MAF dos TDI

Tonux

New member
Boa tarde

Já li que a famosa MAF dos TDI é muito sensível, devido às altas temperatura que o filamento pode atingir, podendo causar a sua fusão. Li, também que não se pode ligar e dsligar o carro consecutivamente, pois isso irá causar um acréscimo na temperatura do filamento. Não sei o quanto a MAF aguenta quanto a este ponto, pois hoje, por motivos vários tive que ligar e desligar o carro 4 vezes consecutivas. Poderei ter causado algum dano à MFA? Normalmante, não tenho este hábito. O carro é um Golf V TDI de 2006, bem estimado por mim.

Obrigado.

Boa tarde

Já li que a famosa MAF dos TDI é muito sensível, devido às altas temperatura que o filamento pode atingir, podendo causar a sua fusão. Li, também que não se pode ligar e dsligar o carro consecutivamente, pois isso irá causar um acréscimo na temperatura do filamento. Não sei o quanto a MAF aguenta quanto a este ponto, pois hoje, por motivos vários tive que ligar e desligar o carro 4 vezes consecutivas. Poderei ter causado algum dano à MFA? Normalmante, não tenho este hábito. O carro é um Golf V TDI de 2006, bem estimado por mim.

Obrigado.

Depende, a MAF depois de se desligar o carro aquece para fazer a chamada limpeza pirolítica aquecendo até cerca de 1000ºC (Temperatura editada, lol) nos 1º 10 segundos acabando por arrefecer em coisa de um minuto.
Por isso, se essas 4 vezes tiveram intervalos de pelo menos 1 minuto e meio (para se ter alguma margem) acho que não vale a pena preocupares-te. Mas caso a MAF tivesse danificada de certeza que já tinhas notado alterações no comportamento do carro.[;)]

Dorme descansado! [;)][;)][:)]

Last edited:
Depende, a MAF depois de se desligar o carro aquece para fazer a chamada limpeza pirolítica aquecendo até cerca de 150ºC nos 1º 10 segundos acabando por arrefecer em coisa de um minuto.
Por isso, se essas 4 vezes tiveram intervalos de pelo menos 1 minuto e meio (para se ter alguma margem) acho que não vale a pena preocupares-te. Mas caso a MAF tivesse danificada de certeza que já tinhas notado alterações no comportamento do carro.[;)]

Dorme descansado! [;)][;)][:)]

Numa delas nem 10 s esperei. O carro foi abaixo, desliguei e liguei logo de seguida.

Quanto custa um MAF para um Passat TDi de 110 cavalos?

O Passat do meu pai não está a andar nadinha e suspeitamos que seja do MAF.

Quanto custa um MAF para um Passat TDi de 110 cavalos?

O Passat do meu pai não está a andar nadinha e suspeitamos que seja do MAF.
PIERBURG(a melhor MAF do mercado)=> 48,90€
170505.jpg

PIERBURG LUFTMASSENMESSER VAG TDI 7.22684.08.0 NEU LMM en venta en eBay.es (finaliza el 12-oct-09 09:36:05 H.Esp)

Last edited:
Obrigado pelas respostas.

Já é o segundo MAF que leva (a confirmar-se) e será bem mais barato do que da primeira vez.

Cuidado, pois ao que parece, as fichas das maf pierburg e bosch não são iguais.
O modelo Pierburg que indiquei (7.22684.08.0) é de substituição das MAF Bosch, ou seja, basta retirar o sensor actual(Bosch??) e colocar o 7.22684.08.0 [;)]

http://www.air-mass-meter.com/2008/...di-engines-pierburg-air-mass-meter-722684080/

http://www.ms-motor-service.com/ximages/pg_si_0077_en_web.pdf

As MAF Pierburg têm demonstrado ser muito mais fiáveis que as Bosch apr:)

P.S: atenção às compras na net, há muita MAF à venda, Made in China, com marca Bosch e Pierburg, portanto cuidado!!

Last edited:
À volta de 100€ já deverás conseguir (valor para uma da concorrência).

Last edited:
esqueceste-te de acabar a frase: "...são (quase) eternos a ganhar velocidade" [:D][;)]

amigo, devagar se vai ao longe... ainda não tive o "prazer" de possuir um turbo-diesel e assim ainda não tive problemas com o turbo, logo ainda não tive quase nenhum problema com os diesel atmosféricos... percebe a lógica, não percebe... é como as amígdalas, se não estiverem lá também não causam febre...[:D]

Back