Madrid - Barcelona em AVE

XXI

New member
Depois das últimas polémicas sobre os aviões

Eis uma boa opção para as viagens...... em Espanha

A ligação entre as duas maiores cidades Espanholas já está feita.

A distância Madrid/ Barcelona é a mesma - Madrid / Lisboa

http://www.renfe.es/video.html

Last edited:
Fiz a viagem oposta em AVE - Barcelona-Madrid.

Confesso que nunca andei num comboio com tanta classe - e fui em 2ª[:D] - (nunca andei em TGV's e afins).

O comboio foi quase a viagem toda perto dos 300 km/h, sendo que a viagem demorou 2h e 15 min (chegou 10 minutos antes do previsto).

Quanto a preços, não faço ideia qual será, mas eu paguei, com bilhete de InterRail, 10€. Não achei nada caro.[:p]

Muito interessante. E em caso de atraso superior a 30 minutos = 100% devolução do dinheiro.

Fiz a viagem oposta em AVE - Barcelona-Madrid.

Confesso que nunca andei num comboio com tanta classe - e fui em 2ª[:D] - (nunca andei em TGV's e afins).

O comboio foi quase a viagem toda perto dos 300 km/h, sendo que a viagem demorou 2h e 15 min (chegou 10 minutos antes do previsto).

Quanto a preços, não faço ideia qual será, mas eu paguei, com bilhete de InterRail, 10€. Não achei nada caro.[:p]

o AVE é o "tgv" espanhol[;)]

O preço parece competitivo. Especialmente tendo em conta q não se leva com as 2 horas para o check in!

O preço parece competitivo. Especialmente tendo em conta q não se leva com as 2 horas para o check in!

Só se for pelo check in, porque não sei se compensa. De MAdrid a Barcelona ida e volta 2 pessoas nas tarifas mais baratas fica em 337 euros... suspeito que de avião seja mais barato.

Só se for pelo check in, porque não sei se compensa. De MAdrid a Barcelona ida e volta 2 pessoas nas tarifas mais baratas fica em 337 euros... suspeito que de avião seja mais barato.

Em classe Turista fica em 125 euros por pessoa ida e volta, sem constrangimentos de bagagem, sem paranóias de segurança, sem check-in, com mais comodidade (lugares mais espaçosos, carrugem bar, etc), e para quem viaja em trabalho, aproveita-se melhor o tempo. Acho uma alternativa muito interessante. Nunca fiz esse percurso, mas já fiz Lyon-Paris e volta de TGV (Madrid-Barcelona devem ser só mais uns 100kms) e faz-se muito bem.
Contudo, só quando quando as velocidades médias (não as máximas) passarem dos actuais 210 ou 220km/h ou potenciais 250km/h, para cerca de 300km/h (vai implicar máximas próximas dos 400km/h), só aí é que será alternativa a 100% ao avião. Mas para se chegar aí, não creio que a tecnologia do TGV seja suficiente.

Em classe Turista fica em 125 euros por pessoa ida e volta, sem constrangimentos de bagagem, sem paranóias de segurança, sem check-in, com mais comodidade (lugares mais espaçosos, carrugem bar, etc), e para quem viaja em trabalho, aproveita-se melhor o tempo. Acho uma alternativa muito interessante. Nunca fiz esse percurso, mas já fiz Lyon-Paris e volta de TGV (Madrid-Barcelona devem ser só mais uns 100kms) e faz-se muito bem.
Contudo, só quando quando as velocidades médias (não as máximas) passarem dos actuais 210 ou 220km/h ou potenciais 250km/h, para cerca de 300km/h (vai implicar máximas próximas dos 400km/h), só aí é que será alternativa a 100% ao avião. Mas para se chegar aí, não creio que a tecnologia do TGV seja suficiente.

Mas para ter esses preços provavelmente só em horários mesnos atractivos. Eu simulei há pouco e deu os tais 337 euros (2 pessoas). Quanto à segurança nos aviões... e um mal necessário, e depois do que aconteceu em Atocha não sei se não se deveria implementar normas semelhantes nos comboios. Falaste em algumas vantagens do comboio, lembrei-me de outra entretanto... a paisagem, que nos aviões é quase inexistente.

Mas pelos preços praticados para mim ainda não é opção.

Quanto à segurança nos aviões... e um mal necessário, e depois do que aconteceu em Atocha não sei se não se deveria implementar normas semelhantes nos comboios.
Os cercanías, onde as bombas explodiram, são basicamente metropolitanos. É triste mas a verdade é que é impossível aplicar sistemas de controlo e segurança em tudo o que seja transportes públicos [s)]

PS-este ano fiz Frankfurt-Hamburgo (só ida) no ICE e paguei uma batelada. 100eur Madrid-Barcelona ida e volta no AVE é dado.

Back