Magnifico Test Drive ao Focus 1.6tdci 109cv

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Andei num 1.6d... mas do volvo.... é o mesmo não é?

O motor era muito engraçado, especialmente para um 1.6... mas... não gostei de uma coisa... o motor ao acelarar em primeira... ou seja, ponto de embraiagem e andar... parecia que tinha uma fase que o carro ia abaixo... parecia que o motor se desligava...

Com este acontece o mesmo?

Sim é normal. Sente-se um pouco isso... mas se experimentares um Astra 1.3 CDTi é que vais ver essa sensação mas a uma escala verdadeiramente "dramática".

citação:Originalmente colocada por Vrumm

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Andei num 1.6d... mas do volvo.... é o mesmo não é?

O motor era muito engraçado, especialmente para um 1.6... mas... não gostei de uma coisa... o motor ao acelarar em primeira... ou seja, ponto de embraiagem e andar... parecia que tinha uma fase que o carro ia abaixo... parecia que o motor se desligava...

Com este acontece o mesmo?

Sim é normal. Sente-se um pouco isso... mas se experimentares um Astra 1.3 CDTi é que vais ver essa sensação mas a uma escala verdadeiramente "dramática".

O 1.3CDTI no Astra fica deveras mal. Tive oportunidade de experimentar, bem, desilusão total. E que com alguns pontos de embraiagem, e la se vai ela. O carro tem um corportamento bastante mau, em baixas rotações.

Entrou mais um candidato ao título: O seat Leon, igualmente com o 1.9 Tdi 105cv.

Hj vi um a passar e despertou-me a atenção e na proxima semana já vou fazer uma visita à Seat. Este Leon está ao nível das propostas que ando a ver, tipo Focus, Golf, Mazda 3?

Cumps

Amigo EnginE, tenho uma Focus Cmax com o motor de 109cv, apliquei-lhe uma box que optimiza o funcionamento da bomba injectora e o motor passou a debitar 140Cvs.
Consumos?
Com 80% de AE a 130/140 e os restantes 20% em cidade, faz médias de 5.4 / 5.6.
Em cidade, as médias andam pelos 7.6.
Mesmo sem box, pelo que sei, esse motor proporciona prestações excelentes.
Se a sua opção for por este motor, penso que se equacionar comprar um carro de serviço, poderá fazer bom negócio.
Quanto ao Mazda3, penso que o motor deve ter as prestações do Focus, no entanto não há como experimentar.
Felicidades para a escolha.

citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

E um Volvo S40 1.6d, não é uma boa opção?

Eu considero uma boa opção e perfeitamente viável, gostava.

Mas não pode ser, porque a minha cara metade não gosta nada desse carro..

Creio que as opções já estão definidas: Golf, Focus, Leon ou Mazda 3.

Qual será o melhor?

Ps: Por mim seria o Série 1, mas o preço [8]

Considerando por exemplo o Golf V e o Ford focus, qual será superior em qualidade de interiores e em comportamento/dinámica?

Será o Ford superior ao Golf, ou Golf continua neste capitulo a ser a referência do segmento C não premium?

O Golf em relação a dinamica não era a referencia. No Golf V veio a publicidade da suspensão traseira independente como um grande trunfo, coisa que o Focus I já tinha e que o fazia a referencia em termos dinamicos. A plataforma do Focus foi melhorada e é superior à do Golf.

O Golf era referencia em termos de conjunto (motor/chassis/interior/qualidade de construção).
Mas isso, na minha opinião, acabou com o Golf IV.

citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

O Golf era referencia em termos de conjunto (motor/chassis/interior/qualidade de construção).

Como é que é [?] Onde é que o Golf foi alguma vez referência a nível de chassis [?]

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

Como é que é [?] Onde é que o Golf foi alguma vez referência a nível de chassis [?]

Lê lá bem. No conjunto de tudo era uma referencia. Uma referencia não tem que ser obrigatoriamente a melhor em tudo, mas sim a melhor no conjunto.

O Golf sempre foi mau a nível de comportamento, sempre atrás dos melhores, não me lixem...

E foi preciso a última geração para se situar entre os melhores e ainda assim teve de recorrer a tecnologia bem mais cara que a maioria dos concorrentes...

Se fez uns arranques e puxou umas 1ªs, 2ªs e 3ªs não é muito.

Eu tenho um Mazda 3 com aquele motor. Tive que ir a uma intervista a Lisboa e nos 500km que fiz, dos quais 450km foram em AE em velocidades entre os 150e os 180km/h (3000 a 3500rpm), a média que ficou no computador de bordo foi de 6,2. Tendo em conta que acho que o CB dá menos 0,5l a média foi de 6,7l/100km, o que acho muito bom tendo em conta as velocidades a que andei.

citação:Originalmente colocada por EnginE

Considerando por exemplo o Golf V e o Ford focus, qual será superior em qualidade de interiores e em comportamento/dinámica?

Será o Ford superior ao Golf, ou Golf continua neste capitulo a ser a referência do segmento C não premium?

O Golf e o Focus são carros bastante homgéneos, no entanto o preço do Focus será sempre mais baixo que o preço do Golf.

citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! [:p] E ainda sobram (muitos) dedos... :D

citação:Originalmente colocada por blindness2005

citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! [:p] E ainda sobram (muitos) dedos... :D

Eu concordo com a afirmação original, é possível andar a 40km/h em 5ª e com motores pouco potentes. Provavelmente motores muito potentes têm o efeito contrário, com relações mais longas e onde circular em 5ª a 40km/h pode levar o motor muito abaixo das 1000rpm.
Obviamente nenhum motor (excepto eléctricos) responde bem quando roda às 1000rpm, mas em muitas situações tal não é preciso. Nos modernos tubo Diesel (ainda pior nos de baixa cilindrada) o problema é de facto mais acentuado, primeiro porque as caixas são mais longas (e não é defeito até pode ser uma vantagem) e porque de facto os motores são completamente vazios de força (para além de muitos terem uma grande tendência para os "soluços").

Voltar
Superior