maior eclipse solar em Portugal

Aquela do "E se alguém não tiver óculos? Vamos todos ficar cegos?" é venenosa :sneaky:

isto é como as vacinas.... quem quiser acredita na ciência, quem quiser não acredita.

até ajuda na selecção natural.

Além disso, se te apanham na rua sem óculos multam-te, para não ficarmos todos cegos :cool:

É só parva é a marketinguização orquestrada à volta disto com a forte conivência da histérica CS, mas como ocorre em plena silly season, talvez ajude a explicar isto.

Só sei dizer que muita, muita gente vai apanhar uma enorme desilusão. ;)

É só parva é a marketinguização orquestrada à volta disto com a forte conivência da histérica CS, mas como ocorre em plena silly season, talvez ajude a explicar isto.

é um evento engraçado, mas de espectacular não tem muito. Já presenciei um quando era criança (em outro país), e daquilo que me recordo, ficou tudo escuro e pouco mais :LOL:

concordo que vai haver muita gente desiludida, principalmente pelo facto do processo ser lento e não ter um "climax" bem definido.

E não vai ser nada de "trevas" e nem sequer por um período prolongado como muitos devem estar à espera. Também houve um ali por volta de 1984 e outro em 1999. Notou-se um pouco de sombra como quando uma nuvem grande passa à frente do sol num dia de céu limpo, mas pouco mais que isso.

sim, vai ser uma grande desilusão, mas as autoridades de saúde têm de avisar o público sobre os perigos de olhar para o sol durante o eclipse.

e depois a iniciativa privada tem de providenciar maneiras de olhar para o sol durante o eclipse em segurança, porque isto é entretenimento e não tem de ser subsidiado pelo Estado.

e depois quem não quiser ver o eclipse não vê, quem quiser ver em segurança compra os óculos, e quem quiser arriscar lesões oculares que veja sem os óculos que é para o lado que durmo melhor.

E não vai ser nada de "trevas" e nem sequer por um período prolongado como muitos devem estar à espera. Também houve um ali por volta de 1984 e outro em 1999. Notou-se um pouco de sombra como quando uma nuvem grande passa à frente do sol num dia de céu limpo, mas pouco mais que isso.
O de 1999 foi parcial, e o de 1984 idem. Falando em 1984, acho que é esse que o meu pai tirou fotos com a mascara de soldar. Agora, com quase 100% de obscuridade, vai ser giro de assistir. Já o de 2005 foi.

isto é como as vacinas.... quem quiser acredita na ciência, quem quiser não acredita.

até ajuda na selecção natural.

v8C5mqT.jpeg

Yep, sem dúvida, excepto os que vão ter a sorte de assistir à totalidade.

Não sei o que se passa na cabeça das pessoas, acho que está tudo parvo.

Ontem, um gajo que conheço desde miúdo andamos na primária de fonte grossa, diz-me que vai ver o eclipse pelos binóculos, quando lhe perguntei se tinha filtros para os binóculos, responde que tinha os óculos da farmácia.

Eu disse-lhe que isso era bom para queimar os óculos e a vista, depois tive que lhe explicar o que acontece quando usamos uma lente apontada para o Sol. Parecia que lhe estava a dar uma grande novidade e quase que dava para ver uma luz a acender naquela cabeça.

Não sei o que se passa na cabeça das pessoas, acho que está tudo parvo.

Ontem, um gajo que conheço desde miúdo andamos na primária de fonte grossa, diz-me que vai ver o eclipse pelos binóculos, quando lhe perguntei se tinha filtros para os binóculos, responde que tinha os óculos da farmácia.

Eu disse-lhe que isso era bom para queimar os óculos e a vista, depois tive que lhe explicar o que acontece quando usamos uma lente apontada para o Sol. Parecia que lhe estava a dar uma grande novidade e quase que dava para ver uma luz a acender naquela cabeça.

atão mas o gajo da primária também está na alemanha?

o mundo é mesmo pequeno.

A questão da escuridão a mim não aquece nem arrefece.

Para mim, o mais interessante vai ser ver o sol parcialmente coberto.

A questão da escuridão a mim não aquece nem arrefece.

Para mim, o mais interessante vai ser ver o sol parcialmente coberto.
Eu acho que a experiência com os óculos vai ser sofrível, pois basta olhar para sol com eles num dia normal e imaginar como será ele a ser tapado aos poucos pela lua.

Acho que será mais interessante ter a noção da luminosidade decrescente na área envolvente, o problema é que essa "pouca luminosidade" não vai ser atingida na maior parte dos locais.

Last edited:
Back