.9.

Das duas uma, ou a fase final do percurso ajudou, ou o facto de eu não deixar oscilar tanto a velocidade (para cima e para baixo) também tenha ajudado. Na via do Infante, foi sempre necessário oscilar um bocado mais, devido às ultrapassagens e maior fluxo de trânsito.

Com mais umas voltinhas pela zona, via do Infante direcção oeste e voltar para leste, ficámo-nos pelos 500 e poucos quilómetros, ainda com o consumo a 5.9.

Na viagem de volta, já não nos acompanhámos e, mantendo a tal velocidade mais ou menos estável à volta dos 140 km/h (sem cruise control, porque infelizmente faz-me confusão), o consumo global da viagem, com 880 km feitos no total, ficou-se pelos 6.1 l/100 km.

Falta confirmar o desvio do CB em relação à realidade, mas suponho que não seja por aí além, pelo menos pelo que é norma até agora.

Não fico tão surpreendido com o consumo da Captiva, porque noutra viagem em condições ligeiramente diferentes (mais peso, percurso mais sinuoso) ela tinha acusado um consumo global de 8.7 l/100 km, em quase 1000 km de viagem; fico surpreendido (pela positiva) com a 520d porque não tendo viajado com a preocupação dos consumos, mas também sem a pressa habitual, conseguiu-se fazer um consumo muito engraçado.

Só para acabar, no fim disto, o consumo da carrinha, com 93500 km feitos, está nos 7.2 l/100 km.

Eu imagino se tivesse o novo motor 20d... Aí, então, seria uma maravilha. :)

edit: LOL, estranhamente coloquei sempre 320d quando a carrinha é... uma 520d. My mistake! Corrigi no texto, mas não sei como alterar no tópico, se algum mod puder alterar... melhor! (E agradeço, claro!)

Última edição:
Bons consumos para essa carrinha!

Este ano também fomos para o Algarve na 320d 136cv e os consumos ficaram nos 6,2L. Total de 1200km dos quais 1100 em AE e resto pequenas deslocações por Portimão com trânsito à mistura.

As velocidades foram um pouco superiores às tuas (não muito!140 - 150 kmh pois a partir daqui já há apreensão da carta e uma vez pisei a pedido do meu pai, sem exemplo, só para ver se ainda estava de bom coração).

ah ac ligado e bagageira cheia... Sempre nos deu uma boa resposta, não apanhamos muito transito pelo que a velocidade foi muito estável.

Tens uma máquina, estima-a![;)]

Bons consumos para essa carrinha!

Este ano também fomos para o Algarve na 320d 136cv e os consumos ficaram nos 6,2L. Total de 1200km dos quais 1100 em AE e resto pequenas deslocações por Portimão com trânsito à mistura.

As velocidades foram um pouco superiores às tuas (não muito!140 - 150 kmh pois a partir daqui já há apreensão da carta e uma vez pisei a pedido do meu pai, sem exemplo, só para ver se ainda estava de bom coração).

ah ac ligado e bagageira cheia... Sempre nos deu uma boa resposta, não apanhamos muito transito pelo que a velocidade foi muito estável.

Tens uma máquina, estima-a![;)]
É isso mesmo, com uma velocidade de cruzeiro regular, os consumos são excepcionais... até mete pena usá-la em cidade, não só porque as baixas não brilham, mas porque é verdadeiramente uma estradista, como se comprova facilmente.

O coração dela está bastante bem de saúde, até porque com 90.000 km ainda está a começar. Numa ultrapassagem em particular, vinha um Cayman atrás lançado e picado com o que juro que me pareceu uma 407 carrinha normalíssima, e pisei um bocado até chegar aos 190 sem grandes dificuldades, para não "estorvar" a corridinha desses dois e retomar o meu caminho na faixa da direita à minha velocidade de cruzeiro. Como o glide da 520d é longuíssimo, o tempo que esteve até chegar aos 140 de novo lá compensou um bocadinho o que se gastou na aceleração.

Também fomos com o AC ligado o caminho todo, os dias da viagem não foram para brincadeiras (tendo em conta a altura do ano - 30º é obra). A bagageira ia apinhada, desde carrinhos de bebé, a sacos com tijolos lá dentro (as bugigangas da "Maria"), etc.

A Captiva com o motor 2.0 diesel de 150cv mexe-se bastante bem, mas é bastante mais beberrona. Parece mais agradável de conduzir em cidade, no entanto.

É por essas e por outras que, até por necessidade, estou a ponderar uma alternativa para cidade, um carro mais despachado e pequeno - porque estacionar a 520d touring às vezes tem que se lhe diga, especialmente em Lisboa.

Última edição:
Voltar
Superior