Mães que matam os filhos

CarlosL

New member
Tudo isto é difícil de entender, mas que acontece, acontece.

As razões são diversas, mas suspeito de uma, a depressão profunda, que é facilmente detectável, julgo eu.

Falo assim, porque tive conhecimento há anos de um caso na família, em que uma mãe pegou no carro com duas filhas pequenas e tentou estampar o dito para tirar a vida a todas.

Felizmente não teve ocasião de o fazer, mas que aquilo continua a ser uma família disfuncional, não restam dúvidas.

Qual a vossa opinião?

Conhecem casos semelhantes?

As razões são diversas, mas suspeito de uma, a depressão profunda, que é facilmente detectável, julgo eu.

Falo assim, porque tive conhecimento há anos de um caso na família, em que uma mãe pegou no carro com duas filhas pequenas e tentou estampar o dito para tirar a vida a todas.

Felizmente não teve ocasião de o fazer, mas que aquilo continua a ser uma família disfuncional, não restam dúvidas.

Qual a vossa opinião?

Que quem comete actos dessa indole não é uma mãe! É apenas alguém que se reproduziu...

Qual a vossa opinião?

Carlos, cada vez que assisto ou tenho conhecimento duma coisa destas nem sei bem o que dizer.

Falas numa situação que pode fazer toda a diferença, que é a possibilidade da pessoa estar a sofrer duma depressão. Julgas que o diagnóstico é fácil, mas não é tão bem assim. Em primeiro lugar essa pessoa teria que ir ao médico e muitas das vezes não vão. E mesmo quando isso acontece o diagnóstico duma depressão é complexo e difícil. E depois vem a questão da terapêutica e da aderência à mesma.

Mas mesmo assim, quantas pessoas sofrem de uma depressão e não fazem estas coisas? E quantas não sofrem e fazem-nas igualmente?

Só digo que, exceptuando as situações de patologia em que nos fogem ao controlo - e uma depressão pode muito bem ser entendida neste quadro - espero nunca chegar a um nível de desespero tão grande que me leve a um comportamento tão desviante como esse ou outros. Eu acredito que todos nós, seres humanos, somos capazes de fazer muitas coisas más, tudo depende do contexto, dos estímulos, estados emocionais e outros aspectos.

Lamento imenso toda esta situação pelas crianças, em primeiro lugar porque não têm culpa de nada e pela família.

Conheço um caso semelhante e acho que é um tema que normalmente as pessoas tendem a falar superficialmente. Não devemos julgar quem o faz, apenas devemos estar atentos para evitar que o façam. Porque no fim, quem viu sinais e não fez nada, também tem a sua parte da culpa. Além que pode acontecer a qualquer pessoa ou alguém próximo.

Ou são pessoas criminosas ou pessoas profundamente desiquilibradas. Se alguém num estado depressivo consegue fazer coisas destas...é por motivos destes que definitivamente não tenho filhos, quando nem por nós podemos por as mãos no fogo...

Quem já sofreu ou tem alguém próximo com depressão sabe o quão complicado é a doença. E muitas vezes muito mal entendida pelos que estão à volta.

Carlos, cada vez que assisto ou tenho conhecimento duma coisa destas nem sei bem o que dizer.

Falas numa situação que pode fazer toda a diferença, que é a possibilidade da pessoa estar a sofrer duma depressão. Julgas que o diagnóstico é fácil, mas não é tão bem assim. Em primeiro lugar essa pessoa teria que ir ao médico e muitas das vezes não vão. E mesmo quando isso acontece o diagnóstico duma depressão é complexo e difícil. E depois vem a questão da terapêutica e da aderência à mesma.

Mas mesmo assim, quantas pessoas sofrem de uma depressão e não fazem estas coisas? E quantas não sofrem e fazem-nas igualmente?

Só digo que, exceptuando as situações de patologia em que nos fogem ao controlo - e uma depressão pode muito bem ser entendida neste quadro - espero nunca chegar a um nível de desespero tão grande que me leve a um comportamento tão desviante como esse ou outros. Eu acredito que todos nós, seres humanos, somos capazes de fazer muitas coisas más, tudo depende do contexto, dos estímulos, estados emocionais e outros aspectos.

Lamento imenso toda esta situação pelas crianças, em primeiro lugar porque não têm culpa de nada e pela família.

O problema que eu pretendo realçar, é que toda a gente na família lhe reconhece esses sintomas, mas todos a pretendem justificar.

Aliás, a história que vos contei é um segredo muito bem guardado no seio da família. Chegou ao meu conhecimento por eu estar presente (escutei sem querer e ninguém reparou), numa conversa entre a mãe dessa pessoa e a minha mãe.

A minha mãe que é médica noutra especialidade, também assumiu uma posição de complacência perante estes factos.

E hoje ao ouvir as notícias de 2 crianças que foram mortas pela mãe, fez-me vir todo este assunto à cabeça.

Nos USA, há vários casos destes.

O que gostaria de saber, é se não há um modo de detectar e prevenir este tipo de situação?

Conheço um caso semelhante e acho que é um tema que normalmente as pessoas tendem a falar superficialmente. Não devemos julgar quem o faz, apenas devemos estar atentos para evitar que o façam. Porque no fim, quem viu sinais e não fez nada, também tem a sua parte da culpa. Além que pode acontecer a qualquer pessoa ou alguém próximo.

Precisamente.

Há muita gente com problemas psicológicos que tendem a agravar-se com a idade e com outros factores. E muitas dessas pessoas nunca chegam a receber ajuda, e o resultado está à vista.

Felizmente, todos os casos que conheço são pela televisão. Infelizmente, esses casos aconteceram mesmo e não foram ficção.

Não entendo (se é que há algo para entender) o que leva uma mãe ou um pai a fazer isso.

A primeira coisa que me vem à cabeça é porque é que não se suicidaram primeiro :sh)

(...)
O que gostaria de saber, é se não há um modo de detectar e prevenir este tipo de situação?

Possivelmente há e passará muito pela observação das pessoas que convivem com estes pais. Porque primeiro há que conseguir identificar que existe um problema. E não é fácil. Eventualmente todos nós vimos que alguém próximo de nós está a passar por um fase difícil e precisa de ajuda. Mas ou porque pensamos que aquilo passa, ou porque achamos que é um exagero, ou porque estamos demasiados ocupados com os nossos próprios problemas, seja pelo que for, olhamos mas não vemos. E não vendo nada de muito mau, não fazemos nada.

E depois de identificar e assumir que existe um problema há que estar disponível para ajudar. E aí poderão existir outros obstáculos que envolvem essencialmente a saída da nossa zona de conforto, que como sabes, é uma mantinha muito fofa e que nos inibe muitas vezes de fazer o mais correcto e preferimos fazer o que nos é mais favorável.

And last but not the least, a pessoa em questão tem que querer e/ou deixar ser ajudada.

E no final, se exisitisse uma solução simples, estes tristes acontecimentos não existiriam com esta frequência - que será sempre alta.

Uma amiga minha passou por uma depressão profunda, o que me permitiu perceber que se trata de uma doença extremamente grave que transforma completamente as pessoas.

Antes também diria que estas mães são criminosas, blá, blá, blá, Mas a realidade é que são pessoas muito doentes e precisam de muita ajuda.

PS: a minha amiga, que ponderou várias vezes o suicídio, ultrapassou o problema e é uma excelente mãe.

Carlos, bom tópico, antes de mais.

Em primeiro lugar, como disse o keiser, depressao é um diagnostico medico que envolve um quadro, um conjunto de criterios bem definidos. No entanto, vulgarizou-se o termo e agora toda a gente anda deprimida, com depressao e parece q é uma maleita geral e a justificacao de todo o tipo de agruras q se leem o jornal e ouvem na televisao.
Efetivamente, nao é.
Porque muitos de nós, muitos conhecidos e muitas destas pessoas estao desanimadas, profundamente tristes, desalentadas, sem energias, mas isso nao é necessariamente uma depressao.

Fiquei sem bateria, nao consegui terminar o post acima.
Ora eu nao sei se essas maes tinham uma depressao profunda como enfatizam os jornalistas para serem mais intensos, mas provavelmente teriam sim disturbios psiquiatricos q deveriam ter sido identificados e tratados, inclusive com internamentos e nao q pudesse andar no seu dia a dia no seio de uma familia, pelo menos numa fase aguda. Agora duvido seriamente q tenham morto os filhos por causa da dita depressao profunda!
Perguntas porquê: eu dou-te a minha opiniao. Vejamos, criancas trancadas numa casa e queimadas pq o pai se tinha separado da mae; criancas envenenadas porque a mae ia perder a custodia e teria de passar pela vergonha de as ver apenas na companhia do pai pelas situacoes de agressividade provadas em tribunal.... ninguem mata outros por estar triste ou deprimido! Estas maes mataram por raiva, por posse doentia, por vinganca pura e simples. Claro q estavam eventualmente doentes e precisavam de tratamento mas certamente fizeram o q fizeram com um proposito bem definido e nao por um acometimento de loucura inumputavel. É a minha opiniao.

Last edited:
Não precisa de ser raiva. Há casos em que as mães tentaram dar os filhos porque "seria o melhor para eles".

Nunca tive depressão mas já tive T.O.C. , ( não sei se avançado ou não ). E tinha entre outras coisas, que lavar as mãos sempre que ia à cozinha beber um copo com água, ou à minima comichão nos olhos lavar com água corrente e abundante, se ouvisse alguma coisinha em casa andar a investigar tudo ( portas, janelas ) , deixar objectos em posições pré-determinadas, enfim, esse tipo de coisas.

Isto já foi há uns anos. Depois a vida mudou para melhor e desapareceu totalmente isso. Nunca cheguei a perceber se era principio de TOC ou se era mesmo TOC a sério. O que sei é que passou sem ajuda médica, mas muitos outros factores ajudaram.

Agora, cada vez que vejo uma pessoa que parece ser obcessiva com algo ou etc, já não penso do género " este deve ser doido varrido " mas sim " vou mas é ter com ele e falar com ele....não é o único nesta situação ".

E o mais engraçado é que na altura eu tinha a perfeita noção de que as pancadas que tinha eram perfeitamente injustificadas, mas é tramado como mesmo sabendo isso, uma pessoa continuava a manter determinados rituais...enfim, o cérebro é mesmo uma coisa estranha.

Ouvi alguém, entendido na matéria, a dizer que uma depressão não faz as pessoas ficar más ou vingativas.

E a minha opinião não anda muito longe dessa ideia... É simplesmente pura crueldade. Até pelo que sei uma depressão não faz as pessoas ficarem privadas de sentimentos ou moral.

Back