MAF. Vai comprar outra.

Oi. Já nem lembrava deste post.

Se a memória não me falha o que não é de fiar, pois este post tem dois meses e já se me tinha varrido por completo[:D], creio que o tirei de um forum da Ford que por sua vez parece que já tinha vindo de um da Toyota. Portanto, se vais à procura do original, boa sorte e muita paciência[:D][:D].

...Entretanto se calhar dou uma limpeza no sensor com algodão e álcool então... :)

Bem.. operação efectuada esta manhã.

A lâmina ficou logo mais limpa, bem como o "bolbo" terminal.
O algodão não ficou muito sujo, mas sem dúvida que limpou parte do que lá estava agarrado...
Ainda não andei com a carrinha, mas assim que andar vou ver se melhorou alguma coisa...

E pronto, melhorou alguma coisa o comportamento do motor em baixa rotação, é um facto.
Está menos "hesitante", pelo que foi bom ter limpo o sensor.
Ainda assim, irei efectuar uma limpeza á injecção,e ver se dá para juntar a isso a limpeza da EGR.

2013-05-18 13.01.24.jpg

ANTES
img5765dy.jpg

DEPOIS

2013-05-18 13.06.22.jpg

E pronto, limpeza de injecção e EGR feitas, numa Feuvert.
A conta ficou-se pelos 71€.

O resultado, e cerca de 500km depois, é satisfatório, pois o "engasgo" praticamente desapareceu, mantendo-se no entanto por vezes uma espécie de hiato entre carregar no acelerador e a acção do motor... claro que se for pé a fundo, responde bem :)

Fiquei foi com a sensação de que o barulho de funcionamento do motor aumentou !?!
Será alguma coisa relacionada com isto?:
Confirmo. No meu caso, o motor engasgava-se em baixas e fazia por vezes um barulho típico de "knocking" (auto detonação). Depois de limpar a MAF (com muito cuidado) nunca mais teve os mesmos sintomas...

Quando estiver em casa vou calibrar os injectores (há um DIY para a MAzda 5) a ver se não terá a ver com isso...

Bem, nunca fiz update a isto, mas na altura fiz a calibração dos injectores em casa (DIY) e resolveu!! :)
O funcionamento ficou bem mais regular.

Mas volto agora à carga, porque fiz a intervenção de substituição de anilhas de injectores na Mazda, e, de novo, veio o maior barulho de funcionamento, maior consumo, e mais engasgos em baixas rotações...
Portanto, aqueles mecânicos da Mazda, não me devem ter feito a calibração dos injectores, apesar de ter pago bem a intervenção nos mesmos!!
Vou lá passar de novo na oficina, para me verem da calibragem... se não, volto a fazer em casa.

Back